Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Clínica De Recuperação Masculina

Clínica de recuperação masculina

Tanto a dependência química quanto a dependência do álcool causam diversos problemas de saúde, e essas dependências, infelizmente, afetam mais homens do que mulheres, por isso, existe a clínica de recuperação masculina.

É claro que as dependências alcoólicas e químicas afetam ambos os sexos, existem muitos casos de dependência feminina, mas dados estatísticos apontam esse problema, principalmente para os homens.

Sendo assim, a clínica de recuperação masculina é especializada para tratar de homens que sofrem com esses problemas e promover a melhor recuperação, visando sua saúde e a de sua família também.

Veja neste artigo, tudo sobre a clínica de recuperação masculina e como ela pode te ajudar a solucionar o seu problema.

Por que procurar uma clínica de recuperação masculina?

Sabemos que ser dependente químico e dependente alcoólico pode provocar muitas mudanças, tanto na saúde, quanto nas relações sociais, principalmente com a família.

A dependência, também podendo ser chamada de vício, deixa o indivíduo completamente sem controle de suas ações, podendo causar problemas e desequilíbrios em seu círculo familiar.

Muitas vezes, a pessoa que é dependente diz que não precisa de ajuda, que consegue deixar o vício sozinha, mas isso não é possível, porque a dependência, tanto de álcool quanto química, comanda as vontades da pessoa.

Por isso é importante procurar uma clínica de recuperação, e no caso dos homens, a clínica de recuperação masculina.

A dependência química no homem

Como já vimos, os homens, segundo várias pesquisas, são os mais afetados em relação as dependências, principalmente, as dependências alcoólicas.

Uma das explicações para isso, está no reflexo da sociedade, onde os homens tendem a consumir álcool e drogas muito mais cedo do que as mulheres.

Isso, porque culturalmente, as mulheres são ensinadas a não beber para que não manche sua imagem, e para o homem, é permitido o uso do álcool desde muito cedo, tornando-os a maioria vítimas do alcoolismo.

Ainda segundo pesquisas, qualquer pessoa que faça uso de substâncias químicas (lícitas ou ilícitas) pode se viciar, porém, os homens estão incluídos no maior grupo de risco, principalmente homens maiores de 25 anos.

Pensando nesse maior grupo de risco, a clínica de recuperação masculina é própria principalmente para tratar das necessidades do homem, que podem ser bem diferentes de uma mulher.

Efeitos da dependência química e do alcoolismo nos homens

É claro que as dependências químicas e o alcoolismo têm efeitos tanto em homens quanto em mulheres. Porém, algumas complicações específicas podem afetar a saúde d0 homem.

Esteroides anabólicos são um dos melhores exemplos. Homens, segundo alguns estudos, são os que mais usam anabólicos para ganharem massa muscular, principalmente homens que praticam a musculação.

O uso de drogas ou bebidas alcoólicas junto ao uso de esteroides, pode causar complicações como impotência sexual, além da infertilidade.

Além disso, o alcoolismo também pode causar algumas complicações, como o aumento da probabilidade de adquirir ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

A clínica de recuperação masculina é especializada para lidar com problemas como esses, sendo uma das opções mais adequadas para homens com dependências químicas.

Sintomas de dependência química

Em alguns casos, pode ser um pouco mais complicado identificar os sintomas da dependência química, porque cada organismo possui um tipo de resposta ao uso de substâncias químicas.

Veja aqui abaixo, alguns dos principais sintomas para que você reconheça com mais facilidade se você está se tornando dependente, ou conhece alguém com essas características:

  • Desejo incontrolável por uma certa substância química (drogas ou bebidas).
  • Falta de controle em relação a quantidade da substância que consome.
  • Presença constante dos sintomas de abstinência.
  • Persistência no uso da substância mesmo sabendo dos males que ela causa.
  • Mudanças bruscas de comportamento (para pior), como começar a se tornar agressivo, por exemplo.

Além disso, a pessoa que é dependente sente a necessidade de consumir cada vez mais doses mais altas da substância, porque a dose anterior, que era menor, já não tem mais o efeito desejado, já que a pessoa se torna resistente.

A perda de hábitos saudáveis também é visível, principalmente quando a pessoa era acostumada a praticar alguma atividade física e a comer alimentos saudáveis.  Na dependência, ela para de ter esses hábitos.

Dependência química tem cura?

A dependência química é considera uma doença crônica, assim como a hipertensão (pressão alta) e a diabete, portanto, ela não tem cura, porém, ela pode sim ser controlada com o tratamento e os cuidados adequados.

A clínica de recuperação masculina atua justamente para promover o tratamento adequado para cada paciente, visando suprir as necessidades de cada um individualmente, de acordo com cada problema apresentado.

A internação em uma clínica de recuperação é apenas o início do tratamento, e a pessoa sai de lá apta para continuar vivendo sua vida normalmente, porém, o tratamento é para a vida toda.

Grupos de terapia ou terapia individual, assim como o afastamento das substâncias químicas que o indivíduo consumia anteriormente, faz parte do tratamento.

Como já vimos, a dependência química não tem cura, sendo assim, qualquer contato com essas substâncias pode causar de novo os sintomas da doença, por isso é tão importante aderir o tratamento da forma correta.

Como é o tratamento na clínica de recuperação?

Uma das maiores dúvidas de pessoas que são dependentes ou conhecem alguém que tenha dependência química, é sobre o tratamento.

Na clínica de recuperação masculina, o homem recebe tratamento de acordo com seu diagnóstico, respeitando suas necessidades individuais.

O principal ponto do tratamento, é fazer com o que a pessoa entenda que ela pode sim viver sem a substância que lhe causou o vício, restaurando assim sua autoestima e sua capacidade de viver em sociedade novamente.

Os profissionais que atuam na clínica de recuperação masculina, trabalham para que o paciente tenha total recuperação, principalmente resgatando sua saúde psíquica e emocional.

Conclusão

Neste artigo, vimos que os homens são os mais afetados pelos efeitos das dependências químicas, sendo assim, existe a opção de clínica de recuperação masculina, que atende diretamente suas necessidades.

Não deixe de procurar pela ajuda e tratamento adequado caso você identifique ou conhece alguém que seja dependente químico!