O álcool, apesar de ser uma droga lícita, pode causar muitos males, inclusive a dependência. Dependendo do caso, até mais do que drogas ilícitas. Por essa razão a reabilitação do alcoolismo é tão importante.
O alcoolismo é uma doença que afeta 10% da população mundial, de acordo com um levantamento feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Além de ser uma doença, definido como transtorno mental e comportamental devido ao uso de álcool CID 10, F 10, o alcoolismo também é um problema social.
Pessoas que são dominadas pelo alcoolismo têm suas vidas prejudicadas não apenas no âmbito da saúde física, mas também profissional, social e psicológico. Seu rendimento no trabalho diminui, a capacidade de raciocínio também.
Isso prejudica o aprendizado no geral. Algo que, para quem é estudante, possui um peso muito grande.
Essa queda de rendimento no trabalho faz com que o alcoolista falte cada vez mais até chegar ao ponto de ser demitido. No caso dos estudos, acaba por abandoná-los.
E se o indivíduo não possui ninguém que possa ajudá-lo, sem ter um trabalho para se sustentar, pode passar necessidades como má alimentação que acarretará outros problemas de saúde.
Se viver em uma residência alugada, pode ser despejado e tornar-se um morador de rua, que pode levá-lo à uma situação ainda pior que seria cometer crimes como furtos, assaltos e tráfico de drogas.
Falando em drogas, o alcoolista também pode começar a consumir outros tipos de substâncias ilícitas e complicar ainda mais sua situação.
Um problema vai levando ao outro. É por isso que a reabilitação do alcoolismo deve ser levada a sério e colocada em prático o mais rápido possível na vida do dependente.
O alcoolismo, além de prejudicar a pessoa que é dependente da substância, também prejudica, e muito, a família.
Um exemplo clássico é a esposa que sofre com o marido alcoólatra. Como o alcoolismo é um transtorno mental, ele pode mexer com o comportamento da pessoa, podendo a tornar agressiva.
Então, o marido pode agredir a esposa. Física e verbalmente. Quando o casal tem filhos, estes sofrem tanto ou até mais que a esposa.
Na melhor das hipóteses, quando o alcoolista não é agressivo, a família sofre em vê-lo ser destruído pela dependência.
A reabilitação do alcoolismo deve ser feita o quanto antes para que todos esses males citados sejam evitados ou interrompidos, fazendo com que todos tenham uma vida mais feliz e saudável. Tanto o alcoolista, quanto seus familiares.