As atividades recreativas realizadas na clínica de reabilitação têm um papel muito importante na recuperação do dependente químico e alcoólico.
Dependência química e alcoólica são doenças complexas que exigem um tratamento completo. Ou seja, não são doenças simples que são curadas apenas tomando um remédio ou remédios específicos.
A propósito, são doenças crônicas. O que significa que não possuem uma cura definida, assim como diabetes e hipertensão (pressão alta), doenças crônicas mais conhecidas popularmente.
Mas apesar de não possuírem cura, a dependência química e alcoolismo possuem tratamento adequado. E as atividades recreativas fazem parte deste tratamento.
Entre essas atividades recreativas podem citar algumas como a prática de esportes que além de ajudarem na saúde física também trabalham o lado psicológico e social que também são abalados pela dependência química.
A prática de esportes estimula a serotonina e dopamina, neurotransmissores no cérebro responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer, auxiliando na saúde mental de quem as pratica.
O lado social é trabalhado no esporte coletivo. Um dependente químico ou alcoólico tem sua vida social abalada pois o abuso de drogas ou álcool faz com que se afaste da sociedade.
Seja por preconceito por parte da sociedade, por vergonha por parte do dependente. Ou até mesmo a incapacidade física ou psicológica de estar envolto com as pessoas em geral como colegas de trabalho ou de estudos.
[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Mais exemplos de atividades recreativas” font_container=”tag:h2|font_size:36px|text_align:left|color:%232d2d2d|line_height:40px” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”none” css=”.vc_custom_1583766163112{margin-top: 36px !important;margin-bottom: 0px !important;padding-top: 0px !important;padding-bottom: 0px !important;}”][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]
Além da prática de esportes, a clínica de recuperação também conta com outros tipos de atividades recreativas.
Os pacientes também podem participar de brincadeiras ou dinâmicas que irão estimular sua autoestima, autonomia e autocontrole, ambos afetados pela dependência.
Outra atividade recreativa que ajuda na saúde mental e física e a musicoterapia. Como seu nome sugere, trata-se de atividades envolvendo música e instrumentos musicais que estimulam o relaxamento, auxiliam na expressão e integração de pensamentos e melhoram a comunicação.
Ainda falando de artes, a dança também é utilizada nas atividades recreativas e une o poder terapêutico da música com atividades físicas auxiliando o paciente a ter uma melhor saúde mental e física também.