Tratamento Familiar

Tratamento Familiar

O tratamento familiar também é muito importante na recuperação do dependente químico ou alcoólico. Além da família ser essencial para ajudar o paciente na reabilitação, principalmente no pós-tratamento, muitas vezes ela é afetada de tal forma que também tem sua saúde comprometida.

As famílias dos dependentes químicos ou alcoólatras são afetadas pela codependência. A codependência, como seu próprio nome sugere, é alguém ser dependente do dependente.

Por exemplo, uma esposa que tem um marido alcoólatra pode se tornar codependente sentindo-se culpada pela doença de seu cônjuge. Ou sentir-se impotente por não conseguir ajudar. Esses sentimentos de culpa e de impotência podem afetar sua saúde emocional e consequentemente a saúde física também.

Outro exemplo que podemos citar é de uma mãe que sofre ao ver o filho ou filha sendo literalmente destruído pelas drogas. Ou então os filhos que são afetados pelo pai ou mãe alcoólatra.

Todos esses exemplos podem fazer parte do tratamento familiar do Grupo Braços Abertos. O tratamento consiste em sessões com profissionais da psicologia que irão identificar qual a situação de cada membro da família. O que exatamente aflige cada membro.

Após compreender o que acontece com o membro da família, o profissional irá planejar quais são os próximos passos para ajudar este membro específico e a família como um todo.

Tratamento familiar: todos saem ganhando

Entendemos que não adianta apenas tratar o dependente químico ou alcoólico se sua família não estiver bem ou não souber ajudá-lo. A luta contra a dependência química não é fácil e todos precisam unir-se para que essa luta possa ser vencida.

É como comparar a família do dependente com um time de futebol. Digamos que o dependente seja o jogador principal, o que marca gols e ele está lesionado. E então é tratado, se recupera e volta a jogar com o time. Mas se os demais jogadores não estiverem bem, ele não pode ganhar os jogos sozinhos, por melhor que esteja.

Todos precisam estar saudáveis dispostos e bem treinados para ajudar o artilheiro do time a marcar gols e vencer.

Portanto a família precisa saber ajudar o dependente químico, principalmente quando volta para casa, pois o pós tratamento é tão importante quanto o tratamento na clínica de recuperação.

Afinal, ao voltar para casa o paciente está exposto novamente a situações que podem fazer com que tenha uma recaída caso não esteja bem preparado e fortalecido pela família.

E para que a família ajude e fortaleça o dependente, também precisa estar fortalecida emocionalmente. Por isso o Grupo Braços Abertos trabalha com o tratamento familiar e entende que faz parte da recuperação humana do paciente.

Informações de Contato

  • WhatsApp (11) 93744-7594

Entre em Contato

[]
1 Step 1
Nome Completo
Telefone
WhatsApp
Mensagemmore details
0 /
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Atendimento

Segunda - Sexta 24 horas
Sábado 24 horas
Domingo 24 horas
Feriados 24 horas

Curta no Facebook

Blog e Notícias