A reabilitação para usuários de álcool é muitas vezes a única maneira que uma pessoa tem para livrar-se da dependência que o consumo exagerado da bebida causa.
Existem centros de reabilitação em todo o país que oferecem programas individualizados para tratar o alcoolismo, independentemente de quanto tempo a doença está presente. O Grupo Braços Abertos é um deles.
Os programas de tratamento contra o alcoolismo levam muitos fatores em consideração. Alguns deles são a idade e o gênero da pessoa, além da extensão do período de consumo do álcool.
Muitos centros de reabilitação para usuários de álcool também oferecem várias opções de cuidados pós-tratamento e recomendações para ajudar os clientes a manterem-se a sóbrios. A terapia em grupo é um exemplo.
Nem sempre a reabilitação para usuários de álcool consiste em uma internação, onde o paciente fica em uma clínica até que esteja recuperado, e daí sim possa voltar para casa e para sua rotina.
Antes de mais nada, uma triagem envolvendo exames médicos e uma entrevista com o paciente deve ser feita. Só então o médico responsável irá decidir qual o tratamento mais recomendado para o paciente.
Veja logo a seguir quais são os tipos de tratamentos que envolvem a reabilitação para usuários de álcool.
Tipos de reabilitação para usuários de álcool
- Desintoxicação médica – Este geralmente é o primeiro passo na maioria dos programas de tratamento contra o alcoolismo. Durante esta fase, o corpo deve se livrar de toxinas que foram deixadas pelo o álcool. Este programa é supervisionado por uma equipe médica que aborda os perigos e sintomas da abstinência associados à desintoxicação. É por isso que muitas pessoas não conseguem parar de consumir álcool sozinhas. Por que os sintomas da abstinência acabam fazendo com que o paciente volte a beber.
- Tratamento hospitalar – Também conhecido como tratamento residencial, o tratamento de internação exige que o paciente viva em um centro de reabilitação para usuários de álcool enquanto participa de um programa de recuperação. Neste programa o paciente não apenas ficará livre do álcool fisicamente. Mas também reaprenderá a viver sem depender da substância. Reaprenderá a ter uma vida saudável através de atividades recreativas realizadas no centro de reabilitação.
- Programa de Hospitalização Parcial – Este programa é para pessoas que concluíram o tratamento residencial e estão prontos para a transição para a próxima etapa da assistência.
- Tratamento Intensivo Ambulatorial – Também conhecido como PIO, este nível de atenção é para pacientes que querem a flexibilidade do atendimento ambulatorial, mas devem continuar a se submeter ao tratamento durante todo o dia durante a semana.
- Tratamento Ambulatorial – Também conhecido como OP, os programas ambulatoriais oferecem uma opção mais independente para o tratamento de reabilitação para usuários de álcool. Em vez de viver em uma clínica de recuperação, os clientes moram em casa. Eles podem continuar a trabalhar e seguir suas vidas normalmente, pois as sessões de tratamento com álcool podem ser agendadas de acordo com as necessidades de cada indivíduo.