Quanto custa uma internação em clínica de recuperação
Para tratar de usuários de drogas crônicos é necessário a internação, mas saiba quanto custa uma internação em clínica de recuperação para dependentes químicos com a nossa plataforma de modo a compreender os valores e custos da instituição.
Atualmente no Brasil, ainda mais no período pós pandêmico, contamos com diversos problemas na área da saúde mental. Nunca se tinha visto tantas pessoas com processo de ansiedade, depressão, distimia e dependência química em comparação com os últimos anos.
A pandemia veio para sobrecarregar a área da saúde, travar a economia e levar milhões às drogas. Como tudo nessa vida tem um preço, uma hora a conta chega, seja para o usuário, família ou sociedade como um todo.
Além do mais, o problema envolvendo as drogas não é apenas a deterioração psíquica e física do indivíduo. As drogas atraem um conjunto de problemas como a violência, tráfico, roubos, assassinatos, assaltos, e aumento no número de DSTs como HIV, sífilis e hepatite.
Posto isso, as clínicas de recuperação para pacientes dependentes químicos são alternativas seguras para realizar o recurso terapêutico que distancia o usuário das drogas e conjuntamente transforma sua vida. Contudo, quanto custa uma internação em clínica de recuperação? Porque os valores nem sempre são acessíveis?
O que faz o custo de internação ser elevado?
Primeiramente precisa-se pensar quanto custa manter o usuário em casa usando. Os recursos que são direcionados para a droga para manter a ativa podem ser investidos em recuperação. Além do mais, quanto mais se posterga o procedimento de internação, maiores serão os problemas colhidos no futuro e mais difícil é a reabilitação do paciente.
As clínicas de recuperação contam com profissionais qualificados e especializados. Cada um com sua especialização e formação, fazem com que o projeto de recurso terapêutico individual e em grupo dos alojados aconteça. Além do mais, o indivíduo ficará um prazo determinado dentro da instituição, o que faz com que os gastos com a estadia devam ser cobertos pelo valor da parcela.
-
Porquê é necessário ter todos esses profissionais?
O quanto custa uma internação em uma clínica de recuperação depende da quantidade de profissionais de suporte ao recurso terapêutico e as atividades. Contudo, existe um conjunto padrão que todas as comunidades terapêuticas devem ter como por exemplo: psiquiatra, psicólogo, equipe de enfermagem, equipe administrativa, assistência social, nutricionista e monitores. (Fonte: Febract)
-
Quem são os profissionais que fazem com que o custo seja significativo?
Os profissionais que mais elevam os custos da unidade são os médicos conveniados e os psicólogos. Isso em termos de tratamento básico, já que, quanto mais atividades maior a gama de profissionais envolvidos e deste modo o repasse do valor da internação será elevado.
-
Qual é o custo de internação na unidade do Grupo Braços Abertos?
O Grupo Braços Abertos conta com uma infinidade de instituições conveniadas, com unidades mais simples com valor individual de no mínimo R$1200,00 mensal, até unidades com custo de R$4500,00 por mês. Como citado anteriormente, a quantidade de atividades exige uma gama de profissionais, assim o valor da internação se eleva.
Quanto custa para o usuário a internação em uma de nossas unidades?
O custo da internação para o usuário está totalmente relacionado à qualidade de vida. Viver um ciclo de uso e abuso de drogas de modo a perder o controle e manter a compulsão e obsessão pela substância é algo insustentável. A conta da saúde mental é alta e as clínicas de recuperação do Grupo Braços Abertos além de preço acessível de internação, tratam do usuário com um projeto humanitário, dinâmico e único.
Quando devo internar um familiar adicto em uma clínica?
Antes de avaliar o quanto custa uma internação em clínica de recuperação deve-se avaliar quando é a hora de realizar a internação do paciente adicto. Primeiramente é preciso avaliar a pessoa e levá-la à um médico e posteriormente verificar se há ou não carta de internação.
Algumas pessoas conseguem realizar o tratamento para a dependência química em casa, outras já necessitam do recurso terapêutico de imediato. Assim, com o laudo médico é possível avaliar se há a necessidade imediata de recurso assistido 24 horas em uma das unidades.
-
Laudo médico para internação, o que devo fazer?
Se o laudo médico for positivo para a internação do paciente, é só entrar em contato com um de nossos agentes pelo próprio portal do Grupo Braços Abertos para que direcionemos o paciente para a unidade mais próxima ou que atenda às suas necessidades.
-
Moro longe da instituição, como visitar paciente internado?
Se o paciente tiver a necessidade de um cuidado especial para alguma comorbidade identificada, é preciso que a família, já no ato da internação, agende as visitas com a assistente social. Além do mais, mesmo distante, ainda é possível acompanhar a terapia através das ligações e orientações dos profissionais das clínicas de reabilitação.
Quanto custa o médico conveniado com a instituição?
Normalmente, é comum que o paciente faça visitas frequentes com o médico psiquiatra conveniado à instituição. Assim os valores e o custo desse médico serão repassados para a família. Como cada caso é um caso, o médico pode ser solicitado de modo agendado ou emergencial.
Alguns pacientes além de dependentes possuem comorbidades como a esquizofrenia, podem realizar o acompanhamento periódico a cada 30 ou 15 dias. Contudo antes da consulta ser realizada a assistente social entra em contato com a família e avisa os valores. Estes podem ser pagos via PIX, ou boletos emitidos pela casa para os responsáveis.
Por fim, quanto custa uma internação em uma clínica de recuperação é algo que depende da dinâmica do tratamento. Quanto mais assistência necessária para com o paciente, maior o conjunto de atividades e disponibilidade de profissionais, mais elevado será o custo do tratamento.
Todavia, livrar-se das drogas é algo que não tem preço. Viver uma vida limpa e aprender as técnicas para lidar com vício para ter qualidade de vida, é um investimento que os usuários de drogas demandam.