Teste do Bafômetro: Quanto tempo o álcool permanece no corpo?
Uma matéria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, publicada há 7 anos apresenta que a lei seca tem como objetivo proibir que pessoas dirijam sob influência de álcool ou substâncias psicoativas, ficando o condutor sujeito à pena de multa e suspensão da habilitação, assim o teste do bafômetro: quanto tempo o álcool permanece no corpo é algo que você deve saber antes de beber e dirigir.
Com a indústria das bebidas alcoólicas aquecida há um tempo e com o clima tropical favorecendo o consumo de álcool no país, o Brasil tem um enorme potencial para ser uma das nações que mais comercializa e consome álcool no mundo. Com as quedas na comercialização do tabaco graças às campanhas anti tabagismo desde (2009), o percentual de pessoas que começaram a beber aumentou consideravelmente.
A prática do binge drinking ou beber pesado aumentou, apesar das políticas públicas sobre o álcool e direção terem favorecido a queda no número de mortes por acidentes de trânsito ao longo dos anos. Assim, o beber pesado cresceu abruptamente. Em torno de 31,6% dos adolescentes de faixa etária de 14 a 18 anos nas capitais e 20,9% do interior têm o costume deste exercício. Ou seja, o consumo de álcool está voltando a aumentar de forma a gerar problemas de saúde pública na base da pirâmide etária.
Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde, nos relatórios apresentados em 2011, classificaram o Brasil como o 61° país no ranking mundial dos consumidores do álcool. Em torno de 52% da população brasileira consome bebidas alcoólicas com regularidade, sendo 65% homens e 41% mulheres. (Fonte: Almanaque das Drogas – Tarso Araújo)
A taxa de dependência do álcool também varia, contudo, por se tratar de uma droga lícita, é comum que os usuários comecem a beber esporadicamente e ao longo dos anos, tornam-se dependentes. Concomitantemente, quando instalada a dependência alcoólica, é comum que essa categoria de indivíduos sofra com os prejuízos em decorrência do beber regular e alto. Doenças como câncer e cirrose hepática são comuns em alcoólicos crônicos
Há duas décadas o país era recordista em número de acidentes de trânsito por conta do consumo de bebidas alcoólicas e direção. As campanhas criadas para diminuir esses números, como a lei seca, foram um ponto chave para a conscientização desses problemas por parte da população. Justamente, saber sobre o teste do bafômetro: quanto tempo o álcool permanece no corpo, é um meio interessante para se prevenir o ato de beber e dirigir e manter os números em queda.
Quanto tempo o álcool permanece no organismo
Quando estamos em uma festa ou em uma reunião de família consumindo bebidas alcoólicas, não pensamos em quanto tempo o álcool permanece no organismo. Porém, saber desses dados é fundamental para você pôr na balança se vale ou não a pena consumir as bebidas alcoólicas e posteriormente tomar atitudes que ponham risco à sua vida ou a outrem.
A intoxicação por conta do álcool começa logo após os primeiros goles. Com uma sensação de relaxamento e a pessoa ficando eufórica e desinibida ao mesmo tempo. Ao passo que mais doses são consumidas, a perda de coordenação motora e equilíbrio começam a aparecer, conjuntamente com a fala enrolada. A tomada de decisão é afetada, como uma droga depressora do SNC, o álcool pode fazer com que pessoas tomem decisões incoerentes em circunstâncias sérias.
O quanto tempo o álcool permanece no organismo pode variar de acordo com o metabolismo do indivíduo e a quantidade de bebida ingerida. Uma matéria apresentada pela página Nutritotal, aponta que em exames de sangue, o álcool pode ser diagnosticado na corrente sanguínea por até 6 horas. Já os bafômetros podem detectar se houve consumo de álcool de 12 à 24 horas após a primeira dose.
Saber de informações como teste do bafômetro: quanto tempo o álcool permanece no corpo é primordial para a programação do consumo, e principalmente o meio locomoção que irá ser escolhido.
Lembrando que no Brasil a multa é de R$2934,70 para os que consumirem álcool e dirigirem, com penalidade de ter a carteira de motorista suspensa por 12 meses. Caso a concentração de álcool seja de 0,34 mg/L resulta em crime de trânsito, com pena de 6 meses a 3 anos de xadrez.
Tudo o que você precisa saber sobre o teste do bafômetro
Um levantamento apontado pela IstoÉ demonstra que houve um crescimento de 18,4% no número de acidentes de trânsito que acarretaram em mortes por conta de bebidas alcoólicas, deste modo, mais aparelhos bafômetros estão sendo usados pelos agentes de fiscalização em todo o território nacional. Assim, a pauta de tudo o que você precisa saber sobre o bafômetro, além de curiosidade, serve de alerta para prevenir pagar multa ou até mesmo, ir para a cadeia.
O bafômetro é um aparelho que permite examinar e consequentemente determinar, a concentração de álcool, analisando o ar exalado dos pulmões. Conhecido como etilômetro também, o dispositivo é composto de um conjunto de reagentes para realizar reações químicas e apresentar um resultado concreto.
O dicromato de potássio e a célula de combustível estão presentes na maioria dos bafômetros brasileiros. Ao solicitar que alguém before o aparelho, o ar expirado reage com o oxigênio presente no dispositivo e a reação acontece com a ajuda de um catalisador.
Um chip dentro do mesmo consegue captar essa mudança e apresentar os resultados em mg/L para o agente de fiscalização. O resto, você já sabe, se estiver tudo dentro dos conformes, o indivíduo é liberado. Caso contrário, duas coisas podem acontecer. A primeira é o recebimento de uma multa com chances de ser penalizado no prazo de 12 meses sem poder dirigir. A segunda é a pena de 6 a 3 anos de prisão.
Agora que você já sabe sobre o teste do bafômetro: quanto tempo o álcool permanece no corpo, saiba que além de evitar o risco de ser preso ou de dirigir sob efeito do álcool, é preservada a sua integridade física. Não se deve apenas deixar de consumir álcool para dirigir, mas sim repensar sobre os efeitos da substância no organismo ao ponto de prejudicá-lo.
O Ache Aqui Clínicas em conjunto com o Grupo Braços Abertos fornece essas matérias com o intuito de ajudar pessoas a saberem mais sobre os riscos das substâncias psicoativas independentemente de licitude. Faça a sua parte, conscientize-se e espalhe esse artigo para ajudar mais indivíduos a saberem sobre os malefícios das bebidas alcoólicas e a direção.