O Rio de Janeiro é uma das capitais brasileiras mais afetada pelo consumo de drogas, por isso, há a necessidade de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro.
É ideal que existam clínicas espalhadas por todo o país, assim, aonde quer que você esteja, você terá apoio.
Nesses momentos, o que mais importa é saber que independente de sua situação emocional e de como a dependência química afetou você ou sua família, ainda há esperança.
Fique até o final deste artigo para entender como funciona a clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro.
Qual o objetivo da clínica de reabilitação para dependentes químicos?
Sabemos o quanto é difícil para um dependente químico, aceitar que precisa de um tratamento.
A clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro, tem como principal foco, promover a aceitação do paciente para que ele tenha uma recuperação e estadia mais proveitosa e tranquila.
Além disso, a clínica também foca nos princípios de respeito, respeitando o tempo e todas as necessidades do paciente.
A dependência química foi vista ao longo dos anos, como uma forma de rebeldia ou até falta de responsabilidade da pessoa que faz uso das substâncias químicas.
Mas pensar assim, é um erro e um preconceito, que vem sendo descontruído de uns tempos pra cá, mesmo que muito lentamente.
A clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro também, tem esse objetivo, principalmente com família do paciente.
O objetivo de fazer com que todos entendam que o dependente químico é uma vítima de um transtorno psicológico e merece todo respeito e o tratamento adequado.
Fases da recuperação na clínica de reabilitação
A internação sempre será um dos momentos mais complicados o dependente químico e sua família. Mas isso é comum.
A pessoa vai entrar em uma nova fase de sua vida, mas uma fase que será essencial para que ela tenha sua saúde de volta.
A recuperação passa por algumas etapas, e você verá a seguir.
Desintoxicação
O primeiro trabalho feito pelos profissionais na clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro, é estimular a desintoxicação, ou seja, tirar qualquer vestígio de droga do organismo do paciente.
Essa desintoxicação é feita pelo processo natural de ficar sem consumir narcóticos.
Nessa fase, o paciente passa pela abstinência. É um momento difícil, mas não impossível de ser superado. A clínica dará todo o apoio para isso.
A abstinência é uma das fases mais complicadas de um tratamento, por isso é tão importante que a pessoa tenha apoio profissional.
Reabilitação
A reabilitação, é uma das fases principais para uma boa recuperação dentro da clínica, é nessa fase que o paciente aprende a viver sem a dependência química.
Também é uma fase de muitas reflexões que podem exigir muito do paciente, mas a clínica de recuperação para dependentes químicos no Rio de Janeiro tem profissionais experientes para prestar todo o suporte para a pessoa.
Reinserção Social
Nessa fase, o paciente volta a ter contato com o mundo externo, inclusive com a sua família.
Para que o paciente tenha uma boa recuperação, o apoio da família é fundamental nesse momento.
Além disso, a clínica ainda nessa fase, continua dando o apoio ao paciente, continuando o tratamento com as terapias, que também são essenciais nesse momento.
Conclusão
Agora que você um pouco sobre o tratamento em clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro, não tenha medo de procurar ajuda.
Todo o trabalho é feito com muito respeito e carinho para que os pacientes se sintam o melhor acolhimento possível.
Lembre-se, você não está sozinho.