“Você é bipolar demais!” Lembra dessa música de 2021 que ficou entre as mais ouvidas da internet, rádio e YouTube? Mas, qual é a relação dela com o dia mundial do transtorno bipolar?
Segundo a Organização Mundial da Saúde estima-se que mais de 4% de pessoas em todo mundo possuem transtorno afetivo bipolar (TAB). Já no Brasil, na última estimativa existem mais de 15 milhões de pessoas convivendo com a doença, muitas sem diagnóstico.
Além disso, há um senso comum que o bipolar é aquela pessoa que muda de humor de uma hora para outra. Mas será que é assim mesmo que funciona?
O que será que a bipolaridade? Quais os sintomas? Como é conviver com o TAB? Quem faz o diagnóstico e tratamento? E o que tudo isso tem a ver com o dia mundial do transtorno bipolar em 30 de março?
Continue a leitura e descubra a importância de conhecer mais sobre esse transtorno do humor e como realizar o tratamento, provendo ao paciente, melhor qualidade de vida!
Boa leitura????
O que é transtorno bipolar?
O transtorno afetivo bipolar (TAB) é uma doença que afeta o humor e o comportamento das pessoas. Quem tem TAB pode ter episódios de depressão, em que se sente triste, sem energia e sem vontade de fazer nada, alternando para e episódios de mania ou hipomania, em que se sente eufórico, agitado e impulsivo.
Diferentemente do que muitos pensam, esses episódios podem durar dias ou meses e podem atrapalhar a vida pessoal e profissional do paciente.
Ainda não se sabe exatamente o que causa o TAB, mas acredita-se que existam fatores genéticos e ambientais envolvidos.
Além do mais, o diagnóstico não é realizado de uma hora para outra! É preciso um bom acompanhamento com o psiquiatra para ter um quadro concreto de que há a presença de bipolaridade.
O dia mundial do transtorno bipolar visa exatamente isso, conscientizar as pessoas sobre o que é, quais os sintomas, como procurar ajuda e ter o diagnóstico para tratamento.
Como é feito o diagnóstico do transtorno bipolar?
O diagnóstico do transtorno afetivo bipolar é feito por um médico psiquiatra, que avalia os sintomas, o histórico familiar e o impacto da doença na vida do paciente. Não há um exame específico para detectar o transtorno, mas podem ser solicitados alguns testes para descartar outras causas.
Por conta disso o transtorno afetivo bipolar é caracterizado por alterações de humor que variam entre episódios de depressão e de mania ou hipomania, que são períodos de euforia, irritabilidade ou agitação excessiva.
Quais são os tipos de transtorno afetivo bipolar?
Entender o tipo de bipolaridade é super importante para conhecer suas fases. Sendo assim conheça os tipos de transtorno afetivo bipolar a seguir:
Ciclotimia
Bipolar ciclotímico é um tipo de transtorno bipolar caracterizado por oscilações de humor menos intensas do que o bipolar clássico, mas mais frequentes e duradouras.
As pessoas com bipolar ciclotímico alternam entre períodos de hipomania, que é uma forma leve de euforia, e períodos de depressão leve ou moderada.
Bipolar tipo II
O bipolar tipo II é uma forma de transtorno bipolar que se caracteriza por alternar episódios de depressão maior com episódios de hipomania.
A hipomania é um estado de humor elevado e energia aumentada, mas menos intenso do que a mania. As pessoas com bipolar tipo II nunca tiveram um episódio maníaco completo, que pode incluir sintomas psicóticos e comportamentos perigosos.
A depressão é a fase mais predominante e debilitante do bipolar tipo II, podendo levar a pensamentos e tentativas de suicídio
Bipolar tipo I
Bipolar tipo I é um transtorno mental que se caracteriza por episódios alternados de mania e depressão. A mania é um estado de humor elevado, eufórico ou irritável, que pode levar a comportamentos impulsivos, imprudentes ou agressivos.
A depressão é um estado de humor baixo, triste ou desesperado, que pode levar a perda de interesse, apatia ou pensamentos suicidas.
Bipolar tipo I pode afetar a capacidade da pessoa de se relacionar, trabalhar ou estudar, e requer tratamento médico e psicológico.
Quer mais ajuda? Entre em contato com o Grupo Braços Abertos que nós tratamos TAB
Quais são os prejuízos do TAB (Transtorno Afetivo Bipolar)
A bipolaridade é um transtorno que afeta o humor e a energia das pessoas, causando oscilações entre episódios de euforia e depressão. Essas mudanças podem trazer prejuízos para a vida pessoal, profissional e social dos indivíduos.
Além disso, a bipolaridade pode aumentar o risco de outras doenças físicas e mentais, como diabetes, obesidade, ansiedade e abuso de substâncias.
Segue aqui alguns dos prejuízos do TAB na vida das pessoas:
- Dificuldade de manter relacionamentos estáveis e saudáveis;
- Problemas no trabalho ou nos estudos por causa das mudanças de humor;
- Abuso de álcool ou outras drogas para aliviar os sintomas;
- Risco de suicídio ou automutilação em episódios depressivos;
- Complicações físicas decorrentes da falta de cuidado com a saúde;
Veja agora mesmo: Reabilitação de drogas para na clínica: como é?
O que é o Dia Mundial do Transtorno Bipolar?
O dia mundial do transtorno bipolar é uma iniciativa que visa conscientizar e combater o estigma em torno dessa condição de saúde mental.
Agora você já sabe que o transtorno bipolar é caracterizado por alterações de humor que vão da euforia à depressão, afetando a vida pessoal, profissional e social das pessoas que sofrem com ele.
Por conta disso, a data escolhida foi o dia 30 de março. Por ser o aniversário do pintor Vincent van Gogh, que se acredita ter sido a primeira pessoa dos tempos modernos com o TAB.
A data é uma oportunidade para divulgar informações sobre os sintomas, o tratamento e o apoio disponíveis para quem convive com o transtorno bipolar, bem como para promover a empatia e a solidariedade entre a sociedade.
Quais são os sintomas da bipolaridade?
O dia mundial do transtorno bipolar acontece justamente por conta da não estigmatização da doença. Sabendo que é o TAB, quais são os prejuízos e os sintomas pode ser importante para ter um diagnóstico precoce, tratamento e melhor qualidade de vida..
Os sintomas da bipolaridade podem variar de acordo com o tipo e a fase do transtorno, mas os mais comuns são:
- Mania: sentimento de grandiosidade, autoestima elevada, energia excessiva, agitação, impulsividade, fala rápida, pensamentos acelerados, distração, irritabilidade, comportamentos de risco, delírios ou alucinações.
- Depressão: tristeza profunda, desesperança, culpa, baixa autoestima, perda de interesse ou prazer nas atividades, cansaço, dificuldade de concentração, alterações no apetite e no sono, pensamentos suicidas ou tentativas de suicídio.
- Hipomania: semelhante à mania, mas menos intensa e com menos prejuízo funcional. Pode ser percebida como um estado de humor elevado, criatividade ou produtividade.
- Mista: combinação de sintomas de mania e depressão ao mesmo tempo ou em rápida alternância. Pode causar confusão, angústia e maior risco de suicídio.
Contudo, como citamos, a doença é difícil de lidar e diagnosticar. Mas se a pessoa começar a realizar um tratamento com certa assiduidade, aumentam-se as chances do diagnóstico com assertividade.
Leia também: Reabilitação para pacientes alcoolistas na clínica
Medicamentos para transtorno bipolar
Existem diversos medicamentos que podem ajudar uma pessoa com TAB a ter uma melhora no quadro e consequentemente, qualidade de vida, veja-os a seguir:
- Lítio: um agente antimaníaco que atenua as mudanças de humor bipolares e previne estados de espírito de extremos altos e baixos.
- Antipsicóticos: medicamentos que podem ajudar a estabilizar os sintomas bipolares, especialmente os episódios de mania. Alguns exemplos são Clozapina, Olanzapina, Quetiapina, Risperidona e Cariprazina .
- Anticonvulsivantes: medicamentos que são utilizados como estabilizadores de humor para o tratamento do transtorno bipolar. Alguns exemplos são Ácido valpróico, Lamotrigina e Carbamazepina .
- Antidepressivos: medicamentos que podem ser utilizados em conjunto com um estabilizador do humor para tratar os sintomas de depressão bipolar. Alguns exemplos são Fluoxetina, Sertralina e Bupropiona.
Contudo todos os remédios citados devem ser receitados pelo médico e devem ser tomados com assiduidade.
Leia também: Tratamento para homens no Grupo Braços Abertos – como é?
Dia mundial do transtorno bipolar: clínicas para tratamento
O dia mundial do transtorno bipolar visa conscientizar a população sobre o TAB, sintomas e tratamento. Mas você sabia que muitas pessoas que possuem o tipo I acabam abusando de substâncias psicoativas ao ponto de terem mais problemas.
Usar droga por conta da TAB pode ajudar a pessoa a se tornar dependente químico, o que acarreta ainda mais prejuízos.
Sendo assim, se você está procurando ajuda para superar o vício em drogas ou lidar com o transtorno afetivo bipolar? Então você precisa conhecer o Grupo Braços Abertos, uma clínica de recuperação especializada no tratamento dessas condições.
No Grupo Braços Abertos, você vai encontrar uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados, uma estrutura confortável e segura, é um programa terapêutico personalizado para as suas necessidades.
Não perca mais tempo sofrendo sozinho. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a recuperar a sua saúde e a sua qualidade de vida. O Grupo Braços Abertos está de portas abertas para você!
Para outras matérias interessantes sobre doenças mentais acesse nosso BLOG