O que são drogas estimulantes
Há uma infinidade de substâncias no mercado atual de drogas ilícitas, mas é preciso compreender o que são drogas estimulantes e o porque elas são perigosas para a sociedade em que vivemos, especialmente aqui no Brasil. Com o Grupo Braços Abertos você pode conhecer mais sobre como as substâncias influenciam as pessoas e o porque as drogas que deixam a pessoa ligada são um problema sério aqui no país.
O nosso corpo é composto de um conjunto de processos químicos e o cérebro é o responsável pelo controle de todas as funções motoras. Assim, quando sentimos fome, ansiedade, medo, insegurança, prazer, agitação, felicidade, vontade de urinar e evacuar, por exemplo, é o cérebro que está dando os comandos para o corpo inconscientemente.
Desta maneira, as drogas têm a capacidade de atuar exatamente neste processo de estímulo cerebral. Elas atuam em determinadas áreas do cérebro e fazem com que o corpo mude repentinamente. Como o córtex pré frontal por exemplo, uma área importantíssima para regular os neurotransmissores da dopamina e serotonina. A maioria das drogas que estimulam essa área tem um fator agravante, a dependência por exemplo.
Estimulantes e totalmente viciantes
O que são drogas estimulantes está ligado ao fato de substâncias que atuam diretamente no córtex pré-frontal induzindo o estímulo de neurotransmissores de dopamina. Assim, a pessoa que usou a substância sente um prazer imensurável, momentâneo e que pode perdurar por horas.
Consequentemente, as pessoas que começam a usar este tipo de substâncias, ficam presas ao seu estímulo. Começam a usar e de repente estabelecem um padrão de uso ao longo de curto períodos, algo em torno de 7 meses. Assim, alguns permanecem na esporadicidade, em contrapartida outros que desenvolvem um apego tão grande, que se tornam viciados ou dependentes químicos.
Porque a cocaína é uma droga estimulante?
Assim como a nicotina, a cafeína, e as anfetaminas, a cocaína é considerada uma droga estimulante poderosa do sistema nervoso central. Deixa a pessoa ativa, falante e eufórica. O prazer e a autoconfiança são sensações que a coca proporciona à seus usuários.
Pressão sanguínea e batimentos cardíacos se tornam elevados, a pessoa transpira mais e fica ligada. Com reflexos rápidos e estimulados o indivíduo se desinibe e se torna mais sociável (em alguns casos) porém, quando passa o efeito, a pessoa fica “deprê”. Com a pessoa apática, triste, com pensamentos suicidas e outros, é um motivo para que o cérebro estimule esse indivíduo a buscar mais droga.
O crack também é uma droga estimulante?
A pasta base da cocaína é misturada com soda cáustica, água e é fervida. Assim forma-se uma camada de água e pasta base liquefeita. Ao esfriar, a cocaína fica em estado sólido, ou seja, o crack. Assim, o crack também é uma droga estimulante porém é utilizado de maneira diferente da cocaína, já que um é inalado e o outro é fumado.
Como saber se meu filho está usando crack ou cocaína?
O que são drogas estimulantes e entender qual é o papel delas no organismo ao ponto de alterar o comportamento do indivíduo, é uma forma interessante de saber se seu filho está usando alguma substância psicoativa. Assim, você pode observar a maneira como o adolescente está se comportando dentro de casa.
Além disso, é importante salientar que as drogas estimulantes são as que mudam com maior rapidez o comportamento do indivíduo. Quanto maior o apego com a droga, mais a pessoa começa a emagrecer, mentir, manipular, pegar coisas de casa, se tornar improdutiva no ambiente escolar, brigar e etc. Pais que ficam atentos a esse quesito podem intervir com eficácia e estimular o tratamento.
Quanto tempo leva para tratar alguém que usa crack ou cocaína?
A questão de quanto tempo leva para tratar alguém que usa coca ou crack depende da quantidade de droga ingerida em determinados períodos, a frequência de uso, e como está o estado do indivíduo. Por mais receoso que seja fazer essas observações, é importante que os familiares se atentem ao processo de internação do paciente em uma clínica de recuperação, como o Grupo Braços Abertos por exemplo.
Assim, o tratamento pode ser realizado de três maneiras para efetivamente tratar o paciente. Sendo o involuntário para pacientes com alto grau de dependência e na iminência de não terem capacidade de conduzir suas vidas; voluntariado na unidade e tratamento medicamentoso com acompanhamento em casa. Porém, mesmo assim os períodos podem variar, mas o indivíduo precisa ficar pelo menos 90 dias sem o uso da substância para efetivamente ter um progresso.
Por que as drogas estimulantes são as que mais geram internação involuntária?
Agora que sabemos o que são drogas estimulantes e porque as drogas estimulantes são as que mais geram prazer para o usuário, a paixão entre dependente químico e substância é inevitável. Como resultado, o indivíduo sai de casa, vai para as ruas ou até mesmo chega a se prostituir em prol da substância.
O crack por exemplo tem como sensação 100.000 mil orgasmos, em uma pequena fração de minutos. Deste jeito a pessoa fica ligada apenas a substância e nada mais tem prazer, nada a satisfaz, porque o tesão e o prazer não tem o mesmo pico no cérebro que a substância.
Grupo Braços Abertos e tratamento para crack e cocaína
Com o Grupo Braços Abertos, você pode fazer o tratamento para o crack e para a cocaína de maneira a cuidar e proporcionar uma recuperação eficaz. Agora que você sabe o que são drogas estimulantes, o que elas acarretam no organismo e o porquê são as responsáveis pela maioria das internações involuntárias, com o melhor centro de encaminhamento e direcionamento de pacientes adictos do Estado de São Paulo, você proporciona recuperação de ponta.
Nós do Grupo Braços Abertos já auxiliamos centenas de famílias no tratamento de dependência química e alcoolismo. Somos referência no estado de São Paulo em projetos de recuperação. Além do mais, com a nossa plataforma você encontra a unidade mais próxima de você.