Encontre uma Clínica de Recuperação em Campinas

Clínica de recuperação em CampinasClínica de recuperação em Campinas

O processo de recuperação para o paciente contra o alcoolismo e a dependência química pode ser muito difícil. Por isso, se você está procurando por uma clínica de recuperação em Campinas, fique atento neste artigo.

Um dos momentos mais importantes para um dependente químico ou para o alcoólatra, é a decisão de buscar por um tratamento.

Sendo assim, a clínica de recuperação tem todo o suporte para receber o dependente, assim como toda a sua família, para ajudar todos a passar por esse momento difícil.

Para encontrar a clínica de recuperação em Campinas mais adequada para você ou seu familiar, leia este artigo até o final e entenda mais sobre esse assunto.

 

Por que procurar por uma clínica de recuperação?

Os assuntos dependência química e alcoolismo ainda não são muito abordados, mesmo sendo considerados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), problemas de saúde pública e transtornos psicológicos.

E como todo transtorno psicológico, os problemas citados também precisam do devido tratamento.

Para isso, existem as clínicas de recuperação, que cuidam da saúde exatamente das pessoas que sofrem com esse tipo de transtorno, para que possam superá-los da melhor forma possível.

Algumas pessoas ainda acham há maneiras de se livrar da dependência química e do alcoolismo sem nenhum tipo de ajuda, mas na grande maioria dos casos, o suporte que uma clínica proporciona, é a melhor maneira de tratamento.

Por isso, você deve procurar pela clínica de recuperação em Campinas que mais atente suas necessidades e as de seus familiares.

 

Por que as pessoas se tornam dependentes químicos?

A dependência química, assim como o uso abusivo do álcool, não tem causas muito bem definidas, mas tem alguns fatores relacionados que podem levar a pessoa a usar em excesso essas substâncias.

Entre esses fatores, podem ser destacados os seguintes:

  • Fatores psicossociais
  • Fatores relacionados a genética
  • Problemas de saúde
  • Fatores ambientais

 

Você vai entender mais sobre esses fatores logo abaixo.

Fatores psicossociais

Os fatores psicossociais, são aqueles fatores que levam a pessoa a ter problemas psicológicos devido a convivência em algum ambiente social.

Um exemplo desse fator, é o estresse em um ambiente de trabalho, ou o medo de não receber o salário, ou até mesmo as pressões que a pessoa pode ter nesse ambiente.

Isso, pode acabar levando uma pessoa a descontar seus estresses e ansiedades em bebidas alcoólicas ou até mesmo nas drogas.

 

Fatores relacionados a genética

A genética é um dos fatores que mais comuns em transtornos psicológicos, assim como em outros tipos de doenças crônicas.

A predisposição genética, significa que, se você tem alguém na família que já foi dependente ou é dependente químico, você tem chances de ser também.

Mas calma, pois são só algumas chances, isso não quer dizer que com certeza você será um dependente químico ou alcoólatra.

Problemas de saúde

Um outro fator muito comum para o abuso de substâncias químicas, são os problemas de saúde.

Muitas vezes, quando uma pessoa já possui algum transtorno psicológico, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, ela pode ter uma tendência a consumir álcool em excesso, assim como o uso de narcóticos.

Fatores ambientais

Os fatores ambientais também são muito comuns. Isso significa que o ambiente em que a pessoa vive, pode levá-la ser um dependente químico.

Se uma pessoa convive com outras pessoas que são dependentes químicos, as chances dela se adaptar ao estilo de vida dessas pessoas são grandes

 

Quando procurar uma clínica de recuperação?

A dependência química causa muitos problemas para saúde do dependente, principalmente, em sua saúde psicológica.

Esses problemas, afetam diretamente o convívio da pessoa com seus familiares. O convívio vai ficando cada dia mais difícil para as duas partes.

Nesses casos, é importante que a família entenda que, a dependência química faz parte de um transtorno psicológico e nunca julgue um dependente. O julgamento é uma das piores coisas para se fazer nesses momentos.

O momento ideal para procurar uma clínica de recuperação em Campinas, é quando o dependente já perdeu todo o controle sobre suas ações e está fazendo disso um problema para todos em sua volta.

O ideal, é a pessoa aceitar que precisa de um tratamento. Muitos profissionais afirmam que, quanto mais a pessoa entende que precisa de um tratamento, melhor será sua recuperação do vício.

 

E quando o dependente não aceita o tratamento?

Bom, essa também é uma situação muito comum. Mas não se preocupe, pois também tem solução.

A primeira opção, é conversar com o dependente. É importante que essa conversa seja em um momento que ele esteja sóbrio, pois sob os efeitos das bebidas alcoólicas e das drogas, nada pode ser feito.

É importante também, que essa conversa seja com uma pessoa que o dependente tenha confiança. A conversa será basicamente para tentar explicar e tentar convencer a pessoa que o tratamento é a melhor solução.

Depois disso, procure uma clínica de recuperação em Campinas, o dependente pode conhecer a clínica e se certificar de que será acolhido com todo respeito e cuidado.

Mas existem os casos em que o dependente não aceita o tratamento de maneira nenhuma. Para esses casos, existe a internação compulsória, também chamada de internação involuntária.

A internação involuntária é permitida por lei e apenas um parente próximo pode internar uma pessoa em uma clínica de recuperação em Campinas.

 

A internação compulsória

É comum as pessoas ainda terem algumas dúvidas sobre esse tipo de internação em uma clínica de recuperação em Campinas.

Porém, como já foi dito anteriormente, essa internação é permitida por lei. Isso, porque uma pessoa sob os efeitos de álcool e drogas, muitas vezes não consegue tomar decisões corretas para sua própria saúde.

Mas isso é normal. Saiba que você não está sozinho, e que a atitude de intervir por uma internação compulsória, é uma atitude de cuidado com alguém que você ama.

A clínica de recuperação em Campinas tem profissionais experientes, como terapeutas e médicos para lidar com todo esse momento difícil.

Além disso, a clínica tem o espaço muito acolhedor para que o paciente se sinta confortável e seguro durante todo o tempo.

Conclusão

Se você está procurando por uma clínica de recuperação em Campinas, não hesite e nem deixe para depois.

Sua saúde e a saúde da pessoa que você ama precisam sempre estar em primeiro lugar.