A melhor coisa a se fazer no tratamento da depressão e a relação das drogas é fazer o acompanhamento médico psiquiatra da rede pública ou privada. Seja no CAPS ou com convênio, você pode cuidar de ambos de maneira efetiva e rápida.
Com o Grupo Braços Abertos você vai entender tudo sobre a depressão e drogas. Como é a evolução da doença e como tratar e recuperar. Continue a leitura e surpreenda-se!
O que é a depressão?
Um tipo de distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história, a depressão é um conjunto de condições associadas à elevação ou ao rebaixamento do humor.
Existem diversas causas ou gatilhos para a depressão, mas após o diagnóstico é comum caracterizá-la em tipos como:
-
depressão clássica ou maior;
-
transtorno depressivo persistente;
-
transtorno disruptivo;
-
depressão pós parto;
Sintomas da depressão
Os sintomas mais comuns da depressão são:
-
sensação de cansaço, vazio ou tristeza profunda;
-
desânimo e falta de energia para realizar atividades que davam prazer;
-
pouca ou nenhuma energia;
-
ansiedade crônica, irritabilidade;
-
dores e alterações no corpo;
-
sonolência ou pouco sono;
-
perda ou aumento do apetite;
-
falta de concentração;
-
pensamento repetitivo em morte e suicídio;
-
lentidão mental e física;
-
abuso de alguma substância como álcool e drogas (refúgio).
A maioria desses sintomas pode vir acompanhada de outros mais, mas esses são os mais comuns que caracterizam a depressão.
Lembrando que a depressão não é apenas uma tristeza, mas algo que predomina por um certo período de tempo e que causa prejuízos mentais, físicos e emocionais.
Qual a relação da depressão com o uso de drogas?
Drogas e doenças mentais sempre estiveram alinhadas. Pessoas que têm alterações do humor como bipolaridade, TAG e depressão tendem a ter uma vulnerabilidade maior ao consumo de drogas e álcool.
A depressão e a relação das drogas no entanto está associada a uma boa parte das pessoas com o diagnóstico encontra no álcool e drogas um alívio para os sintomas.
Quem se comporta dessa forma, é porque encontra nas substâncias psicoativas um meio de sair ou não sentir o sofrimento emocional. Por isso, que as drogas são uma solução para o depressivo e não o problema.
As causas, são as mais importantes. Justamente, porque tratando-as é que se consegue fazer com que o paciente não sinta o mal estar que leve ele a consumir a droga.
Comportamento depressivo e o uso de drogas pesadas: tem relação?
Esse tipo de vício em drogas ilícitas, principalmente está associado ao prazer intenso que drogas como a cocaína, crack e outros apresentam.
Além do mais, isso pode gerar um ciclo de vício sem fim. Já que o depressivo utiliza da substância para não sentir a dor emocional, mas quando fica sóbrio, os pensamentos ruins e a falta de dopamina no corpo, fazem com que o quadro depressivo aumente significativamente.
Como tratar a depressão?
Primeiramente em como tratar da depressão é preciso de um diagnóstico médico. Assim, o especialista pode dar uma orientação adequada sobre qual é o tipo de depressão que a pessoa possui e como ela deve tratar.
Mas a forma mais comum de tratar da depressão e a relação das drogas é através do tratamento medicamentoso, psicoterapia e mudança de hábitos.
Como parar de usar drogas
O tratamento para parar de usar drogas é similar, sendo um conjunto de esforços no âmbito psiquiátrico, psicológico e de mudança comportamental.
Assim é necessário que o paciente que faz o tratamento para depressão e a dependência química fazer:
-
acompanhamento médico recorrente;
-
acompanhamento psicológico em um psicólogo;
-
tomar medicamentos para aquele tipo de depressão diagnosticada;
-
mudar os hábitos;
-
praticar exercícios;
-
ter uma alimentação saudável e balanceada.
Como deixar de ser depressivo
Para deixar de ser depressivo basta você passar com o médico de sua preferência, seja no particular ou nos serviços públicos como CAPS, CRAS ou hospitais da rede pública e municipal.
Além do mais, não parar com a terapia é uma forma interessante de como deixar de ser depressivo. Assim, passar nas sessões com regulaidade é um meio de identificar pensamentos negativos associados ao consumo de drogas.
Dessa forma é possível cuidar do mental e do físico em conjunto. Além disso, a dopamina, serotonina e endorfina, hormonios responsáveis pelo prazer e bem estar podem ajudar na redução do quadro depressivo.
Por isso, praticar exercícios físicos pode ser uma boa opção para quem quer saúde e se libertar da depressão.
Drogas e depressão: onde tratar?
O tratamento de drogas e depressão pode ser realizado nos CAPS ou no serviço privado via convênio ou consultas particulares. Mas o mais importante é que o paciente persista no tratamento.
Mudar de hábito não é simples e pode demandar tempo. Assim, por mais difícil que seja no começo é imprescindível que o paciente não desista do tratamento.
Grupo Braços Abertos e os cuidados da depressão e a relação das drogas
O Grupo Braços Abertos possui clínicas especializadas para recuperação de pacientes dependentes químicos e outras clínicas para alcoólatras . Todas as nossas clínicas são especializadas no tratamento da depressão e a relação das drogas, com cuidados especializados.
Contamos com profissionais especializados em diversas áreas, como: médicos, psicólogos e terapeutas. Também com colaboradores em diversas áreas preparados para melhor atender cada paciente.
Se você tem um filho, filha, marido, esposa ou um parente que necessita de ajuda, não hesite em falar conosco. Nossa equipe de atendimento é totalmente preparada e especializada na orientação para a internação, sejam elas voluntárias ou involuntárias. Também possuímos resgate 24 horas em casos de emergência.
O Grupo Braços Abertos está preparado para melhor atender, no qual procura primeiramente fortalecer a família com uma assistência devidamente especializada e dando todo o suporte para ajudar o ente querido a se livrar totalmente da dependência química ou alcoólica.

