Como saber se uma clínica de recuperação é legalizada
Quando a família começa a procurar por uma clínica de recuperação é sinal que o paciente dependente químico está necessitando de acompanhamento terapêutico especializado, por conta disso, como saber se uma clínica de recuperação é legalizada?
São essas indagações que fazem com que nós do Grupo Braços Abertos criássemos um passo a passo de como saber a idoneidade de uma clínica. Sabemos que para realizar tratamento, tanto o dependente químico quanto a família precisa confiar no projeto de recuperação conduzido pela instituição, assim, com instituições credenciadas na reabilitação de alcoólatras e usuários de drogas, nós daremos dicas para familiares que buscam atendimento intensivo para esses pacientes.
-
Procure informações
Quanto mais a doença da dependência química avança, maior é a necessidade de realizar o procedimento de internações. Deste modo, entre em contato com o CAPS local e pergunte sobre unidades disponíveis na sua região. Caso nenhuma te agrade, procure informações no site do Grupo Braços Abertos e se informe com um de nossos agentes.
-
Separe 5 unidades
Separe 5 unidades para realizar uma cotação, perguntar, avaliar, e saber o máximo possível como é o procedimento de internação. Assim, é importante ter um leque de opções para justamente enquadrar a internação dentro das necessidades do paciente e dos recursos financeiros da família.
-
Pergunte sobre recuperação
Perguntar sobre como é o procedimento de internação voluntário e involuntário é importante para saber como agir. Existem clínicas que são abertas e outras que são fechadas. Então saber como é a reabilitação em cada uma delas é importante para justamente prover o melhor tipo de internação.
-
Das 5 separe 2 para visitas
Das 5 unidades listadas, separe duas para visita, sendo uma aberta e outra fechada. Assim você pode ver na prática a diferença de cada unidade. Facilitando o processo de como saber se uma clínica de recuperação é legalizada.
-
Pergunte sobre o recurso terapêutico
Cada unidade realiza um conjunto de tarefas para criar pilares de recuperação. Deste modo, saiba que em todas as clínicas de recuperação é necessário ter um psiquiatra conveniado assim como psicólogo, nutricionista, enfermeiro e assistente social.
-
Avalie a unidade
Visite e avalie a unidade para entender como é a rotina da casa e o quão capacitados são os profissionais da casa. Deste modo você pode ver na prática como tudo funciona.
-
Converse com os profissionais
É importante ao visitar a casa, conversar com os profissionais para que seja explicada a dinâmica do tratamento. Existem locais, clínicas fechadas, em que o tratamento é mais incisivo e outras unidades abertas, onde o paciente é internado voluntariamente, a dinâmica do recurso terapêutico pode ser mais volátil.
-
Realize a internação
Agora que você já sabe como uma clínica de recuperação é legalizada, faça a sua parte e realize a internação. Por em prática o procedimento de recuperação direta é importante para auxiliar o usuário de drogas a criar meios de tratar a saúde física e mental.
-
Acompanhe o tratamento
Outra forma interessante de saber se uma clínica de recuperação é legalizada é acompanhar o tratamento nas visitas. Quando você realizar as visitas nos dias estipulados, faça esse acompanhamento e pergunte para o paciente como é o recurso terapêutico oferecido. Ao mesmo tempo, avalie o estado físico do paciente e como está a coesão e o discurso lógico nas conversas.
Pesquisar no Google é importante e agrega confiança
Normalmente quando a internação é involuntária, a família não tem tempo de pensar direito, porque há uma necessidade expressa da escolha do local para já posteriormente de realizar a internação. Contudo, pesquisar no Google é importante e agrega confiança quanto ao procedimento de recuperação voluntário.
Como saber se uma clínica de recuperação é legalizada pelo Google? É só verificar as avaliações do local em conjunto com as fotos. Contudo, se você utilizar o Grupo Braços Abertos para procurar uma instituição próxima a sua residência, saiba que todas as unidades que estão disponíveis em nossa plataforma são confiáveis.
Somos a maior plataforma de encaminhamento e direcionamento de pacientes com dependência química e alcoolismo no estado de São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Contamos com diversas instituições conveniadas atendendo todos os normativos de Bombeiro e Vigilância Sanitária. Dentro do site do Grupo Braços Abertos você não precisa se preocupar em como saber se uma clínica de recuperação é confiável, já que antes de disponibilizar a instituição nós já fazemos esse processo de triagem.
Instituição legalizada é reabilitação de sucesso
Após avaliar em como saber se uma clínica de recuperação é legalizada, e realmente ter essa confirmação, agora é só realizar a internação. Instituição legalizada é reabilitação de sucesso.
Dentro de uma clínica, o paciente se distancia da droga e aprende com todos os recursos oferecidos a lidar com a dependência química, evitando assim os procedimentos da doença que incitam a recaída. Deste modo, as clínicas de recuperação, nada mais são que instituições que facilitam a reabilitação do paciente e ao mesmo tempo, o preparam para uma vida longe das drogas.
Existe vida sem as drogas, contudo, o que não existe é consumir substâncias psicoativas e achar que não se fica escravo delas. O corpo acostuma tanto com a droga e o hábito de consumo, que quando o usuário tenta ficar sem, o corpo pede com uma intensidade que é difícil dizer não.
Assim, os ciclos de recaída se instalam e quando dependente se dá conta, já se passaram anos usando a substância. Deste modo, é preciso que as pessoas se tratem adequadamente para poderem ter uma vida saudável. Sem as drogas, o indivíduo conquista lentamente a confiança, o amor, a construção do caráter, a amizade, a integridade física e mental. Tudo começa a fluir após a retomada das rédeas da própria vida.
Ninguém disse que seria fácil, mas também não é impossível. Basta ter coragem e força de vontade que tudo ficará bem. Posto isso, com a maior empresa no encaminhamento e direcionamento de pacientes usuários de drogas para a recuperação do estado de SP, esperamos que esse artigo tenha ajudado você em como saber se uma clínica de recuperação é legalizada. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (11)93744-7594 que te auxiliamos na recuperação.