Como Escolher a Melhor Clínica de Reabilitação

Melhor Clínica de Reabilitação

Para escolher a melhor clínica de reabilitação, é preciso levar em consideração diversos fatores fundamentais.

Se ela é especializada no tipo de dependência química que você procura tratamento, por exemplo.

Ou ainda, se ela tem um acompanhamento adequado de profissionais e medicamentos necessários para redução dos efeitos colaterais da abstinência.

Existe ainda, a possibilidade de um programa maior de ressocialização para casos específicos ou tratamentos voltados para práticas menos convencionais, como o desenvolvimento da espiritualidade.

Esses são apenas alguns dos pontos a serem discutidos antes de escolher a melhor clínica de reabilitação.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue lendo esse artigo.

 

O que é uma clínica de reabilitação?

De uma maneira bem geral, podemos dizer que uma clínica de reabilitação, é um lugar especializado para receber pessoas que necessitam de ajuda para se livrarem da dependência química.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, pessoas que apresentam esse tipo de dependência a drogas e álcool sofrem de uma doença crônica, e precisam de tratamento especializado.

O vício é uma doença que não tem cura, podendo assombrar a vida da pessoa eternamente.

Porém, com o tratamento certo, um ambiente propício e profissionais especializados, é possível devolver ao paciente uma vida normal, sem vícios.

Recaídas podem acontecer, mas com acompanhamento psicológico, psiquiátrico, terapêutico e apoio familiar, além do controle da medicina convencional, as chances de uma recaída são reduzidas consideravelmente.

Por isso, antes de procurar pela melhor clínica de reabilitação, procure compreender melhor sobre como funciona todo o seu programa, no momento da internação, durante o tratamento, e após também.

Cada momento importa e pode ser decisivo durante o tratamento, que continua após a pessoa sair da clínica.

 

6 Dicas para encontrar a melhor clínica de reabilitação para dependentes químicos

É importante lembrar que cada clínica tem o seu próprio método de abordagem, de direcionamento e de tratamento para cada tipo de caso de dependência química.

Sendo assim, não existe o melhor tratamento, e sim aquele que mais se adequa ao que você busca e necessita.

Mas, para garantir que esse tratamento seja realizado da melhor maneira possível, aumentando suas chances de encontrar a melhor clínica de reabilitação, aquela que mais combina com você, é preciso observar:

 

Análise da clínica e no que ela tem a oferecer

O nome clínica de reabilitação não é por acaso. O ambiente, por mais aconchegante e tranquilo que possa ser, ainda é uma clínica de apoio a pacientes com dependência química.

Dessa maneira, é extremamente fundamental, que o paciente possa estar protegido e bem cuidado em caso de complicações de saúde, crises fortes, entre outros problemas.

Procure saber então, se a clínica que você está procurando, oferece esse tipo de socorro, se tem profissionais capacitados, e se poder trazer a segurança que você necessita ao confiar uma pessoa querida a uma instituição de apoio.

 

O tipo de especialização da clínica

A melhor clínica de reabilitação é aquela que pode solucionar o seu problema, e o problema do paciente que você está levando.

Ela só será capaz de solucionar essa situação, se ela for especializada no seu problema em questão.

Cada clínica de reabilitação pode oferecer serviços diversos, porém algumas são especializadas em áreas específicas, como narcóticos, alcoólatras, apenas para mulheres, apenas para homens, para jovens, e etc.

Ou seja, se você deseja receber o melhor tratamento para a sua situação, busque a clínica que tem a resposta para todas, ou pelo menos a maioria, das suas perguntas.

E, por falar nisso, pergunte ainda mais. Explore tudo o que for necessário antes do contrato, para que não haja nenhum tipo de mal entendido ou atraso no tratamento do paciente, que depende dessa intervenção.

 

O tipo de tratamento oferecido, o tempo de duração e toda a rotina do paciente

Como você já percebeu, a maior dica dada nesse artigo para te ajudar a encontrar a melhor clínica de reabilitação, é: procure, pesquise, explore e conheça.

Quanto mais você buscar o conhecimento a respeito daquela instituição, menos dúvidas você terá, e mais soluções você conhecerá.

Essas soluções só poderão ser viáveis para o paciente, e para os familiares, se todo o trajeto do tratamento for convincente.

E, para ter certeza disso, você precisará conhecer toda a rotina dele dentro da clínica, e todo o tratamento pelo qual ele passará.

Se ele precisar realizar desintoxicação, se precisará fazer o uso de remédios controlados, se precisará de maior apoio emocional de amigos e familiares, se precisará de mais tempo em isolamento, e etc.

É, a partir desse momento de conversa, que você e o responsável pelo tratamento poderão conversar, sanar todas as dúvidas e sentir toda a segurança que necessitam para dar continuidade ao tratamento.

 

A equipe que estará em contato direto com o paciente

Outra missão importante para conhecer a melhor clínica de reabilitação, é através de sua equipe.

Essas pessoas estarão em contato frequente com o paciente, e poderão realizar ações que o auxiliarão no tratamento, trazendo benefícios para o processo.

Procure saber mais sobre quem são os profissionais, sobre sua atuação e como eles abordam os pacientes em seus tratamentos.

Pesquise e pergunte o máximo que puder, para que não haja dúvidas, nenhum tipo de mal entendido e nem problemas relacionados à falta de comunicação.

Lembre-se, que essa equipe estará em contato maior com o paciente, do que você nos próximos tempos. Sendo assim, é de extrema importância que ela ofereça a segurança e a compreensão que você e o paciente precisam.

Ela precisa estar capacitada para lidar com qualquer situação problema, e garantir que o tratamento seja seguido com o máximo de humanidade possível, em busca dos melhores resultados.

 

Conclusão

Agora, que você já sabe como escolher a melhor clínica de reabilitação, já pode e deve, colocar em prática todas as dicas dadas nesse artigo.

Escolha a opção que melhor se encaixar nas suas expectativas, para que a pessoa que você ama tenha o melhor tratamento, e possa ficar livre de tudo o que o aprisionava.

Através do tratamento correto, que só pode ser realizado pela escolha correta, o paciente poderá ter de volta sua dignidade e a sua rotina, como é o desejo de todos os envolvidos na situação.