Como ajudar uma pessoa com depressão

Como ajudar uma pessoa com depressão

Considerada a doença do século XXI, a depressão atinge diretamente mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Nesse artigo nós vamos te dar algumas dicas de como ajudar uma pessoa com depressão. Continue lendo!

Uma recente pesquisa do IBOPE mostrou que no Brasil, 5,8% da população sofre com a depressão. Um número que está acima da média mundial (4,4%) segundo a Organização Mundial da Saúde.

Essa mesma pesquisa ainda mostrou que praticamente metade dos brasileiros não sabem o que é depressão, sentem vergonha de falar sobre o assunto ou não consideram importante falar sobre.

Ainda existe muito mistério a ser descoberto sobre a depressão, mas o que sabemos com certeza é que ela é uma doença categorizada como transtorno mental e precisa de tratamento adequado.

A depressão não é diagnosticável através de exames comuns e seus sintomas podem variar de acordo com cada pessoa.

A falta de informação e preconceito referente à depressão tem feito muitas vítimas, as levando a cometer suicídio. Mas então como podemos ajudar uma pessoa com depressão?

Veja algumas maneiras de como ajudar alguém com depressão

Ajudar alguém com depressão é necessário, porém deve ser feito da maneira correta, pois uma palavra ou atitude errada pode piorar e muito a situação da pessoa deprimida.

Antes de mais nada, procure estudar sobre o assunto para ter noção do que realmente se trata a depressão.

Depois de estudar, é hora de pôr em prática algumas dicas que irão ajudar a pessoa deprimida.

Escute: Uma pessoa deprimida precisa ouvir palavras positivas, mas também muitas vezes ser ouvida. Mostre que está disposto(a) a ouvir o que ela tem a dizer e conversar, não necessariamente sobre a depressão, mas sobre qualquer outro assunto.

Doença não é personalidade: a depressão altera o humor do indivíduo o deixando com pensamentos e atitudes negativas como a irritação. Um deprimido pode não querer conversar com você, talvez nem te ver e pode te tratar mal. Não leve para o lado pessoal.

Não faça pouco caso: Não faça comparações com outros casos do tipo: “Conheci pessoas que estavam piores que você”. Não tem como saber exatamente como uma pessoa deprimida se sente e este tipo de comentário só pode piorar as coisas.

Encoraje a busca pela ajuda profissional: Um deprimido geralmente se sente desencorajado a procurar ajuda de um psiquiatra e/ou psicólogo por vergonha, preconceito ou pensar que estes profissionais não irão ajudar. Tente convencê-lo do contrário e, se possível, vá com ele pelo menos pela primeira vez ao consultório.

O Grupo Braços Abertos oferece ajuda profissional para pessoas com depressão. Já ajudamos muitos pacientes a lidarem com a doença, se recuperando e tendo uma vida feliz e produtiva.

Se você conhece alguém que precise de ajuda com a depressão, ou você mesmo seja essa pessoa, entre em contato conosco que nós iremos te ajudar também!