Clínica De Recuperação Em Minas Gerais

Clínica de recuperação em Minas Gerais

Se você mora no estado de Minas e precisa encontrar uma clínica de recuperação em Minas Gerais, este artigo pode te ajudar a encontrar e entender melhor sobre o que são as clínicas de recuperação.

Os números são cada vez mais crescentes de pessoas que buscam ajuda em uma clínica de recuperação ou que buscam ajuda para algum familiar.

Diante deste cenário, as clínicas estão cada vez mais se modernizando para atender cada paciente de acordo com seu diagnóstico e suas necessidades.

Se você está procurando por uma clínica de recuperação em Minas Gerais, não se preocupe, existem clínicas pelo país inteiro para te ajudar nesse momento tão importe.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre como encontrar uma clínica de recuperação em Minas Gerais adequada.

 

Por que procurar uma clínica de recuperação?

Todos sabemos que, a dependência química é um momento muito complicado na vida de qualquer pessoa.

Sabemos também que, conseguir sair do vício, seja do álcool ou qualquer outra dependência química, é muito complicado, principalmente quando a pessoa não recebe ajuda.

A dependência química deixa a pessoa completamente fora de seu controle natural, fazendo com o que ela tome atitudes que não tomaria antes, como:

  • Atitudes de agressão
  • Roubo dentro de sua própria casa
  • Faltar às aulas ou o deixar de ir trabalhar
  • Deixar de comer
  • Perder hábitos de higiene pessoal

 

Pensando nisso, as clínicas de recuperação buscam se especializar para tratar dessas pessoas, fazendo com que o paciente volte a ter sua vida como era antes do vício.

Sendo assim, se você está em busca de um tratamento em uma clínica de recuperação em Minas Gerais, você certamente encontrará ajuda e suporte necessário para você ou seu familiar.

 

Quando procurar uma clínica de recuperação?

Quando falamos em abuso de álcool e drogas, falamos de uma situação que é considerada um problema sério de saúde pública. As clínicas de recuperação recebem todos os meses várias pessoas procurando por ajuda.

Mas muitas vezes ainda ficam dúvidas, e uma delas é qual é o momento certo para procurar uma clínica de recuperação.

A dependência química existe em vários níveis. Na verdade, o início de tudo é quando a pessoa só consome essas substâncias por gostar das sensações que elas causam.

Após isso, a pessoa passa a consumir diariamente, mas consegue ficar um, dois ou três dias sem precisar consumir de novo.

Depois, chega a fase em que pessoa vira dependente, ou seja, não consegue ficar um dia sequer sem consumir a substância que lhe causou o vício, e caso fique sem consumir, começa a ter sintomas de abstinência.

Além de abstinência, a pessoa começa a ter atitudes anormais, como as citadas acima, como agressão e perda dos hábitos de higiene. Esse, pode ser o momento certo para buscar ajuda.

 

Como convencer um dependente de que ele precisa de ajuda

Quem convive com algum dependente químico sabe como é difícil manter esse tipo de diálogo, a fim de convencê-lo de que precisa de ajuda.

Encontrar uma clínica de recuperação em Minas Gerais ideal para um paciente resistente, pode ser um pouco difícil, mas ainda há esperança.

Os profissionais de saúde mental afirmam que é possível sim convencer alguém a procurar por tratamento em clínica de recuperação. Para isso, os profissionais recomendam algumas dicas, veja logo abaixo:

  • Sempre falar de forma calma, com respeito e com carinho.
  • Trate a pessoa normalmente, nunca como uma pessoa anormal, o que de fato ela não é.
  • Sempre toque no assunto no momento em que pessoa esteja sóbria, ou seja, sem os efeitos das substâncias químicas.
  • Se mostre preocupado com a saúde e com a vida da pessoa.
  • Mostre com carinho tudo o que a pessoa já perdeu devido ao vício.
  • Nunca demonstre julgamento, apenas preocupação.
  • Não force esse diálogo caso a pessoa não queira, espere pelo momento certo.
  • A pessoa certa para ter essa conversa com o dependente precisa ser alguém que ele ou ela confie e respeite.

O que fazer após convencer o dependente?

Convencer um paciente de aderir a um tratamento pode ou não ser uma tarefa difícil, dependendo do nível de resistência. Mas e agora, o que fazer depois que a pessoa aceitou o tratamento?

Bom, a parte mais difícil já foi, não é mesmo? Sendo assim, agora é a hora de procurar uma clínica de recuperação em Minas Gerais, caso você se encontre no estado.

Além de procurar com muita atenção uma clínica, você deve demonstrar o tempo todo que está ali para apoiar, e nunca para julgar. Demonstrar empatia é extremamente essencial nesses momentos.

Agora, se você é dependente e conseguiu tomar essa decisão sozinho, não pense duas vezes, procure rápido por uma clínica e por alguém que possa te apoiar.

É absolutamente comum sentir vergonha por buscar tratamento para dependência química, mas não sinta, muitas pessoas passam pela mesma situação que você, e você encontrará várias delas dentro da clínica.

 

Procurando pelo tratamento adequado para dependentes químicos

Encontrar uma clínica de recuperação em Minas Gerais não é uma tarefa difícil, procure com cautela pelo melhor e mais aconchegante lugar para que você ou seu familiar tenha uma melhor adesão ao tratamento.

O tratamento mais adequado e a clínica mais adequada, sempre serão aqueles que atendem de forma integral todas as necessidades do paciente, como as necessidades físicas, sociais e psicológicas.

A clínica de recuperação em Minas Gerais, deve conter uma equipe multidisciplinar para atender essas necessidades. Com médicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e entre outros.

Além disso, a clínica deve também ter programas de apoio aos familiares do dependente, pois eles também passam momentos difíceis devido a internação de seu parente querido, principalmente quando a relação é entre pais e filhos.

 

Conclusão

A clínica de recuperação, diferente do que muitas pessoas pensam, é um local que só fará bem para a saúde da pessoa que é dependente químico, fornecendo o conforto e ajuda necessária para auxiliar no abandono do vício.

Se você conhece alguém dependente químico, ou você é essa pessoa e está procurando por uma clínica de recuperação em Minas Gerais, não hesite nessa busca, salve a vida de alguém ou salve a você mesmo.