Clínica de Tratamento para Idosos

Clínica de Tratamento para Idosos

Ultimamente, houve uma considerável aumento de pesquisa sobre o tratamento da dependência química, concomitantemente, nunca se pesquisou tanto nas ferramentas de pesquisa na internet sobre clínica de tratamento para idosos.

Com o mundo moderno e as pessoas trabalhando cada vez mais, responsabilidade de ficar cuidando de algum ente querido por muito tempo foi sendo trocada por casas de repousos para idosos. Desta maneira, nós do Grupo Braços Abertos trouxemos este artigo para orientar pessoas que não conhecem o tipo de tratamento que certas instituições, mesmo que fazendo o tratamento da dependência química e alcoolismo, cuidam de pessoas idosas de uma maneira muito bem estruturada.

Os centros de intervenções para dependentes químicos, normalmente por possuírem uma equipe da área da saúde bem estruturada, que ajudam o dependente químico a se estruturar e, em tempo definido, a se reintegrar na sociedade. Porém, quando se trata de tratamento para idosos, a questão do cuidado é muito mais elaborada. E o Grupo Braços Abertos traz para vocês, o princípio de como funciona uma clínica de tratamento para idosos. Desta maneira, quando se pesquisar sobre qual o local para seu idoso, nós temos a solução.

 

Cuidados e Assistencialismo

Como citado anteriormente, as clínicas de recuperação para dependentes químicos, especialmente as comunidades terapêuticas, são centros com um território muito grande. São estruturalmente bem planejadas não apenas para atender os requisitos do dependente, mas sim, requisitos legais implícitos presentes na regulamentação da federação brasileira das comunidades Terapêuticas (FEBRACT). Sendo assim, além de possuírem infraestrutura adequada, possam normativos na área da saúde que devem ser seguidos e ao mesmo tempo, profissionais que atuam no ramo.

Essas casas de recuperação, ou comunidades terapêuticas popularmente chamadas de clínicas de recuperação, oferecem conforto, tratamento, responsabilidade, cuidados e assistencialismo 24hrs por dia e sete dias por semana. Tanto por parte da equipe de enfermagem local, como de monitoria de bem estar em geral dos pacientes.

Desta forma, se esses estabelecimentos, oferecem o tratamento para dependentes químicos, que particularmente são um dos grupos mais difíceis de realizar o tratamento, porque não gerar um espaço estrutural e adequado para receberem idosos para tratamento, descanso, e repouso dos mesmo? Por tanto, o boom nos mecanismos de pesquisas online. Justamente, mais e mais instituições que recebiam apenas dependentes químicos, hoje, dispõe de um leque de cuidados que não apenas foca no âmbito da dependência química e transtornos do comportamento adictivo individual, mas também de idosos.

 

O Tipo de Cuidado

O tipo de cuidados que a clínica de tratamento para idosos normalmente oferece, é justamente um boa alternativa à pessoas que dispõe de uma folga financeira para realizar este tipo de investimento. Sendo assim, diferenciarmos um pouco algumas das questões pertinentes sobre como é o tipo de cuidado em asilos, casa de repouso e cuidados ao idoso para uma compreensão mais enfática de como funcionam as clínicas de tratamento.

  1. Asilos
    Antes de se pensar sobre os asilos, têm-de se entender um pouco sobre a questão do termo asilo. Segundo o Dicio.com.br , a palavra asilo tem os seguintes significados: 1 – Lugar onde se está em segurança; 2 – Refúgio ou Abrigo (sem especificidade); 3 – Estabelecimento ou instituição de “Caridade” onde se abrigam crianças e idosos incapacitados ou desprovidos de validez.
    Além do mais, os asilos anteriormente eram locais onde qualquer tipo de pessoa que estava incapaz, poderia ficar durante um tempo até se tornar capaz. Porém os Asilos começaram a se tornar populares por serem locais onde as famílias que não tinham recursos suficientes ou de tempo disponível necessários para cuidados para com os idosos, deixavam-os nestes locais.
    Desta maneira, os asilos se tornaram marginalizados por justamente serem um dos locais onde tecnicamente os idosos eram “esquecidos” ou abandonados pelas famílias. Contudo atualmente há uma grande procura por asilos para idosos que não possuem família ou atendimento necessário para encarar os desafios da velhice.

  2. Casa de Repouso
    Unidades de cuidados especializados ou mais conhecidas popularmente como casas de repouso, normalmente são locais onde pessoas que necessitam de cuidados especiais são instituídas sem realmente necessitar de hospitalização ou de serem hospitalizadas. Sendo assim essas instituições podem acolher* os idosos de maneira a permanecerem com seus cuidados necessários durante um período pré-estabelecido (até a família se organizar ou viagens) ou, se a família preferir, até o final da vida.

 

A Faca e o Queijo na Mão

É nesse meio termo em que as instituições que cuidam dos dependentes químicos entram. Clínica de tratamento para idosos são exatamente esses tipos de instituições. Elas têm a faca e o queijo na mão para realizar cuidados específicos para dependentes químicos, e porque não para idosos?

Quando as famílias que necessitam de intervenção para cuidados de alguém que se ama, de maneira externa, normalmente busca-se por essas instituições. Com um custo benefício mais bem estruturado, é uma alternativa e ao mesmo tempo uma concorrência para as casas de repouso.

Portanto, hoje, muitas das instituições que realizam os cuidados para dependentes químicos, mesmo que com algumas comorbidades, também oferecem tratamento e assistencialismo para idosos que apresentem dificuldades diárias para lidarem com a velhice, ou que necessitem de cuidados especiais.

 

Exemplos de Amor e Carinho

Existem nessas instituições um conjunto de deveres e tarefas que normalmente os dependentes químicos que estão institucionalizados devem realizar diariamente. A rotina e a laborterapia fazem parte do tratamento para o indivíduo que sofre da doença do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas.

E normalmente como resultado do empenho dos pacientes que mais aderem ao tratamento, há uma distribuição de tarefas que exigem mais responsabilidades e é justamente aí que o idoso que está nestas instituições, entram.

Ajudar as instituições nos cuidados diários simples do idosos (alimentação, higiene e banho), mesmo com assistencialismo técnico local, é um meio importante para conciliar responsabilidade dos dependentes químicos e ao mesmo tempo cuidados com uma pessoa que necessita de assistencialismo local. Ao mesmo tempo é um meio muito importante de socialização entre ambos, e de valorização da pessoa idosa por parte de todos envolvidos no processo de tratamento.

Sendo assim, clínica de tratamento para idosos e grupo Braços Abertos dão as mãos nesta jornada de cuidado belíssima.