Você Sabia que Existe Clínica de Recuperação Para Esquizofrênicos?

Clínica de recuperação para esquizofrênicos

A esquizofrenia é uma doença crônica que acomete muitas pessoas, porém, tanto a doença como o seu tratamento em uma clínica de recuperação para esquizofrênicos, ainda não são muito abordados.

Apesar de ser uma doença psiquiátrica séria e que precisa de tratamento, ela é um pouco esquecida quando o assunto é saúde mental.

Dessa forma, é importante falarmos sobre a esquizofrenia, pois ainda há pessoas que não conhecem ou tem ideias completamente erradas sobre o que é esta doença.

Neste artigo, você irá entender mais sobre a esquizofrenia, como ela pode ser tratada e saber mais sobre a clínica de recuperação para esquizofrênicos.

O que é a esquizofrenia?

A esquizofrenia é uma doença que acomete principalmente as funções psíquicas das pessoas, ou seja, é tratada como uma doença psiquiátrica.

A esquizofrenia é muito confundida com doenças que afetam a personalidade do indivíduo, porém, ela é completamente diferente do que as pessoas imaginam.

Esse transtorno psiquiátrico afeta principalmente as funções cerebrais, fazendo com que o esquizofrênico perca a noção do que é real e o que não é, que são as famosas alucinações.

Essa doença, por muitos anos, foi tratada com uma espécie de loucura, e os esquizofrênicos eram internados em sanatórios, atitude que, atualmente, já não existem mais devido a evolução das pesquisas sobre a esquizofrenia.

Esse problema é crônico e não tem cura, mas isso não quer dizer que o esquizofrênico não possa ter uma vida normal. Há tratamentos, e uma clínica de recuperação para esquizofrênicos é uma ótima opção.

 

Sintomas da esquizofrenia

Esse transtorno, começa a apresentar seus sinais muito cedo, em mulheres, normalmente os sintomas começam a partir dos 30 anos. Nos homens, os sintomas aparecem um pouco mais cedo, entre 15 e 20 anos aproximadamente.

É muito raro existir crianças esquizofrênicas, mas não impossível. Assim como é raro adultos começarem a apresentar os sintomas com mais de 49 anos.

Os principais sintomas característicos da esquizofrenia são:

  • Alucinações
  • Delírios
  • Pensamentos confusos
  • Disfunção motora

 

As alucinações mais comuns, são escutar vozes que não existem e ver “coisas” que não existem. Já os delírios, são as famosas paranoias, onde a pessoa acha que está sendo perseguida, por exemplo.

Os pensamentos confusos são muito percebidos na fala, onde a pessoa não organiza os pensamentos e não possui nexo em sua fala. E a falta de habilidade motora reflete muito na dificuldade em fazer mínimas tarefas.

Causas da esquizofrenia

As causas exatas da esquizofrenia ainda não são exatas, mas existem alguns fatores de risco que favorecem o aparecimento desse transtorno.

O fator genético é um dos fatores que se destacam para a esquizofrenia, ou seja, se você tem parentes de primeiro grau com esquizofrenia, as chances de um dia você apresentar os sintomas são consideráveis.

Além disso, algumas situações podem colaborar para o aparecimento da doença, como traumas muito grandes e depressão pós parto.

Alguns estudos dizem também que, pessoas que realizam exames por imagem com muita frequência, como ressonância e tomografia, podem ter o risco de apresentarem algumas alterações cerebrais. Porém isso ainda está em pesquisa.

Como é o tratamento para a esquizofrenia?

O tratamento da esquizofrenia tem evoluído muito de acordo com a melhor percepção da doença pelas pessoas e pelos profissionais.

Assim como o tratamento farmacológico, o tratamento terapêutico também é muito importante e tem influência significativa na melhora do paciente.

A clínica de recuperação para esquizofrênicos possui toda estrutura para atender os pacientes, trabalhando com terapias individualizadas, visando a necessidade de cada pessoa.

Quanto mais cedo o tratamento iniciar, melhores serão as chances da redução dos sintomas para que o paciente possa viver sua vida normalmente.

Além disso, atividades interativas também fazem parte do tratamento nas clínicas de recuperação para esquizofrênicos, como atividades em grupo incluindo jogos, oficinas e terapias.

Atividades que podem estimular o sistema cognitivo do paciente também são priorizadas.

 

Quando procurar uma clínica para esquizofrênicos?

Uma pessoa com esquizofrenia precisa de tratamentos específicos e, assim como o diagnóstico deve ser feito apenas por profissionais de saúde mental, a indicação de uma clínica de recuperação para esquizofrênicos, também.

Normalmente, a indicação para uma clínica de recuperação para esquizofrênicos acontece quando o indivíduo apresenta ideias como:

  • Suicídio
  • Atitudes agressivas
  • Escuta de vozes
  • Ideias homicidas
  • Abuso de álcool e drogas

 

Uso de álcool e drogas por pessoas esquizofrênicas

Normalmente, não é comum o uso de álcool e drogas por pessoas esquizofrênicas, porém, quando são usados, podem causar efeitos muito perigosos para a pessoa.

Substâncias químicas causam efeitos alucinógenos naturalmente, além de efeitos nas funções motoras e cognitivas. Quando são associados à esquizofrenia que também causa esses efeitos, potencializa todos os sintomas.

Nesses casos, a procura por uma clínica de recuperação para esquizofrênicos é essencial para promover a terapia necessária contra a dependência química, assim como para amenizar todos os sintomas.

Além disso, pessoas que ainda não apresentaram sintomas esquizofrênicos e ainda sim tem histórico de esquizofrenia dentro da família, devem se atentar para o uso de álcool e drogas, pois não é seguro.

 

A importância da clínica de recuperação para esquizofrênicos

Uma clínica de recuperação para esquizofrênicos possui profissionais que são exclusivamente capacitados para lidar com os pacientes que possuem esse transtorno psiquiátrico.

Dessa forma, se torna uma das opções mais viáveis para o tratamento contra os sintomas da esquizofrenia, para que a pessoa volte a ter uma vida comum.

Além disso, a adesão ao tratamento em uma clínica mais especializada, favorece para que o paciente supere as atitudes de isolamento social, que também é um sintoma frequente da doença.

Isso, porque na clínica de recuperação para esquizofrênicos, existem muitas atividades em grupo para facilitar o comportamento social.

Além desse sintoma relacionado às relações sociais, o paciente pode apresentar também sinais como:

 

  • Isolamento da família
  • Falta de motivação para a vida
  • Caída no desempenho nos estudos e no trabalho
  • Problemas com o sono
  • Mau humor frequente

Conclusão

Agora, você já sabe o que é a esquizofrenia e a importância de um tratamento adequado, principalmente a importante de uma clínica de recuperação para esquizofrênicos.

Saúde mental importa, sendo assim, não deixe de procurar tratamento caso tenha se identificado com os sintomas ou caso você conheça alguém que tenha