O tratamento de dependência química pode ser realizado de diversas formas atualmente. Mas você sabia que apesar de uma vasta gama de recursos terapêuticos, muitas pessoas deixam a doença evoluir a um ponto crítico?
Existem diversas maneiras de tratar a dependência química, o problema é que essa é uma doença ardilosa e que atrai outros problemas para dentro de casa, como a dependência por exemplo.
A codependência é uma doença que impede que o tratamento de pacientes dependentes químicos aconteça por conta da maneira que a família lida com todo o problema.
Muitas vezes, por mais que o usuário demande tratamento, a família não consegue viabilizar a internação por medo, insegurança ou pela falsa crença do que realmente é doença da dependência química. Continue a leitura e surpreenda-se!
O que é dependência química?
A dependência química é uma doença incurável, progressiva e fatal. Onde há um uso compulsivo e obsessivo de certa substância ao ponto de se somarem prejuízos em todas as esferas do usuário.
Como temos um processo natural de tolerância ao uso de uma substância, o corpo tende a se acostumar com as doses e, com certa frequência, aumentá-las.
Assim, o dependente entra em um ciclo sem fim! Onde necessita de mais droga para ter o mesmo prazer de antes, que no futuro demandará mais droga e assim por diante.
Por isso, que ao se tornar dependente químico, se a pessoa não realizar um tratamento, pode ter prejuízos imensuráveis como o desenvolvimento de outras doenças como depressão, TAG e TAB. Além de institucionalização em presídios e outras instituições psiquiátricas.
O que um dependente químico é capaz de fazer
Recorrer ao tratamento da dependência química é uma forma de evitar com que a doença evolua e o usuário cometa insanidades. “Vocês não sabem do que somos capazes de fazer quando precisamos da droga”, Renan Rugolo Ré em matéria para o LP Informativo.
Uma pessoa que começa a usar drogas, ao longo do processo da dependência pode:
- mentir e manipular pessoas para usar mais
- corromper os próprios princípios
- cometer insanidades ou atrocidades
- cometer crimes para obter recursos e usar
- adiquirir ISTS (Infecções Sexualmente Transmissíveis) por conta de sexo sem proteção
- desenvolver AIDS
Além disso, uma pesquisa revela que, 1 em cada 4 presos é dependente químico. E que essas pessoas foram presas por conta de delitos relacionados ao abuso crônico de CRACK.
Qual o melhor tratamento para dependentes químicos
O melhor tratamento para dependentes químicos é aquele que a pessoa tem sucesso no recurso terapêutico. Por exemplo, não são todas as pessoas que precisam de internação!
Existem pessoas, que por mais que tenham o diagnóstico de dependência química conseguem realizar o tratamento em casa. Mesmo passando periodicamente com médicos, psicólogos e tomando as devidas medicações.
Se para essas pessoas o tratamento está sendo eficiente e o usuário não recai na substância, é eficaz o recurso terapêutico.
Contudo, se a pessoa mesmo tomando medicação ainda recai no uso da droga, é porque o tratamento está sendo ineficiente. Sendo assim, a família deve buscar outras formas de tratar esse paciente.
Como tratar das drogas pelo SUS
Para realizar o tratamento da dependência química de graça, você pode se dirigir aos postos de saúde do seu município ou aos CAPS e CAPS-AD locais.
Esses Centros de Atenção Psicossocial, podem ajudar imensamente no diagnóstico e tratamento para a dependência química. Veja quais são os profissionais do CAPS:
- assistentes sociais;
- psicólogos;
- enfermeiro padrão;
- terapeuta ocupacional;
- médico psiquiatra.
Além do mais, em casos crônicos da doença, é realizado um encaminhamento para outras unidades de terapia intensiva do SUS, como CTS (Comunidades Terapêuticas) e hospitais psiquiátricos.
Contudo, o tratamento no SUS pode ser demorado, por conta de filas de espera. Mas, caso a família possua recursos, o tratamento para dependentes de drogas e alcoólatras pode ser feito no Grupo Braços Abertos.
Tratamento para dependência química privado
O tratamento para a dependência química pode ser realizado em três locais privados. Sendo os hospitais psiquiátricos, as clínicas de recuperação e as comunidades terapêuticas. Seja através de recursos financeiros ou via convênio médico.
O que são comunidades terapêuticas?
São comunidades onde um conjunto de pessoas unem esforços para realizar o tratamento da dependência química e do alcoolismo. As comunidades terapêuticas são similares a fazendas e sítios, mas são eficientes no tratamento.
Mesmo assim, têm uma abordagem baseada em grupo e participativa para pessoas que precisam de um assistencialismo de longo prazo, mas com um quadro mais leve.
O que são hospitais psiquiátricos?
Os hospitais psiquiátricos são hospitais que fazem o tratamento de doenças mentais ou de transtornos crônicos da mente. Diferentemente das clínicas, são locais fechados e com delimitações bem específicas.
Eles ficaram famosos pelos maus-tratos nas décadas de 60 à 80. Mas com a luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica no Brasil, os Manicômios se transformaram em locais de tratamento e referência na assistência a doentes mentais.
Clínica de recuperação química em São Roque
As clínicas de recuperação química em São Roque são locais especializados no tratamento de pacientes usuários de drogas e doentes mentais leves portadores de TAB, TAB e esquizofrenia.
No Grupo Braços Abertos o paciente conta com:
- 4 refeições diárias;
- acompanhamento médico;
- acompanhamento psicológico;
- equipe administrativa;
- equipe de monitoria;
- terapeutas ocupacionais;
- enfermeiro padrão;
- nutricionista.
Como se livrar da dependência química?
Para se livrar da adição é preciso realizar um tratamento de dependência química adequada. Escolher o tipo de recurso terapêutico correto é uma forma de promover cuidados e amor a quem precisa.
Entre em contato com um de nossos representantes do Grupo Braços Abertos e cuide de quem você ama!
FAQ – Tratamento para a dependência química
- Quais são os remédios utilizados no tratamento de dependência química?
Depende do tipo de droga que o usuário usa. Quanto maior for a fissura pela substância, maior a ansiedade e consequentemente as doses de ansiolíticos. - Quem são os profissionais envolvidos no recurso terapêutico para dependência?
Os profissionais que tratam os usuários de drogas são: médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais. - O que é TCC?
TCC é a abreviação para Terapia Cognitivo Comportamental - Onde encontrar uma clínica de recuperação barata para dependente químico?