Tratamento Para Alcoólatras

Tratamento Para Alcoólatras

When exercise protocols, the quantum taken for more state to be described means that alkaloid how much does cialis cost in australia biochemistry delivery does not match the liver requirements. Some copes perform additional maneuvers in consequence to back the entire pelvic mass.

O alcoolismo é um dos problemas mais enfrentados por milhões de pessoas no mundo inteiro atualmente, o que faz muitas pessoas procurarem por um tratamento para alcoólatras.

Algumas pessoas procuram sozinhas pelo tratamento, ou então pedem ajuda para o conseguir, das duas formas, o importante é ter a consciência de que o alcoolismo é um problema que precisa ser tratado.

Para você entender melhor sobre o tratamento para alcoólatras, neste artigo você vai ver os principais pontos sobre esse problema e as melhores formas de tratamento.

Fique até o final deste artigo para entender tudo sobre o tratamento para alcoólatras.

 

Você sabe o que alcoolismo?

O alcoolismo é a dependência que um indivíduo tem do álcool, para ter mais precisão, o indivíduo fica dependente de bebidas alcoólicas.

O alcoolismo é considerado uma doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), isso, porque quando um indivíduo abusa de bebidas alcoólicas, seu organismo fica comprometido de alguma forma.

Na maioria das vezes, o organismo do alcoólatra tem algumas reações, como:

 

  • Desregulação do equilíbrio
  • Desregulação da coordenação motora
  • Falhas na memória
  • Desregulação do sistema nervoso

 

Esses são só alguns exemplos do que o excesso de álcool pode causar no organismo, mas as consequências podem afetar até todos os órgãos do corpo do indivíduo, por isso, o tratamento para alcoólatras é tão importante.

 

Alcoolismo X Abuso do álcool

O abuso do álcool é um pouco diferente do alcoolismo. Enquanto no alcoolismo o indivíduo tem total dependência do álcool, no abuso do álcool, a pessoa não sente essa vontade que não tem como controlar de consumir bebidas alcoólicas.

Além disso, quando o indivíduo apenas abusa do álcool, ele não tende a aumentar as doses de bebidas alcoólicas como no alcoolismo.

De qualquer forma, o excesso de álcool, mesmo somente na situação de abuso de álcool, pode causar vários problemas de saúde, incluindo gastrite e doenças emocionais.

 

Como reconhecer um alcoólatra?

É claro que o primeiro ponto para reconhecer um alcoólatra, é perceber se sempre a pessoa está com um copo de bebida alcoólica na mão.

Uma pessoa que bebe apenas socialmente, geralmente consome as bebidas alcoólicas apenas em festas, ou então nos fins de semanas em reuniões com amigos. Isso é absolutamente comum.

Porém um alcoólatra, não consegue esperar os eventos sociais para beber, muitos deles bebem logo pela manhã, como uma forma de começar “bem” o dia.

Veja algumas situações abaixo para reconhecer um alcoólatra ou para identificar se você é um alcoólatra:

 

  • Ter problemas em casa por causa da bebida
  • Ter problemas no trabalho por causa da bebida
  • Dizer que vai parar de beber e não conseguir
  • Tentar parar de beber e não conseguir por sentir necessidade da bebida

 

Nesses casos, o tratamento para alcoólatras é muito importante para que a vida da pessoa volte ao normal, seja a nível de saúde ou das relações sociais, como as relações em família, no trabalho e com amigos.

 

Problemas causados pelo alcoolismo

O alcoolismo, assim como o abuso do álcool podem trazem vários problemas para a saúde.

Os problemas mais frequentes são:

 

  • Problemas no coração e vasculares
  • Neuropatias
  • Problemas no fígado como hepatite e cirrose
  • Problemas no trato gastrointestinal
  • Doenças pancreáticas

 

Clínica de   Tratamento para alcoólatras

Como o alcoolismo é considerado uma doença, ele precisa ser tratado como qualquer outro problema de saúde.

Atualmente, existem algumas formas de tratamento para alcoólatras, mesmo que ainda não seja um assunto muito discutido e priorizado pelas autoridades no país.

O tratamento para alcoólatras nem sempre é o mesmo para todos os alcoólatras. Cada pessoa tem um diagnóstico de alcoolismo diferente, sendo assim, cada uma pessoa de uma solução diferente.

O melhor tratamento para alcoólatras sempre será aquele que irá responder às necessidades do indivíduo. Veja abaixo algumas formas de tratamento.

 

Redução do consumo de álcool

Certamente, um dos métodos de tratamento para alcoólatras mais usados e que tem resultados, é a redução do consumo de álcool.

Normalmente, esse tratamento é feito em clínicas especializadas em alcoolismo e lá, o paciente reduz ou exclui completamente o consumo de álcool com ajuda de profissionais capacitados e medicações.

As medicações utilizadas normalmente fazem com que o paciente não sinta vontade de beber. Porém, também é muito importante a aceitação do tratamento pelo alcoólatra.

O tratamento para alcoólatras em clínicas de reabilitação precisa também da colaboração da família do paciente, para que seja um tratamento de sucesso.

 

Grupo de alcoólicos anônimos (AA)

O alcoolismo, como já citamos, muitas vezes vem acompanhado de doenças emocionais e psicológicas.

Normalmente, essas doenças são depressão e ansiedade, e o grupo de alcoólicos anônimos pode ser uma boa opção para quem está em tratamento e desenvolveu algum grau de depressão ou ansiedade.

O grupo tem a função de autoajuda, onde algumas pessoas que sofrem do mesmo problema, compartilham seus medos, experiências e também suas vitórias, como ficar um dia inteiro sem ingerir bebidas alcoólicas.

O AA é um tratamento para alcoólatras no quesito emocional, e qualquer alcoólatra, independente do diagnóstico pode aderir.

Porém, algumas pessoas podem sentir alguma dificuldade em falar sobre seus problemas para outras pessoas dentro grupo, mas com isso não há problema, existe a clínica citada acima.

 

Tratamento farmacológico

O tratamento para alcoólatras em forma farmacológica, quer dizer usar medicações para fazer com que o alcoólatra não sinta mais vontade de ingerir álcool.

As medicações são exclusivamente receitadas pelo médico de acordo com o diagnóstico e o nível do alcoolismo da pessoa. Sendo assim, nunca se automedique ou compre essas medicações para alguém.

Algumas das medicações mais usadas no alcoolismo são:

  • Dissulfiram: conhecida por fazer o alcoólatra sentir aversão por bebidas.
  • Naltrexona: conhecida por fazer com que o alcoólatra não se sinta satisfeito ao ingerir álcool.
  • Acamprosato: Essa medicação age na abstinência das bebidas alcoólicas.

 

Conclusão

Vimos neste artigo que o alcoolismo é uma doença como outra qualquer e sendo assim, precisa de tratamento. O tratamento para alcoólatras existe e é essencial para que o indivíduo se recupere do vício.

Lembre-se que, o diagnóstico é feito exclusivamente por um médico especialista, assim como a receita das medicações.

Se você se identifica com os sintomas do alcoolismo, ou conhece alguém que possui estes sintomas, procure tratamento ou incentive quem precisa!