Sinais de dependente químico em casa
Irritabilidade, fúria, sair sem avisar, ansiedade, brigas sem razão, perda ou ganho de peso sem motivo algum, aparência desleixada e pedir dinheiro com recorrência ou até mesmo roubar podem ser sinais de dependente químico em casa. Leia esse artigo do Grupo Braços Abertos e Ache Aqui Clínicas para saber se você convive com um usuário de drogas dentro da sua casa.
A adolescência é a fase da vida onde a ousadia e a vontade de descobrir o que é novo simplesmente aparecem. É nesta fase que infelizmente alguns dos adolescentes começam a utilizar as substâncias psicoativas. Uma pesquisa apresentada pelo jornal O Globo demonstrou que em torno de 55,5% dos adolescentes já experimentaram álcool antes mesmo de completar 18 anos.
A taxa do grupo que consome drogas ilícitas como maconha, crack e cocaína está em 9% contra os 7,3% apresentados em 2012. Concomitantemente 33,8% dos individuos, independente de gênero, relataram a pratica do sexo sem preservativo. (Fonte: IBGE)
Uma palestra realizada por gestores em saúde pública sobre os riscos à saúde oriundos do consumo de drogas, no edital do Governo do Estado do Pará, apresentou que é na adolescência que se constrói atitudes para uma vida adulta. Esses hábitos como: mediar situações de conflito de maneira errada; mentir; enganar a si mesmo e ao outros; comprometer o caráter em prol a benefícios próprios; desleixo; atitudes que façam mal aos outros, pode se tornar rotina e ser praticada sem peso na consciência na fase adulta.
Além do mais, Ulisses Lima, um dos palestrantes, salientou que o mundo das drogas é uma escolha individual. “Mesmo que alguém influencie os você a consumir as substâncias psicoativas, se você tiver cabeça e saber que aquilo não presta, você tem a opção em dizer não às drogas.”
Essa é uma tecla que a Fundação Mundo Sem Drogas bate com recorrência. Na campanha, diversos adolescentes são iludidos pelas drogas, seja porque um amigo ofereceu ou falou sobre. Todos que aceitaram consumir e pagaram um alto preço. Ao final da campanha é dito “They lied” ― eles mentiram ― então, Diga Não às Drogas.
Sinais comportamentais e físicos quando uma pessoa começa a se tornar dependente químico
Por mais que pais eduquem seus filhos com valores, com o consumo de drogas isso pode mudar, deste modo confira os sinais comportamentais e físicos quando uma pessoa começa a se tornar dependente químico. Por mais que tenhamos citado os adolescentes, já que estes estão sujeitos a consumir justamente pela fase em que estão, todos os membros da família estão sujeitos a se tornarem usuários crônicos de substâncias psicoativas..
O uso de narcóticos tem o poder de criar dependência química, física e psicológica no indivíduo, e por conta de diversos fatores, pode levar à morte. Assim, o consumo de drogas tende a mudar a maneira como o indivíduo pensa e se relaciona com o ambiente e a sociedade. Por conta deste motivo, descubra através dos sinais de dependente químico em casa e veja se a tabela a seguir o ajuda a descobrir se você alguém da sua casa tem problemas com drogas.
Lembrando que por mais que uma droga tenha um padrão de sintoma no indivíduo, cada pessoa pode apresentar comportamentos diferentes em decorrência da substância psicoativa. Confira algumas curiosidades sobre as mudanças físicas e comportamentais do indivíduo.
-
Perda ou ganho de peso
São comuns dependendo da droga escolhida e a pessoa pode rapidamente perder ou ganhar peso. Em alguns casos, quando se faz uso de crack assiduamente, pode-se perder até 1kg por dia. Uma pesquisa aponta que a maioria dos usuários de crack estão desnutridos.
-
Palidez
Algumas substâncias como o álcool, crack e a cocaína tiram o apetite e deixam o indivíduo com um aspecto de pálido como se estivesse doente.
-
Humor Alterado
Mesmo sob efeito ou na falta da substância, por ser um componente que altera a química cerebral, há uma alteração do humor. Sinais de dependente químico em casa podem ser apresentados quando alguém está sempre irritado ou desligado.
-
Comportamentos inadequados
Com o humor alterado é comum que as pessoas se comportem de forma estranha, atípica ou apática ao meio familiar. Isolar-se, sair de casa tarde, contrariar regras, mentir, responder os pais de maneira grosseira, brigar ou até mesmo em casos mais severos, bater em alguém pode acontecer.
-
Egoísmo
Defender o uso é o foco do usuário de drogas. Se a pessoa deixa as aspirações da vida de lado para consumir algo, sempre irá defender o uso e criar os motivos para justificá-lo através de uma conduta egoísta.
-
Desleixo com a Aparência
Quem pensa em droga não liga para aparência. Falta de banho e de cuidados com a aparência são comuns nos usuários de álcool, maconha, cocaína e crack. É um ciclo vicioso da droga, onde as prioridades são o uso e não semblante, fisionomia ou visual. Um dos sinais de dependente químico em casa mais comuns é o desleixo.
-
Irresponsabilidade
Ao ponto que a droga vai consumindo a pessoa, a vida vai ficando de lado. Escola, trabalho, tarefas de casa, compromissos com os outros e deveres para consigo mesmo são totalmente esquecidos. Até mesmo a questão de honrar compromissos financeiros acabam sendo colocados como segunda opção,
-
Pegar dinheiro com frequência ou roubar
Aqui outro sinal de dependente químico em casa, pegar dinheiro e não devolver, pedir os mesmos valores de dinheiro emprestado sempre ou, em casos crônicos de fissura da substância, roubar.
Problemas familiares por conta de um dependente químico
Com toda essa maré de problemas acontecendo com a pessoa que usa drogas, é lógico que os problemas familiares por conta de um dependente químico em casa seriam comuns. Brigas recorrentes por conta de assuntos financeiros, boletim escolar, faltas na escola ou faculdade. Além de discussões sobre o círculo de amigos, frequência nos bares e outros também podem acontecer.
Esses sinais comportamentais e físicos quando uma pessoa começa a se tornar dependente químico devem ser observados pelos familiares com um único intuito, acolher e tratar a pessoa. Realizar uma reunião familiar para ajudar o indivíduo é necessário para estancar esse processo de uso e distanciá-lo da substância.
Existe uma forma simples em como um dependente químico pode mudar sua realidade, através do recurso terapêutico. O mesmo pode ser realizado via tratamento medicamentoso e assistência psicológica com profissionais da saúde mental e apoio familiar. Contudo, para pessoas que não conseguem parar de usar, recorrer ao Grupo Braços Abertos é uma opção que salvará a vida do seu ente querido.