Saiba O Que é Clínica De Recuperação Involuntária

Clínica de recuperação involuntária

Pessoas que tem níveis de dependência química em um estado muito grave, raramente conseguem perceber que precisam de ajuda. Por isso, existe a clínica de recuperação involuntária.

Se você conhece alguém, ou tem alguém muito próximo em sua família que é dependente químico e não aceita ajuda, este artigo vai te auxiliar em como proceder para ajudar essa pessoa.

Decidir internar uma pessoa da família em uma clínica de recuperação involuntária, diferente do que muitas pessoas pensam, não é uma atitude ruim, pelo contrário, esta atitude pode ajudar a salvar uma vida!

Fique atento neste artigo até o final para saber tudo sobre a internação involuntária e como isso pode ajudar muito o seu familiar.

 

O que é dependência química?

Antes de mais nada, saber o que é dependência química e saber identificar um dependente químico é essencial para quem tem ou para quem vive com alguém com essas características.

A dependência química afeta pessoas das mais variadas idades, sexo, etnia e classes sociais no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Resumidamente, uma pessoa é dependente químico, quando ela não tem mais o controle sobre o consumo de certa substância e passa a depender dela para que se sinta bem durante o seu dia.

Porém, essa falta de controle faz com que a pessoa perca o controle sobre tudo a sua volta, causando vários problemas, inclusive problemas de relacionamentos sociais.

Como o dependente não tem o controle sobre o consumo da substância e depende dela para sentir-se bem, quando ele não usa mais a substância, ele começa a sentir a famosa abstinência.

 

Sintomas da abstinência

Antes de falar sobre os sintomas da abstinência, vamos primeiro entender o que é esse efeito tão falado entre as pessoas que possuem algum tipo de dependência química.

A abstinência é basicamente quando você se abstém do uso de alguma substância, ou seja, quando você para de consumir o composto químico que faz a pessoa ser um dependente.

Dessa forma, quando uma dependente para de consumir as drogas ou as bebidas alcoólicas que os viciam, ele acaba entrando em abstinência e tem algumas reações, como:

  • Náuseas e vômitos
  • Alucinações e convulsões
  • Ansiedade e depressão
  • Cansaço excessivo
  • Suor excessivo
  • Reações de agressividade
  • Alterações constantes de humor
  • Distúrbios alimentares como anorexia e bulimia
  • Irritabilidade
  • Tremores
  • Alterações no raciocínio
  • Dois extremos da fome (muita fome ou perda total do apetite)

 

Consequências da abstinência

Agora que você já sabe o que é abstinência e seus sintomas, já tem como imaginar o porquê de os dependentes não conseguirem ficar sem consumir a substância química.

Sendo assim, para que esses sintomas melhorem, a única forma é voltar a ingerir drogas ou bebidas alcoólicas e, dessa forma, isso vira um ciclo que nunca acaba, fazendo com a pessoa perca todo controle.

Geralmente, essas pessoas não querem ajuda, principalmente aquelas que estão em um nível grave de dependência. Por isso, a família vê a necessidade de internação em uma clínica de recuperação involuntária.

A clínica de recuperação involuntária não é o que você pensa, ela pode ser a única saída, já que o dependente químico, na maioria das vezes não reconhece que precisa de tratamento.

 

O que é uma clínica de recuperação involuntária?

A palavra “involuntária” muitas vezes gera um desconforto quando é lida ou falada em algum lugar, mas para esse caso, pode ser uma solução para salvar uma vida.

É grande o número de pessoas que sofrem com a dependência química e não procuram tratamento, tornando seu convívio social e familiar pior a cada dia que passa.

Os efeitos que a dependência química causa, mais os efeitos da abstinência podem causar grandes problemas, não só para o dependente, mas para todas as pessoas que o cercam, fazendo com que essas pessoas também sofram.

Sendo assim, uma clínica de recuperação involuntária recebe pedidos de familiares desesperados para ajudar a pessoa que é dependente, dando todo o suporte necessário para família que está pedindo pela internação.

A clínica de recuperação involuntária, de início, não é aceita de bom grado pelo paciente. Porém, com o tempo, os profissionais capacitados vão trabalhar duro para que o paciente tenha a consciência de que ele precisa da ajuda.

A internação involuntária é permitida?

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a internação involuntária de dependentes químicos, é uma questão muito comum que ainda causa muitas discussões.

Porém, está permitido por lei que, apenas parentes, que tenham ligações diretas com o paciente, podem internar o seu familiar dependente em uma clínica de recuperação involuntária.

Somente há pouco tempo, em 2012, foi sancionada a lei federal 10.2016 em 6/04/2012, permitindo a internação involuntária de seu familiar, com o intuito de salvar vidas, já que o dependente não tem condições de responder por si.

É claro que, quando a internação é por livre e espontânea vontade, o tratamento corre de maneira muito mais rápida.

Porém, é muito mais lógico recorrer a uma clínica de recuperação involuntária e salvar a vida do seu ente querido, do que apenas respeitar a vontade dele e deixá-lo ter atitudes que podem custar sua vida.

O tratamento em uma clínica de recuperação involuntária

Como já vimos, a adesão ao tratamento em uma clínica de recuperação involuntária pode ser muito difícil, pelo fato de o paciente não reconhecer que precisa urgentemente de ajuda.

Sendo assim, a clínica de recuperação involuntária já está devidamente preparada para a resistência do paciente.

Os profissionais trabalham com técnicas atualizadas, focando sempre no bem estar físico e psicológico do paciente, para garantir a melhor adesão ao tratamento.

As terapias são o principal foco do tratamento, para que o paciente reconheça a real necessidade de ajuda.

Além disso, a clínica de recuperação involuntária busca o paciente na residência, com a autorização da família, levando o paciente sem o próprio consentimento.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é uma clínica de recuperação involuntária e que é permitida sim a internação do paciente mesmo sem o seu consentimento, não hesite em ajudar seu familiar.

Nesse momento considerado tão delicado, o mais importante é ajudar salvar a vida de alguém.