Remédio que combate a vontade de usar drogas existe?

Remédio que combate a vontade de usar drogas

É comum entre nós brasileiros, quando estamos com alguma pequena dor, resfriado ou machucado, nos automedicarmos. Seria ótimo se cada dor, ferimento ou enfermidade fosse curada com um medicamento de fácil acesso, como um comprimido para dor de cabeça, por exemplo. Mas será que existe um remédio que combate a vontade de usar drogas? É o que você vai descobrir lendo este artigo!

Antes de qualquer coisa, é bom destacar que automedicação pode ser algo perigoso se você não souber o que está fazendo. Ainda mais para problemas que você não tem certeza da causa. Até mesmo uma “simples” dor de cabeça pode ser complexa de se identificar o real motivo.

Por exemplo, uma dor de cabeça pode ser reflexo de hipertensão (pressão alta), problemas de visão, ou simplesmente cansaço. Entre muitas outras causas. Por isso é bom evitar, sempre que possível, a automedicação.

Citamos o exemplo da dor de cabeça, mas falando da vontade de usar drogas, ou dependência química, a regra é a mesma. Ou melhor, é mais rígida ainda! Nada de automedicação. Até porque, se formos analisar, o remédio é uma droga que também pode causar dependência se não for usado de forma correta.

E quando falamos em vontade de usar drogas, estamos falando de uma vontade quase que incontrolável. Ou seja, um dependente químico de fato. E a dependência química é uma doença crônica. O que significa que não possui cura. E além disso, uma doença um tanto quanto complexa. Mas que, apesar disso, possui um tratamento o qual quem se submete a ele de forma correta, consegue ter uma vida normal, longe das drogas e de todo o mal que elas causam.

Mas e o remédio que combate a vontade de usar drogas?

Voltando a falar agora sobre o remédio que combate a vontade de usar drogas. Será que ele realmente existe? E a resposta é sim!

Mas calma, não se trata de um remédio que você toma hoje e amanhã não sente mais vontade de usar drogas como que num passe de mágica. Isso não existe!

O que acontece é que, durante o tratamento da dependência química que deve ser feito na clínica de reabilitação, o médico pode receitar alguns remédios para aliviar os sintomas da abstinência. Mas não quer dizer que eles por si próprios vão resolver o problema da dependência química.

O remédio que combate a vontade de usar drogas funciona com um “instrumento” dos vários que devem ser usados para combater a dependência química.

A dependência química é um problema complexo, como já falamos aqui. Ela não é apenas um vício. É uma doença com danos progressivos que pode levar até à morte, caso não seja tratada da forma correta e o mais depressa possível.

E o tratamento é tanto psicológico quanto físico, sendo que a dependência química atinge os aspectos físico, mental, emocional, espiritual e social.

Para concluir, se você tem problemas com a dependência química, ou conhece alguém que tenha, a melhor maneira de resolver é procurando uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Lá também pode ser receitado algum remédio que combate a vontade de usar droga, mas o tratamento vai muito além disso.

Para saber mais, entre em contato com o Grupo Braços Abertos. Nós estamos sempre prontos para ajudar!