Dependência Química

Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico

Cada usuário é diferente mesmo com um mesmo diagnóstico clínico, contudo quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico está atrelado ao tipo de narcótico de escolha e a frequência com que se recorre ao consumo. Por conta disso, nós do Grupo Braços Abertos iremos trazer as drogas mais populares no Brasil e seu processo de desintoxicação.

Muitos tentam parar e não conseguem, justamente porque estão presos na rotina de uso da substância. Quanto menos tempo limpo, mais a substância fica presente no organismo e mais demorado é o processo de desintoxicação, justamente porque quando o corpo tenta eliminar a substância o usuário cede a fissura da droga.

Por fatores como estes que as clínicas de recuperação, hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas existem, justamente para que o dependente tenha a chance de ficar em abstinência, assistido e provido de recursos que sustentem o quadro de recuperação.

Além do mais, a droga de escolha influencia drasticamente no comportamento de abstinência e na ansiedade do paciente. Irritabilidade, ansiedade crônica e comportamentos irredutíveis podem ser comuns em pessoas que estão em processo de desintoxicação. Por conta de motivos como estes que iremos explorar no universo das drogas os fatores que impedem um paciente de se recuperar.

O processo de desintoxicação para cada tipo de substância

Cada caso é um caso e isso citamos anteriormente,mas cada droga é um caso também. O processo de desintoxicação para cada tipo de substância está atrelado à maneira como cada uma delas atua no SNC (Sistema Nervoso Central). Seja deprimindo, estimulando e perturbando-o intensamente de um modo sem fim, as drogas também são capazes de alterar a percepção da realidade.

Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico deve ser observado pela quantidade de substância ingerida e o processo natural de tolerância do organismo, que faz com que a pessoa use cada vez mais para sentir a mesma sensação inicial.

Álcool

Com alcoolismo moderado, o processo de desintoxicação começa oito horas após a última dose de bebida alcoólica. E tem duração em média entre 5 e 8 dias. Mas pessoas que estão com problemas sérios com a bebida, normalmente tem um processo de desintoxicação que leva entre 1,5 e 2 semanas.

Maconha

Usuários de maconha são pessoas que têm grandes chances de se recuperar, justamente por conta que a droga não tem um alto teor de dependência. A questão é desintoxicar e alterar o hábito de fumar. Assim os dependentes de Cannabis sativa se desintoxicam entre 7 a 13 dias, mesmo o princípio da droga (THC) permanecer no organismo por meses.

Cocaína

Adictos a cocaína em pó, inalada, tendem a ter um processo de desintoxicação rápido. Em média de 3 à 5 dias dependendo da quantidade, porém exames toxicológicos de cabelos ou pêlos podem apresentar uso da substância em até 90 dias.

Crack

Uma das drogas que o processo de desintoxicação é mais doloroso é o crack. Usuários podem ir ao extremo quando a droga está saindo do organismo. Passam por irritabilidade, falta de sono e atitudes que podem ser assustadoras como sair no meio da noite para comprar a substância. Mas, assim como a cocaína, o crack é uma droga que sai rapidamente do organismo, e que por ser fumado, o prazo de desintoxicação se estende para 15 dias.

Porém, quinze dias sem a substância, para o dependente, é terrível. Alucinações, desejo incontrolável de usar, e a ansiedade facilitam e induzem a recaída do usuário.

Ecstasy

Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico de ecstasy ou MDMA é em torno de 4 dias. Mesmo tendo uma duração do efeito de até 8 horas a droga ainda pode aparecer em exames toxicológicos até 20 horas após o seu uso.

LSD

Ácido, doce, selo, ponto, quadrado, ou micro ponto tem efeitos perturbadores no organismo, contudo após a duração de até 12 horas a desintoxicação ocorre em períodos de até 4 dias, porém no sangue a sua presença pode ser reconhecida em exames toxicológicos 12 horas após o término da vibe.

Calmantes ou benzodiazepínicos

O período de desintoxicação dos calmantes pode ocorrer entre 7 a 15 dias dependendo do princípio ativo. Contudo, assim como na desintoxicação do crack, pessoas que fazem o uso dos calmantes podem ter sérios problemas como irritabilidade, falta de atenção, agitação, ansiedade crônica e episódios de depressão e mania nos casos dos bipolares.

Tá com fissura e abstinência? É o seu corpo se desintoxicando!

Parou de usar e está ficando agitado? Tá com fissura e abstinência? Calma, é o seu corpo desintoxicado da substância e isso é ótimo. É um sinal que o seu corpo está eliminando os resquícios da substância psicoativa, contudo esses sinais de mal estar, ansiedade, irritabilidade, agitação e derivados são comuns.

Por conta de fatores como estes que os psiquiatras estão disponíveis para auxiliar pessoas que são dependentes a lidarem com a abstinência e desintoxicação de modo a utilização de tratamento medicamentoso. Deste modo, todo o mal estar por conta da falta das drogas podem ser administrados de maneira mais branda e leve.

Por que pessoas que usam crack tem problemas com a desintoxicação?

As pessoas que fazem o uso de crack tem uma recuperação dolorosa por conta da fissura que a falta da droga traz ao dependente. Usuários de crack não precisam fazer nada de suas vidas por conta do prazer instantâneo que a droga traz. Deste modo, comer, ter relações sexuais ou prazer em atividades de lazer não são necessárias na presença da substancia.

Por fatores como estes que muitos pacientes que começam a se desintoxicar logo recaem na substância. Assim, o Grupo Braços Abertos ajuda familiares de dependentes de qualquer substância a trazer o paciente para uma realidade alternativa, sem a substância.

Não importa quanto tempo leva para o dependente químico se desintoxicar, mas o que realmente importa é como ele irá levar a vida sem as drogas. Viver feliz e realizado e com conquistas e metas atingidas, passo a passo, é o que move o Grupo Braços Abertos a propor soluções para a família.

Renan Rugolo Ré

Publicado por
Renan Rugolo Ré

Postagens recentes

O perigo da droga K9 e o caminho para a recuperação [guia rápido]

No universo das substâncias ilícitas, uma nova e perigosa ameaça tem emergido, conhecida nas ruas…

% dias atrás

Remédio natural para ansiedade: opções seguras e eficazes [GUIA]

Remédio natural para ansiedade: chás, alimentação, sucos e tecnicas simples que podem mudar seu estilo…

% dias atrás

Tudo sobre alcoolismo: o que você precisa saber em 5min de leitura

Tudo sobre alcoolismo: é doença? Tem CID? É genético? Saiba tudo neste GUIA completo do…

% dias atrás

Este Website usa cookies

Saiba mais