Dependência Química

Quanto tempo demora para droga sair do organismo?

Maconha, crack, cocaína, álcool, ecstasy, LSD e benzodiazepínicos, quanto tempo demora para droga sair do organismo? Por conta disso, nós do Grupo Braços Abertos iremos informar quanto tempo cada uma dessas substâncias leva para sair completamente do corpo e ao mesmo tempo, o período de detecção por exames toxicológicos.

Pessoas que experimentam substâncias psicoativas, independentemente da idade, não sabem da real ameaça das drogas. Riscos à saúde, além das chances de se tornar dependente químico não são apenas problemas relacionados a narcóticos.

O que muitos não sabem é que as empresas podem utilizar de exames toxicológicos periódicos para avaliar o quadro de funcionários. Então, demitir alguém por justa causa, caso seja identificado o consumo de substâncias ilícitas em um determinado período, pode vir a acontecer.

Dependendo da profissão, empresas antes de contratarem alguém ou, por conta da manutenção da saúde dos profissionais, realizam exames toxicológicos periódicos. Este é uma análise que tem como objetivo identificar a presença de substâncias psicoativas como as drogas ilícitas no organismo. Nele é possível saber se uma pessoa consumiu narcóticos dentro do período de até 90 dias.

Por isso, se houve consumo de drogas fora do ambiente do trabalho ou no seu período de férias, saiba que se for constatado a presença delas no exame e dependendo com o que você trabalha, você pode perder o emprego por justa causa.

As substâncias reconhecidas pelo exame toxicológico são: anfetaminas; cocaína e derivados (crack); codeína; ecstasy (MDMA, MDA, MDE); cannabis sativa; skunk e haxixe; meth (metanfetaminas, ice, speed); heroína e morfina. O quanto tempo demora para droga sair do organismo depende de vários fatores, em especial a substância escolhida.

Tempo da droga sair do organismo depende da quantidade de uso, frequência e droga de escolha

O intervalo que leva para desintoxicar o organismo de um indivíduo que utilizou a substância psicoativa pode variar, esse tempo da droga sair do organismo depende da quantidade de uso, frequência e tipo de narcótico, como por exemplo: a cocaína vicia mais, mas é uma droga que sai rapidamente do corpo; já a maconha, uma droga com teor baixo de dependência, demora em torno de até 180 dias.

Para auxiliar nossos leitores, o Grupo Braços Abertos em conjunto com o Ache Aqui Clínicas disponibiliza nesta matéria dividida pelos tipos de drogas mais usadas no Brasil, como as drogas se comportam no organismo e o tempo de sua desintoxicação.

  • Álcool

O álcool é lícito, considerado uma droga depressora do sistema nervoso central e é vendido em qualquer lugar, mas também perigoso. Mata mais que muitas substâncias, e sua dependência é sorrateira. Além disso, a substância ao longo do processo de vício do usuário, pode trazer prejuízos crônicos como por exemplo cirrose hepática, câncer e problemas de coordenação motora.

A desintoxicação alcoólica pode variar. Dependendo da quantidade de álcool ingerida, esse período é entre 12 e 48 horas. O tipo de bebida também pode aumentar esse período, consumir bebidas alcoólicas com teor de álcool elevado, em um espaço curto de tempo pode acarretar o estado de binge drinking, elevando os prejuízos.

  • Maconha

A droga ilícita (perturbadora do SNC) que está se popularizando no mundo, é consumida por diversas pessoas das mais variadas faixas etárias. Saiba que a cannabis, apesar das baixas taxas de dependência, o seu metabólito fica preso no organismo por 180 dias.

  • Cocaína / Crack

Droga estimulante do sistema nervoso central, tanto a cocaína quanto o crack são drogas que se metabolizam rapidamente. O quanto tempo demora para droga sair do organismo varia entre 2 dias no sangue, e 4 dias na urina. Contudo, o seu metabólito fica no organismo por meses, e pode ser detectado nos teste de pelos e cabelos.

  • Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos são os famosos calmantes, são consideradas drogas perigosas e que tem o poder de matar sem que o indivíduo perceba. Depressoras do SNC, esse tipo de substância tem o poder de diminuir a atividade cerebral de modo intenso, causando relaxamento e sono. Contudo, a tolerância natural do organismo, pode fazer com que pessoas elevem as quantidades da droga no decorrer dos anos, o que pode acarretar em sérios prejuízos como paradas cardíacas.

Como são drogas que têm uma longa meia-vida, a desintoxicação de benzodiazepínicos pode demorar. Após a interrupção, os sintomas de abstinência podem ser apresentados em até 7 dias.

  • Anfetaminas

A anfetamina e a heroína podem ser identificadas nos exames de sangue cerca de 12 horas após o seu consumo. Já os casos de metanfetaminas (meth), pode ser identificada no sangue do paciente entre 12 a 36 horas.

  • Opióides

Os opióides como a morfina e seus derivados, por serem metabolizados rapidamente, tem uma janela de detecção baixa. Após serem consumidos, o tempo dos opióides serem identificados nos exames é de 6 à 8 horas.

Grupo Braços Abertos e Ache Aqui Clínicas estão ajudando pessoas a se libertarem das drogas

Entender que o tempo da droga sair do organismo depende da quantidade de uso, frequência e droga de escolha, e que pode-se perder o emprego por conta do uso de narcóticos, o Grupo Braços Abertos e Ache Aqui Clínicas estão ajudando pessoas a se libertarem das drogas.

Sabemos que as substâncias psicoativas estão disponíveis no mercado, e que por mais que se saiba dos seus malefícios, algumas pessoas arriscam consumindo-as. Contudo, o quanto tempo demora para droga sair do organismo é algo que muitos não contam quando o assunto é abstinência e sensação de fissura.

Além do mais, indivíduos que trabalham em profissões que necessitam de exames toxicológicos periódicos para avaliação, correm o risco de perderem seus empregos. Motoristas de ônibus, taxistas, motoristas de caminhões e carretas, operadores de empilhadeira e de máquinas são constantemente avaliados antes de renovarem suas licenças.

Por conta disso, não deixe que as drogas tomem o rumo e as rédeas da sua vida. Se você está com dificuldades de lidar com o consumo, ou vício de uma substância psicoativa, saiba que estamos aqui para ajudar. Entre em contato pelo telefone ou Whatsapp (11) 93744-7594 e fale com um especialista.

Renan Rugolo Ré

Publicado por
Renan Rugolo Ré

Postagens recentes

O perigo da droga K9 e o caminho para a recuperação [guia rápido]

No universo das substâncias ilícitas, uma nova e perigosa ameaça tem emergido, conhecida nas ruas…

% dias atrás

Remédio natural para ansiedade: opções seguras e eficazes [GUIA]

Remédio natural para ansiedade: chás, alimentação, sucos e tecnicas simples que podem mudar seu estilo…

% dias atrás

Tudo sobre alcoolismo: o que você precisa saber em 5min de leitura

Tudo sobre alcoolismo: é doença? Tem CID? É genético? Saiba tudo neste GUIA completo do…

% dias atrás

Este Website usa cookies

Saiba mais