Saber qual é a pior droga do mundo é importante para termos a informação necessária da substância e conscientizar a população dos seus perigos. Mas mesmo assim, temos que olhar para onde estamos geolocalizados, pois o que vale para um país, pode não valer para o outro. Nas Américas, os problemas associados ao tráfico e à substâncias como a cocaína e crack podem impactar diretamente o desenvolvimento social, confira nesta matéria do Grupo Braços Abertos.
Quais as piores drogas no mercado
Uma Contagem Regressiva entre as Piores Drogas no mercado foi realizada em um documentário da BBC Londres, onde foram abordadas algumas substâncias até chegar a pior droga do mundo. De acordo com o mesmo, a classificação levou três critérios: “o que provoca”; “taxas de dependência” e “consequências para a sociedade”. Contudo, a matéria está levando em consideração o ponto de vista britânico e não global.
Em ordem decrescente temos as drogas: khat, poppers, ecstasy, GHB, esteróides anabolizantes, metilfenidato, LSD, metiltioanfetamina, cola, maconha, buprenorfina, tabaco, anfetamina, benzodiazepina, ketamina, álcool, metadona, barbitúrico, crack e em primeiro lugar a heroína.
As drogas mais populares no Brasil
Já o portal IFL Science, escreveu sobre os fatores a serem considerados na eleição das piores drogas até a potencialmente mais perigosa. Eles publicaram uma pesquisa onde os estudos consideraram os danos no curto e longo prazo, custo de tratamento de saúde e reabilitação e combate ao tráfico. Essa pesquisa se assemelha mais a nossa realidade no Brasil.
O JusBrasil realizou a publicação sobre as 10 drogas mais perigosas do mundo baseadas na publicação da ILF de modo a observar alguns aspectos como taxa de mortalidade, prejuízo mental e material, lesões físicas e atividades criminosas.
Na ordem decrescente sendo a primeira a mais perigosa temos: benzodiazepínicos, ghb, maconha, anfetamina, cigarro, cocaína, metanfetamina, crack, heroína e por último e mais perigosa o álcool.
Com essa similaridade sobre o Brasil, podemos dizer que as drogas lícitas são prejudiciais para o nosso organismo e tem um impacto na sociedade e no Sistema Único de Saúde de maneira alarmante, mas se trouxermos para a realidade uma abordagem sobre as substâncias ilícitas, o crack é a pior droga.
Por que o crack é a pior droga no país?
A química do crack causa uma baderna no corpo, com efeitos desejados como a sensação de energia, bem-estar, prazer, elevação do estado de alerta e ansiedade, bem como os batimentos cardíacos, pressão sanguínea e alguns casos, depressão, pânico e paranoia.
A sensação do gosto doce é relatada pela maioria dos usuários, mesmo tendo um cheiro forte enquanto é queimada. Por isso, como técnica dos dependentes, usar uma bala de vez enquanto é bom para suprir a carência da droga. “O crack não precisa ser doce, não precisa ter sabor de nada, só tem que bater forte na sua mente de um modo a fazer você se paralisar por aqueles minutos” diz Luciano, dependente de crack em recuperação em entrevista ao Estadão.
Medidor de violência
Especialistas dizem que crack é um dos responsáveis pela violência no RS já que nos três primeiros meses do ano (2015) foram registrados 650 assassinatos e quase 90% deles as vítimas tinham antecedentes ligados ao consumo de crack. Entre qual é a pior droga do Brasil, podemos dizer que na atualidade entre as ilícitas é o crack já que está associado a violência, assassinatos, assaltos, crimes, mortes e outros sendo eles praticados por usuários ou traficantes.
Alarme para doenças sexualmente transmissíveis
Quem usa crack, só quer a próxima dose e não lembra que tem a própria vida em jogo. É comum tanto em homens e mulheres que são usuários realizarem a prática da prostituição para conseguir recursos para a manutenção do vício. Sendo assim, poucos pensam na proteção e acabam contraindo e disseminando ISTs por aí, o que aumenta os níveis de HIV e sífilis na sociedade.
Usuários de crack: “topa tudo por dinheiro”
Não só a prostituição mas outras práticas como delitos para conseguir dinheiro para manter o uso da substâncias. Muitos usuários roubam, assaltam e cometem outros delitos para poder ter o dinheiro e conseguir usar. É um “topa tudo por dinheiro” só para ter a próxima dose.
Medidor do tráfico de drogas
O crack é um medidor do tráfico de drogas porque onde há venda desses entorpecentes, há usuários presentes. Não é à toa que a cracolândia nunca acaba, se há usuários, há venda e se há venda, há tráfico. Com o tráfico por perto, os níveis de criminalidade aumentam e os problemas locais começam.
Mortes em decorrência do uso de crack
Apesar de ser uma droga que não tem potencial elevado de causar overdoses, o crack tem a maioria das pessoas que fazem seu uso vítima da violência. Muitos morrem por conta de dívidas com traficantes e por conta de doenças como tuberculose, HIV e outros.
Grupo Braços Abertos: crack a pior droga na atualidade
Por fim, nós do Grupo Braços Abertos chegamos à uma conclusão: das drogas ilícitas no país, o crack é a pior droga do mundo e consequentemente do país. Sofremos demasiadamente com os problemas associados à droga, além de muitos usuários terem taxas de reabilitação baixas frente à essa substância. Contudo, para melhorar a situação do país, precisamos baixar a demanda por crack, evitando que novas pessoas façam seu uso e tratando dos que já estão dependentes.
A recuperação é aqui!
O Grupo Braços Abertos – Reabilitação Humana, é especializado no tratamento de dependentes químicos e alcoólatras. Possuímos mais de 10 anos de experiência no segmento de recuperação humana. Temos resultados comprovados com milhares de pacientes recuperados em todos os sentidos, sendo referência no combate e reabilitação da dependência química e alcoolismo.
Com uma organização especializada no direcionamento e auxílio para internações e tratamentos, auxiliamos familiares e pacientes. Estamos presentes em várias cidades do Brasil, atendendo ao público masculino, feminino, idosos e adolescentes, com base no direcionamento em mudanças comportamentais, emocionais, espirituais e físicas.