Dependência Química

Problemas causados pelas drogas

Os problemas causados pelas drogas atingem múltiplas esferas. Sejam pessoais, profissionais, familiares e sociais, as substâncias psicoativas têm o poder de destruir não apenas a pessoa que faz o uso, mas a sociedade como um todo. Consumir drogas ilícitas fomentam a máquina da violência e tráfico, além das altas taxas de dependência.

Com as substâncias lícitas não é diferente. Já que tanto o álcool quanto o cigarro são poderosas drogas que ainda têm custos altíssimos para o Sistema Único de Saúde. Além do mais, o álcool ainda é um problema no trânsito e que, mesmo com a lei seca, ainda é preponderante para as causas de acidentes. Por isso, com o Grupo Braços Abertos você pode conhecer os problemas causados pelas drogas e como criar meios de mudar essa realidade, confira.

Quais são os problemas comuns causados pelas drogas?

Além da dependência química, as drogas podem ocasionar diversos tipos de problemas na vida de uma pessoa e consequentemente da sociedade. Com o apego à substância, a pessoa faz uma permuta simples onde tudo vale pela próxima dose. Consequentemente o isolamento, manipulação, mentiras, caráter corrompido, lar conturbado, famílias destruídas além da estagnação da vida.

Independentemente do tipo de substância, seja ela lícita ou ilícita, a pessoa que vai evoluindo o uso ao se tornar dependente, começa a viver em decorrência dos transtornos associados à adição. A vida profissional, pessoal e familiar se tornam um verdadeiro inferno.

Quais são os problemas causados pelas drogas ilícitas

Segundo uma pesquisa e levantamento do portal G1, o atendimento a dependentes químicos cresceu em 53% em Campinas no 2º ano pós pandemia. Isso salienta que a mesma potencializou os distúrbios que movimentam a máquina de consumo de entorpecentes.

A coordenadora dos serviços, Eliana Borges, disse que com a pandemia houve aumento do sofrimento psíquico associado aos problemas sociais. Além disso, o público que necessitou da utilização do processo de internação foi de renda baixa. A maioria dos institucionalizados estavam em situação de rua crítica devido a dependência química. Isso só demonstra que as drogas atingem todas as esferas sociais e que é um dever de todos alimentar o processo de recuperação.

Quais são os problemas causados pelas drogas lícitas?

Um estudo da Journal of Studies on Alcohol and Drugs publicado no Uol demonstrou que os efeito de beber com moderação eram feito com pessoas acima de 50 anos, o que cria uma imagem distorcida sobre as reações do álcool por eliminar as pessoas jovens que morreram em decorrência do abuso de bebida.

Reformulando os dados nos período de 2006 a 2010, em torno de 36% das mortes relacionadas ao consumo de álcool ocorreram com pessoas de 20 a 49 anos e 35% entre pessoas com 65 anos ou mais. Além do mais, o álcool e o cigarro são uma combinação pior ainda, já que causam alterações químicas, estresse oxidativo e inflamação do cérebro. Consumir muito álcool e fumar demasiadamente literalmente gera um impacto negativo monstruoso em áreas do cérebro saudáveis.

As pesquisas da OMS sobre o consumo de álcool no Brasil demonstra que estamos na contramão dos países que têm a intenção de minimizar os problemas causados pelas substâncias psicoativas ilícitas. Dos 194 países avaliados o consumo médio anual é de 6,2L por pessoa, já na terra de samba e calor estamos com 8,7L ou 30% a mais.

Problemas pessoais causados pelas drogas

Passar a barreira do uso ao ponto de se tornar dependente químico implica diretamente na vida pessoal de um usuário de drogas. O uso de drogas detona a personalidade da pessoa, justamente porque os traços ruins se sobressaem em comparação aos positivos.

O perfil Adicto Terapia do Instagram, cita que há um confronto entre o superego do indivíduo com o usuário, o que favorece o vitimismo e outras emoções como forma de justificar e continuar o uso. O que ressalta a importância do tratamento psicológico para pessoas dependentes químicas.

Problemas profissionais e familiares

Os problemas causados pelas drogas no ambiente profissional estão diretamente ligados ao desempenho da pessoa na empresa. Com noites mal dormidas, ou até mesmo dias acordados, o usuário tende a perder performance durante o trabalho. Isso faz com que muitos sejam desligados por faltas ou até mesmo por terem atitudes irresponsáveis no serviço.

Na família é ainda pior, já que em casa a pessoa tende a ter mudanças comportamentais bruscas. Ficando agressivo e com o humor alterado. Independentemente do tipo de substâncias cuja o usuário se apegou, o lar fica conturbado e com todos os membros psiquicamente adoecidos.

Como minimizar os impactos das drogas na sociedade?

Para minimizar o impacto das drogas na sociedade e diminuir os problemas, é preciso primeiramente que a demanda por substâncias fique menor de modo geral. Além do mais, pessoas que já desenvolveram a doença precisam de tratamento. Com menos pessoas usando drogas independentemente de licitude, os problemas que as circundam também começam a diminuir sendo:

  • Mortes em decorrência de acidentes;

  • Abuso e violência doméstica;

  • Criminalidade;

  • Tráfico de drogas;

  • Roubos, furtos e assassinatos;

  • Problemas de saúde e transtornos associados ao uso crônico de substâncias;

  • Evasão de lares para manutenção do uso;

  • Uso de recursos do SUS para tratamento de usuários;

  • Ingresso de pessoas no sistema penitenciário.

Não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é um trabalho árduo. Para começar desde já, é preciso que o tabu que circunda as drogas seja quebrado e que as pessoas se conscientizem do assunto. Falar sobre as substâncias nas escolas para que desde pequeno seja abordada essa questão, é um meio de fornecer o conhecimento necessário para que o poder de escolha do jovem aumente e seja dito não às substâncias.

Com relação aos que já estão sofrendo com o uso de narcóticos é preciso tratar e evitar que o paciente reincida no uso. Aumentar a eficácia do tratamento inclui diversos fatores como o tratamento da família também e isso, demanda esforços mútuos em várias áreas e serviços como CAPS, CRAS e AMOR EXIGENTE.

Grupo Braços Abertos minimizando os problemas causados pelas drogas

Como uma das maiores plataformas de encaminhamento e direcionamento de pacientes para unidades especializadas do estado de São Paulo, o Grupo Braços Abertos faz a sua parte no apoio a famílias que realizam o procedimento de internação de pessoas usuárias de substâncias.

Com o paciente alocado na clínica que forneça o melhor tratamento para o seu quadro, a família pode ficar tranquila quanto ao procedimento de recuperação. Os cuidados envolvendo a nutrição adequada, saúde física e mental do usuário, permitem que o mesmo tenha todo o conhecimento necessário para uma vida limpa fora da instituição. Conhecer nosso sistema de reabilitação é prover cuidados e amor a quem precisa.

Renan Rugolo Ré

Publicado por
Renan Rugolo Ré

Postagens recentes

O perigo da droga K9 e o caminho para a recuperação [guia rápido]

No universo das substâncias ilícitas, uma nova e perigosa ameaça tem emergido, conhecida nas ruas…

% dias atrás

Remédio natural para ansiedade: opções seguras e eficazes [GUIA]

Remédio natural para ansiedade: chás, alimentação, sucos e tecnicas simples que podem mudar seu estilo…

% dias atrás

Tudo sobre alcoolismo: o que você precisa saber em 5min de leitura

Tudo sobre alcoolismo: é doença? Tem CID? É genético? Saiba tudo neste GUIA completo do…

% dias atrás

Este Website usa cookies

Saiba mais