O que acontece em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos
Se desesperar e não saber o que fazer e como proceder com a recuperação do paciente adicto é comum, mas o que acontece em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos para que o tratamento seja eficaz? Com o Grupo Braços Abertos é possível conhecer as técnicas de recurso terapêutico de maneira adequada para alcoólatras e dependentes químicos.
A clínica de recuperação, ao contrário do que muitos pensam, são lugares que realizam o assistencialismo 24 horas, sete dias por semana. Elas tratam a doença da dependência química e ao mesmo tempo, auxiliam o dependente a realizar uma mudança comportamental para que fique distante das drogas.
Assim, pacientes usuários de álcool e outras drogas são coagidos a focar suas vidas no procedimento de recuperação. Trabalhando questões internas como pensamento e sentimento, justamente para encarar o mundo de uma maneira diferente. Deste modo, mudar a forma de enxergar o mundo é importante para que se aprenda a lidar com os gatilhos comportamentais que incitem o uso de narcóticos.
-
Clínicas de recuperação garantem que o usuário não use mais drogas?
Não! As clínicas de recuperação auxiliam no processo de tomada de decisão e conscientizar o paciente da necessidade do foco no recurso terapêutico. Contudo, como a dependência química é uma doença que atua fisicamente e na parte psíquica da pessoa, não há garantias de recaídas.
-
As clínicas de reabilitação de dependentes são 100% eficazes?
Não! As clínicas de reabilitação não conseguem ter taxa de recuperação de 100%. Existe uma questão famosa em que para se reabilitar de modo eficiente o paciente tenha o empenho necessário para realizar o tratamento. Protegido das drogas e com as dinâmicas necessárias para auxiliar no recurso terapêutico, o que acontece numa clínica de reabilitação para dependentes químicos está alinhado com a vontade do usuário de parar de usar. A clínica não é uma solução, é uma ferramenta.
-
Se meu filho recair eu tenho que levá-lo à clínica novamente?
Depende! Existem diversas formas de recaídas, algumas são leves e a pessoa consegue lidar com o cronômetro zerado na parte de recuperação, mas se seu filho recair e permanecer usando mesmo com os medicamentos sendo administrados da maneira correta e com o apoio da família no tratamento, recorrer a uma internação involuntária pode ser a solução.
Quais são as ferramentas que uma clínica de reabilitação oferece?
As ferramentas que as unidades de recuperação para dependentes químicos oferecem é a capacidade de olhar para si mesmo. Com o apoio medicamentoso direcionado por um psiquiatra conveniado a unidade é possível diminuir o quadro de fissura e abstinência. Assim, o indivíduo tem uma leveza maior na recuperação.
-
O que acontece em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos na parte do tratamento psicológico?
O psicólogo de plantão dentro da unidade trabalha com as questões individuais do paciente. É tratada a raíz do problema de modo que, sejam administradas as maneiras que o paciente sente o mundo ao seu redor. Lidar com sentimentos que potencialmente são desconfortáveis é uma forma de se autoadministrar.
Além do mais, como há convívio com outros internos, é preciso que todos estejam alinhados com a questão da recuperação. Não basta um fazer sua parte se os outros ademais não tem interesse no recurso terapêutico. Assim, o psicólogo percebe esta questão e induz o paciente a avaliar os outros pacientes que também querem se recuperar a estarem próximos.
Como o paciente desenvolve as responsabilidades dentro de uma unidade?
Para desenvolver e trabalhar as responsabilidades é preciso que o paciente, aos poucos, realize as tarefas que a unidade oferece. Acordar no horário estipulado, fazer as tarefas que a clínica solicita e ao mesmo tempo conviver de maneira saudável dentro da instituição.
O que acontece em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos terem seus comportamentos alterados, é justamente exercer as tarefas de maneira significativa e aderir às rotinas da casa de modo a interiorizar a reflexão.
O papel da visita é importante para que o dependente se reabilite na unidade?
Para que se tenha uma recuperação efetiva, o papel da visita é importante para que o dependente se reabilite na unidade. Assim, com a família acompanhando o procedimento de recurso terapêutico e a sua evolução, consectariamente, o paciente tem a sensação de cuidado e proteção da maneira mais efetiva.
Posto isso, é importante que a família, a assistente social, os médicos e psicólogos trabalhem em conjunto para recuperar o paciente adicto. Desta forma há um alinhamento perfeito e, quando o dependente voltar para a casa, ele pode ter o suporte necessário para que se fortaleça em meio ao mundo, seguindo o seu caminho de recuperação sozinho e sem recaídas.
Porque o Grupo Braços Abertos é a melhor escolha?
Saber o que acontece em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos é importante justamente para que a família tenha consciência do procedimento de recuperação, assim porque o Grupo Braços Abertos é a melhor escolha?
Há dez anos no mercado de recuperação, a equipe técnica conversa diariamente com dezenas de famílias explicando a necessidade do tratamento e como é realizado o encaminhamento e direcionamento de pacientes adictos para as unidades que atendam a demanda e necessidade do paciente. Assim, potencializa-se a recuperação de uma maneira única, de modo sutil e eficiente.