O Quão Importante é uma Clínica de Reabilitação para Alcoólatras

Clínica de Reabilitação para Alcoólatras

Talvez, você não saiba o tamanho da importância que uma clínica de reabilitação para alcoólatras pode ter, mas acredite, ela pode salvar muitas vidas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todos os anos, mais de 3,3 milhões de pessoas morrem graças ao alcoolismo.

Esses são dados reais a respeito de uma doença que precisa ser enfrentada, tratada e acompanhada de perto, por amigos e profissionais.

Não basta conhecer sobre o alcoolismo, é preciso compreender o efeito devastador que ele pode oferecer para a vida de alguém, e as soluções necessárias para solucionar o problemas.

Para entender melhor sobre o assunto, e saber da importância de uma clínica de reabilitação para alcoólatras, continue com a leitura desse artigo.

 

O que é uma clínica de reabilitação para alcoólatras?

A clínica de reabilitação para alcoólatras, nada mais é, do que um lugar especializado em tratar pessoas que apresentam algum nível de dependência química do álcool.

Nela, os pacientes têm acesso a acompanhamento psicológico, médico, muitas vezes nutricional, e de apoio.

Através de suas técnicas especializadas e voltadas para a realidade de cada paciente, a clínica de reabilitação para alcoólatras pode oferecer o melhor tratamento possível para cada pessoa, de maneira singular.

Isso tudo, garante ao paciente melhores resultados, e tranquilidade aos familiares.

 

Como é a internação em uma clínica de reabilitação?

O paciente que necessita de intervenção para tratar sua dependência química através de uma clínica de reabilitação para alcoólatras, pode ser ajudado de 2 maneiras, sendo elas:

 

Internação voluntária

Na internação voluntária, o paciente opta por pedir ajuda.

Ele percebe que o alcoolismo está atrapalhando sua vida, e reconhece a necessidade de auxilio para lidar com essa doença crônica.

Sendo assim, ele poderá ir pessoalmente à clínica ou pedir a ajuda de familiares para que ocorra a internação.

Sendo de sua vontade essa ação, então o paciente irá assinar um termo de declaração, assumindo que decidiu pela internação por livre e espontânea vontade.

 

Internação involuntária

Diferentemente da internação voluntária, na internação involuntária o paciente não escolhe pela ajuda da clínica de reabilitação para alcoólatras.

Essa ação costuma ocorrer na maior parte das vezes, e com pessoas que já não estão mais sendo capazes de responder pelos próprios atos, colocando em risco a sua própria vida, e a vida de outras pessoas próximas.

Os parentes ou o parente, que se responsabilizar pelo ato da internação precisará assinar um termo de responsabilidade.

Essa intervenção pode ser realizada apenas por pessoas com vínculo sanguíneo, excluindo os cônjuges.

Algumas clínicas trabalham com internação 24 horas, e até se responsabilizam em buscar o paciente em casa, oferecendo todo o serviço de recuperação durante o tratamento.

Como identificar uma pessoa que sofre de alcoolismo?

Para saber se há necessidade de internação, é preciso compreender como a doença funciona.

O excesso de álcool não significa alcoolismo, assim como o abuso não caracteriza a doença ainda.

Para saber se uma pessoa sofre de alcoolismo, é preciso levar em consideração seus hábitos, e o quanto essa ingestão de bebidas está afetando a vida dela.

É preciso levar em consideração se ela está tendo problemas sociais ou no trabalho, se tem criado situações para justificar seu consumo, se não consegue ficar muito tempo sem beber, e etc.

Fique atento a hábitos e como ela se comporta com a necessidade de ingestão, como se não conseguisse ficar sem o álcool.

Dessa forma, você saberá o quanto ele já está afetando ou não a vida dela. E se essa, é a hora de intervir.

Como é o processo e o tratamento?

Cada clínica tem suas particularidades e suas maneiras de oferecer tratamento para seus pacientes.

Algumas, oferecem acompanhamento espiritual, outras não. Esse é apenas um dos exemplos de particularidades que uma clínica de reabilitação para alcoólatras pode oferecer.

Porém, no geral, as clínicas oferecem acompanhamento psicológico, psiquiátrico e médico para que os pacientes se sintam seguros em todos os âmbitos.

Eles têm acesso à terapias individuais e em grupo, além de processos singulares para cada situação, como é o caso da desintoxicação, por exemplo.

Nem todos os pacientes apresentam necessidade, mas todos que apresentarem, precisarão seguir com acompanhamento médico e psicológico, na intenção de reduzir ao máximo os efeitos colaterais.

A desintoxicação ocorre durante alguns dias, e como já foi citado, necessita de supervisão médica.

Nela, o paciente receberá dosagens de medicamentos que reduzirão os efeitos da abstinência, até que o próprio corpo se acostume com a falta da substância.

Porém, devido ao elevado número de recaídas entre pacientes que utilizam apenas a medicina convencional, é preciso enfatizar a importância de não se limitar apenas com essa opção.

Qual é a importância de uma clínica de reabilitação para o tratamento do alcoolismo?

O alcoolismo é uma doença crônica, ou seja, não tem cura.

Sendo assim, é de extrema necessidade que  o paciente que apresenta esse quadro, tenha todo o acompanhamento necessário para que haja o controle da doença.

O controle pode ser a não ingestão por anos, mas para que isso ocorra, é necessário um bom preparo psicológico, físico e mental, que só poderá ocorrer se profissionais capacitados estiverem envolvidos na situação.

Em uma clínica de reabilitação para alcoólatras, o paciente terá acesso a tratamento em tempo integral para que se sinta preparado para voltar a viver em sociedade, sem correr riscos e nem levar ninguém a correr riscos.

Por isso, a escolha de uma boa clínica é fundamental.

É, através dela, que o paciente terá acompanhamento direto durante todo o seu tratamento, e se tornará capaz de voltar às atividades do dia a dia, seguro para não ter recaídas ou voltar à dependência.

Por se tratar de um vício, o alcoolismo deve ser visto como um problema de saúde, que deve ser tratado da maneira correta e com os devidos acompanhamentos.

Isso irá garantir ao paciente e a sua família, tranquilidade e uma oportunidade de voltar à rotina com toda a normalidade que ela pode e deve ter.

A reabilitação é a solução para o paciente que necessita de ajuda para enfrentar as consequências que a dependência do álcool pode trazer.

Ela começa, muitas vezes, com a desintoxicação e continua com os grupos de apoio, terapias e acompanhamento profissional.

Conclusão

Tão fundamental quanto aceitar que o alcoolismo é uma doença, é compreender que o alcoólatra precisa de tratamento para se livrar do problema o aflige.

E, é nesse momento que a clínica reabilitação para alcoólatras pode auxiliar, trazendo mais conforto e tranquilidade para esse processo.