Internação Involuntária

Internação Involuntária

A internação involuntária, como o próprio nome diz, é o tipo de internação onde o consentimento do paciente não é necessário.

A internação involuntária é autorizada por médicos especializados e pela família do dependente químico ou alcoolista.

Elas são necessárias quando o paciente perde o controle sobre si mesmo, podendo atentar contra a sua própria vida ou a de terceiros.

Tanto a dependência química, quanto o alcoolismo são consideradas doenças crônicas, conforme o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sendo uma doença crônica, ou seja, que não tem cura, mas pode ser controlada e tratada para o paciente poder desfrutar de uma vida saudável e feliz.

Existem diversos graus e níveis quando estamos falando de dependência química e alcoolismo. Dependendo do grau da doença, do tempo que o paciente a tem e da substância que este consome, é necessária a internação pelo método involuntário, visto que o dependente não tem condições de decidir sobre sua própria integridade.

A dependência química e alcoolismo são causadores de diversos problemas de saúde, podendo até levar à morte. Dentre eles, segue algumas doenças que podem surgir:

  • Distúrbios mentais
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • Endocardite infecciosa
  • Enfisema pulmonar
  • Insuficiência renal e hepática
  • Desnutrição
  • Comprometimento cerebral
  • Cirrose

 

Qual o processo para a internação?

 

Para que a internação involuntária seja realizada, a família precisa primeiramente encontrar uma clínica especializada para o tratamento de dependentes químicos ou alcoólatras e que trabalhe com esse tipo de internação.

Depois desse passo é necessária uma avaliação médica para solicitar a internação involuntária.

Há uma equipe especializada e treinada responsável pela remoção e condução do dependente a uma clínica mais próxima para a internação.

Caso o paciente não tenha família, basta apenas a solicitação do médico para autorizar a internação involuntária.

Essa ação é de extrema importância quando a gravidade da dependência começa afetar o convívio social e principalmente a saúde do paciente.

Claro que a internação voluntária  é mais adequada, pois o dependente reconhece que tem um problema e busca de livre e espontânea vontade o tratamento.

 

Qual o momento para solicitar a internação involuntária?

 

O momento para solicitar a internação involuntária é quando o dependente corre risco de morrer.

Esse tipo de internação ainda gera um pouco de espanto e desaprovação, visto que o paciente é obrigado a ser internado contra a sua vontade.

Mas em contrapartida, é a única maneira de resgatar a vida do dependente e restituir à sociedade e a sua família.

Outra situação que pode ser agravante e necessária a internação involuntária, é quando o dependente começa a ser uma ameaça para vida de outras pessoas.

Dependendo do estado mental, algumas pessoas podem atentar contra a vida de familiares e inocentes.

O alcoolismo e dependência química podem ocasionar danos cerebrais que dificultam discernir entre o certo e errado, causando consequências graves e, algumas vezes, irreversíveis.

Sabemos que é uma situação de dor para alguns familiares recorrer a esta ação.

Nós, do Grupo Braços Abertos, possuímos uma equipe especializada com médicos e terapeutas prontos para, tanto ajudar na recuperação do dependente, quanto no auxílio à família, que sofre nessas circunstâncias.

Mas dependendo do caso é de extrema importância a família solicitar a internação e ter a esperança de receber seu ente querido de volta no seio familiar, recuperado e feliz, pois esta é a nossa meta e objetivo.

Se você possui dúvidas, não deixe de entrar em contato  conosco, estamos prontos para lhe ajudar.

Informações de Contato

  • Phone (011) 4024-2951
  • WhatsApp (11) 97333-2909

Entre em Contato

[]
1 Step 1
Nome Completo
Telefone
WhatsApp
Mensagemmore details
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Atendimento

Segunda - Sexta 24 horas
Sábado 24 horas
Domingo 24 horas
Feriados 24 horas

Curta no Facebook

Blog e Notícias