Dependência Química

Descubra quais são as consequências do uso da maconha e como ela causa prejuízos

Hoje cada vez mais pessoas andam fumando maconha, isso é um fato! Mesmo as drogas ainda sendo um tabu social, para quem as usa será que há prejuízos? Quais as consequências do uso da maconha para usuário?

A Forbes divulgou uma matéria onde o consumo de cannabis mensal atingiu um pico de 29% em 2021. Ou seja, oito pontos percentuais acima dos 21% em 2016. A maioria dos usuários são jovens adultos com faixa etária de 20 anos para cima.

Se mais pessoas estão usando drogas, será que a sua saúde mental está pior? Quem fuma maconha tem efeito colateral? Maconha causa dependência química como outras drogas?

Essas e mais outras respostas você vai descobrir nessa matéria completa do Grupo Braços Abertos. Ao final deixaremos algumas unidades de tratamento para a dependência química para um atendimento personalizado. Continue a leitura!

O que é a cannabis sativa?

A cannabis sativa é uma planta mundialmente utilizada, seja para fins medicinais e pesquisa quanto para uso recreativo em forma de droga.

Maconha é o seu nome mais conhecido, mas aqui ela ainda pode ser chamada de dama, erva, beck, baseado, chá, santa maria, fuminho, fininho, bagulho e outros.

Hoje ela é uma droga (ilegal) popularmente conhecida e que, mesmo sendo um crime portá-la e fumá-la, muitos usuários chegam a usá-la na rua.

Quais são as consequências do uso da maconha para o usuário?

Existem diversas consequências do uso da maconha para o usuário, principalmente porque é uma droga ilegal. Muitos não ligam de usá-la pois consideram a “menos pior” mas será que isso está correto?

Entenda melhor as consequências do uso da cannabis e os riscos envolvidos.

Marginalização social

Ainda a maconha não é uma droga liberada, ou seja, é ilegal. Dessa forma ainda há certa marginalização social envolvendo o uso de drogas.

Ou seja, quem usa não é bem visto socialmente! Podendo perder diversas oportunidades, como emprego por exemplo.

Descredibilidade

Se as drogas são um tabu, e a maconha é uma droga, quem usa pode não ter credibilidade. As pessoas podem deixar de levar a sério quem faz uso de drogas.

Ou simplesmente se afastarem por medo e receio.

Risco de prisão

Um dos maiores problemas é o uso da maconha em público e comprá-la em grandes quantidades. Assim, as chances de uma pessoa ser fichada como traficante, mesmo que não seja ou como usuário por posse de maconha, é alta!

Prejuízos da maconha: saiba todos

Agora que você já sabe quais as consequências do uso da maconha para o usuário, ainda mais quando se refere a sociedade, será que a maconha causa muitos prejuízos ao corpo?

Descubra como fumar um ou mais baseados todos os dias pode atrapalhar sua vida!

Dificuldades de registrar novas informações

A maconha é uma droga perturbadora, que perturba o sistema nervoso central. Ao longo dos tempos, a pessoa apresenta dificuldade de registrar novas informações.

Isso está ligado a maneira como ela interfere nas conexões do cérebro. Dessa forma, a pessoa não emburrece, mas tem dificuldades de aprender!

Ganho de peso por conta da larica

Pessoas que usam maconha ou fumam um chá, tendem a engordar rapidamente! A maconha afeta o sistema endocanabinóide no cérebro, o regulador de apetite.

E, normalmente, depois que a pessoa fuma há essa sensação, a famosa larica!

Agitação e ansiedade

Antes de usar, ou perto do horário de usar a pessoa pode ter uma forte ansiedade ligada à agitação. Assim, o corpo já está pedindo o uso da droga, e isso reflete nesse tipo de comportamento.

Comportamentos violentos

Algumas pesquisas sugerem que o uso crônico e pesado de cannabis pode estar associado a um risco aumentado de comportamentos violentos, especialmente em indivíduos com histórico de agressividade ou transtornos mentais

Doenças pulmonares

Como é fumada, a maconha é capaz de causar doenças pulmonares. Ainda há muitos estudos sobre esse tema. Contudo, quem usa tem altas chances de desenvolver enfisema e câncer de pulmão.

Dependência química

Assim como quem fuma cigarro pode ser um dependente químico de tabaco, quem usa maconha pode ser um dependente de maconha. E assim por diante! Todas as drogas aumentam as chances da pessoa ser viciada.

Maiores chances de desenvolvimento de comorbidades

Se a pessoa tem alguma comorbidade ou predisposição genética é possível que maconha cause ainda mais danos. Existem pessoas que têm o gene da esquizofrenia e que por fazerem o uso da cannabis durante muitos anos, chegam a desenvolver o quadro.

***[Fale com um consultor em internação agora mesmo! Atendimento 24hrs já!]***

Como se recuperar da dependência da maconha?

Agora que você já sabe quais as consequências do uso da maconha e os prejuízos para o usuário, que tal entender qual é o tratamento da dependência da maconha?

Para se recuperar do uso crônico de maconha é necessário dar um grande passo, o querer! Depois que você tiver forças, é preciso pedir ajuda a alguém!

Seja pai, mãe, amigo, vó, tio, tia ou professora, o que importa é você abrir o jogo e conhecer os serviços que ajudam nesse processo. Conheça algumas formas de tratamento que podem ser feitas na rede pública (CAPS) e rede privada.

Faça psicoterapia

A psicoterapia ajuda a entender os pensamentos e os gatilhos emocionais que levam o usuário ao uso crônico de drogas.

Entender isso é importante para não cair nas armadilhas mentais. Além do mais, isso pode ajudá-lo a lidar com traumas e outras sensações desconfortáveis.

Vá ao médico

Existem medicações que só o psiquiatra pode fornecer! Por isso, é importante que o usuário vá ao médico e faça o tratamento corretamente.

Se o médico prescrever medicações, é importante que o paciente faça seu uso corretamente e continuadamente.

Pratique atividades físicas

As atividades físicas são excelentes para o cérebro, e para o corpo. Assim, como os exercícios físicos atuam no sistema de recompensa, é uma ótima forma de fazer uma permuta. Trocar o baseado de maconha por uma atividade.

Precisa localizar clínicas urgentemente? Confira + de nossas 150 unidades

Quais as consequências do uso da maconha para quem não quer tratamento?

Prisões, desenvolvimento de comorbidades mentais como esquizofrenia e outros transtornos são as consequências do uso da maconha mais comuns! Por isso é imprescindível que o usuário faça o tratamento o quanto antes e não deixe a doença evoluir

Clínica Braços Abertos e Ache Aqui Clínicas

O Grupo Braços Abertos – Reabilitação Humana, é especializado no tratamento de dependentes químicos e alcoólatras.

Possuímos mais de 10 anos de experiência no segmento de recuperação humana.

Temos resultados comprovados com milhares de pacientes recuperados em todos os sentidos, sendo referência no combate e reabilitação da dependência química e alcoolismo.

Com uma organização especializada no direcionamento e auxílio para internações e tratamentos, auxiliamos familiares e pacientes.

Estamos presentes em várias cidades do Brasil, atendendo ao público masculino, feminino, idosos e adolescentes, com base no direcionamento em mudanças comportamentais, emocionais, espirituais e físicas.

Renan Rugolo Ré

Publicado por
Renan Rugolo Ré

Postagens recentes

O perigo da droga K9 e o caminho para a recuperação [guia rápido]

No universo das substâncias ilícitas, uma nova e perigosa ameaça tem emergido, conhecida nas ruas…

% dias atrás

Remédio natural para ansiedade: opções seguras e eficazes [GUIA]

Remédio natural para ansiedade: chás, alimentação, sucos e tecnicas simples que podem mudar seu estilo…

% dias atrás

Tudo sobre alcoolismo: o que você precisa saber em 5min de leitura

Tudo sobre alcoolismo: é doença? Tem CID? É genético? Saiba tudo neste GUIA completo do…

% dias atrás

Este Website usa cookies

Saiba mais