A dependência química gera impactos na vida pessoal, familiar e profissional dos usuários de drogas independente de licitude da substância. Perder o emprego, conturbar o ambiente familiar, não ter saúde e ficar sem credibilidade das pessoas próximas são características comuns a todos com diagnóstico.
Por isso, para poder mudar de vida é preciso aceitar o tratamento, conscientizar-se das perdas e das limitações que o indivíduo poderá ter se continuar mantendo o uso para posteriormente tratar-se. Com o Grupo Braços Abertos, nessa matéria sobre a dependência química, prejuízos e codependência você se intera sobre todas as armadilhas da adição
O que é dependência química?
Catalogada com CID próprio pela OMS é um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se manifestam após o uso compulsivo, obsessivo e sem controle de certa substância. O CID F19 “Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e ao abuso de substâncias psicoativas” é o mais utilizado por dependentes cruzados com diagnóstico.
Como saber se sou um dependente químico?
Primeiramente é preciso que o paciente tenha o diagnóstico de dependente químico por um médico, por um psiquiatra no caso. Contudo, normalmente pessoas que estão se envolvendo cada vez mais com a substância, acabam por relutar a consulta com um especialista e acham que conseguem sozinhas largar do vício.
Existe um dito popular, no meio das pessoas que trabalham com a recuperação que, a pessoa só se dá conta de que está dependente quando ela tenta não usar a substância mas acabam reincidindo no uso. Ou só procura ajuda quando comete algo grave, que traga-lhe muitos prejuízos. Confira algumas atitudes comuns entre os dependentes químicos e alcoólicos:
-
tenta parar de usar mas não consegue
-
perde a responsabilidade com os compromissos domésticos e profissionais
-
perde saúde e asseio
-
emagrece ou engorda demais
-
mente demais e perde a credibilidade com as pessoas
-
manipula as pessoas para manter o uso da substância
-
tem prejuízos na vida financeira
-
comete delitos para continuar usando
Quais são os impactos da dependência química na vida pessoal?
Como a dependência química é uma doença que evolui gradativamente, os prejuízos na vida pessoal são diversos e evoluem em conjunto com a doença. A pessoa começa a perder saúde física e mental, deixa de ter asseio próprio e promove o auto engano. As tarefas de casa ficam em segundo plano juntamente com a vida da pessoa.
Os impactos na vida pessoal e familiar são grandes porque o foco é o consumo da substância e os usuários de drogas perdem a afinidade com a família, transformando o ambiente familiar em um caos. Assim, na grande maioria das vezes, comprometem o lar com problemas financeiros. Afinal, por que sustentar uma casa se o recurso pode ser destinado para a próxima dose?
Como fica o ambiente familiar com um usuário de drogas?
Já os impactos na família em constante convivência com um usuário de drogas ou alcoolistas são devastadores. Muitos familiares convivem constantemente com a insegurança, o medo do indivíduo chegar em casa drogado, alterado e até mesmo agressivo ou irritado.
O dependente químico acredita veementemente que o consumo da droga não afeta ninguém dentro de casa. É comum ouvirmos relatos nas unidades “eu compro com o meu dinheiro e isso não é da conta de ninguém” mas infelizmente a pessoa não avalia a situação de outro ângulo, pois não há empatia. Assim a família acaba adoecendo com constante convívio do usuário alterado.
Codependência da família
Um transtorno emocional de dependência de um indivíduo. Nesse tipo de transtorno a pessoa que é codependente sofre inúmeros prejuízos emocionais e psicológicos de conviver com a situação e não consegue estabelecer uma conexão saudável com a outra pessoa. Exemplos de codependência emocional para facilitar o entendimento são:
-
Uma relação abusiva onde o marido maltrata a mulher e ela se vê incapaz de deixá-lo.
-
Uma pessoa é viciada em substância e a família ao invés de prover tratamento acredita que a pessoa conseguirá sozinha se recuperar ou que é apenas uma fase.
No caso da dependência de familiares de usuários de drogas é comum que o codependente atrapalhe o tratamento ou até mesmo seja uma barreira para o mesmo. Por isso é necessário que familiares de pacientes que estão internados em clínicas, também façam o tratamento para a codependência com um psicólogo ou um terapeuta.
Por que muitos dependentes químicos perdem o emprego quando a doença está evoluindo?
Os impactos na vida profissional da pessoa vão de demissões comuns até a justa causa. Os usuários crônicos aumentam as doses a ponto de faltarem de seus empregos por usarem muito no dia anterior ou por usarem a substância durante o expediente. No quesito comportamental a agressividade, irritabilidade, intolerância, atitudes irresponsáveis são comuns dos usuários durante o trabalho.
Clínica, cadeia e caixão: os resultados da adição
Na dependência química, os impactos na vida pessoal, familiar e profissional são altamente negativos. Perder o emprego, ficar sem dinheiro, comprometer a família, contrair outras doenças ou evoluir para um quadro de comorbidade, ainda são os prejuízos menos problemáticos.
Algumas pessoas acabam por utilizar da violência e envolvimento com o tráfico de drogas para a manutenção do uso. Sendo assim, muitos se vêem inseridos nos sistemas de reclusão em penitenciárias e cadeias. Para o uso de drogas só existem três soluções:
-
institucionalização em cadeias ou prisões
-
morte em decorrência de overdoses, de doenças oriundas do abuso de drogas ou álcool e assassinatos por conta da violência do tráfico
Grupo Braços Abertos e o tratamento para usuários de drogas e alcoólatras
Não é preciso chegar no fundo do poço para pedir ajuda. Os impactos da dependência química são terríveis na vida pessoal, profissional e familiar do indivíduo e quanto mais se espera para buscar ajuda, maiores os riscos para o usuário e consequentemente para quem convive.
Com uma plataforma confiável no encaminhamento e direcionamento do paciente alcoólico ou dependente químico, independentemente de gênero, para uma unidade confiável pode-se tratar da doença com maior efetividade. Com o Grupo Braços Abertos, temos as melhores clínicas de recuperação para dependentes e pacientes com comorbidades, oriundas do abuso. Saúde mental e tratamento especializado é o nosso lema.