Como fazer denúncia de clínica de recuperação?
As unidades de terapia intensiva no tratamento de pessoas adictas é um local importante para o dependente e para a família, mas como fazer denúncia de clínica de recuperação se a unidade for fajuta e não atender os requisitos necessários para o tratamento?
Antes de aprender a fazer uma denúncia anônima de uma unidade é preciso que a pessoa saiba o que uma unidade de tratamento de dependentes químicos deve ter como base dos pilares da recuperação. Assim, é possível avaliar e colocar na balança se haverá ou não a necessidade da denúncia.
Além do mais, como já citamos em diferentes artigos, é importante que a família visite a unidade antes de internar, mas em alguns casos de tratamento involuntário, nem sempre isso é possível e a família tem que se conformar com a institucionalização.
O que uma clínica de recuperação deve ter?
Toda instituição de recuperação deve ter um conjunto de profissionais e instalações que viabilizem o tratamento. Independentemente do tamanho da clínica, valor e atividades; o básico do tratamento para a drogadição deve ser disponibilizado de maneira a distanciar o paciente da droga e prover recuperação digna.
Profissionais dentro da Unidade
É importante que todas as unidades de tratamento tenham pelo menos: um médico conveniado, um psicólogo, equipe de enfermagem, equipe de monitoria, assistente social, nutricionista, equipe administrativa, grupos de apoio e grupos terapêuticos. Isso é básico e todas devem ter, se alguma unidade não possui um desses profissionais ela pode estar irregular.
Instalações da clínica
As instalações da unidade também devem ser observadas. Não pode haver superlotação e ao mesmo tempo deve atender o padrão de higiene pelas normativas da vigilância sanitária. Sempre arrumada e com higienização constante são os aspectos necessários de uma clínica legalizada.
Além do mais, é importante salientar que se uma unidade é relativamente grande, há a necessidade de alvará de bombeiros e extintores de incêndio instalados em pontos específicos. Esses são pontos chaves e servem de como fazer denúncia de clínica de recuperação
Aspectos do local
Toda clínica deve estar arrumada e estruturada. Limpa, pintada, organizada, com grama aparada, com uma cozinha industrial, com sala de reuniões e espaço para terapias ocupacionais e grupos de apoio. Todos esses cômodos são necessários para que seja promovida a recuperação básica do paciente internado.
Aspecto dos pacientes internados
Quer saber se uma clínica é boa? Então observe os pacientes que estão internados. Se na visita você percebeu que os pacientes tinham uma boa aparência e cuidados especiais, saiba que está no caminho certo.
Clínicas não confiáveis, saiba como denunciá-las
Agora que já se sabe o que uma clínica de recuperação deve ter para proporcionar terapia intensiva e de qualidade para o paciente, saiba que existem clínicas não confiáveis e que precisam de atenção antes de fazer o procedimento de queixa formal.
Como fazer denúncia de clínica de recuperação envolve um conjunto série de fatores e com certeza acarretará em medidas contra a unidade. Confira quais são os fatores que devem ser levados em consideração antes da queixa
Tratamento dos pacientes
Se o tratamento dos pacientes for ruim, seu aspecto dentro da unidade será negativo. Magros, com roupas rasgadas, com machucados, sinais de espancamento, sinais de maus-tratos. Além disso, normalmente pacientes neste estado são confinados nas unidades em sistema de cárcere privado, pois a unidade tem sua saída por conta da denúncia.
Aspecto da unidade
Caindo aos pedaços, com lotações, falta de higiene e mau cheiro, podem ser fatores decisivos para uma denuncia de instituições duvidosas. Por conta disso, se você visitou uma unidade, mesmo que não tenha internado o paciente, denuncie.
Relatos de ex-pacientes
Ex-pacientes são peças chaves para a denúncia de um local que faz a prática de maus tratos. Assim, se algum paciente é um conhecido, saiba que é valiosa a informação proveniente e pode ser uma peça chave para a denúncia.
Falta de profissionais
Como citado, a clínica precisa de profissionais capacitados para prover o recurso terapêutico, então é necessário que a pessoa que tem a intenção de internar um familiar adicto, pergunte sobre os profissionais. Se a unidade não tiver um psicólogo e for considerada clínica, pode realizar a denúncia que a unidade está irregular.
Como denunciar uma clínica de recuperação anonimamente
A melhor maneira de realizar uma denúncia quando for por conta da falta de higiene do local, é na Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária disponibiliza um cartão com os tópicos necessários para o preenchimento. Assim, os dados da pessoa que realizou a denúncia ficarão mantidos em sigilo e não serão divulgados.
Outra maneira de fazer a denúncia da instituição nas delegacias regionais através de boletins de ocorrência ou diretamente pelo portal digital do CRM do estado de São Paulo. Neste também é possível ter seus dados mantidos em sigilo.
A violação dos direitos humanos pode ser feita pelo telefone 0800 100 15 50 , pelo aplicativo móvel Direitos Humanos Brasil ou pelo e-mail ouvidoria@mdh.gov.br ; isto em situação de maus tratos e cárcere privado.
Grupo Braços Abertos e as unidades mais confiáveis
Por conta de fatores como estes que pesam contra as clínicas, nós do Grupo Braços Abertos temos as unidades mais confiáveis do mercado. Como o maior conglomerado de encaminhamento e direcionamento de pacientes do estado de São Paulo, sempre credenciamos as unidades que atendem todos os padrões estabelecidos pelos órgãos de fiscalização, o Febract.
Através deste filtro que nossa plataforma faz, é possível que a família fique tranquila quanto ao procedimento de internação. Assim, disponibilizamos clínicas e comunidades terapêuticas de confiança para a máxima recuperação do paciente.