Clínica de recuperação para dependentes químicos: entenda a sua importância

Clínica de recuperação para dependentes químicos

A clínica de recuperação para dependentes químicos tem um papel muito importante no tratamento da dependência química. Ela é o local mais adequado para que o dependente seja reabilitado.

E quando falamos de reabilitação, não se trata apenas de parar de usar drogas. A reabilitação é mais complexa que isso e pode ser demorada, dependendo de cada situação.

A grosso modo, a clínica de recuperação para dependentes químicos é um hospital do dependente. Mas não irá apenas tratar da saúde física.

Irá também cuidar da saúde mental e emocional do paciente que também é abalada pela doença. Falaremos mais disso logo adiante.

Sim, a dependência química é uma doença, literalmente. Não apenas um problema social. Muitos até pensam que seja um desvio de conduta, de caráter. Mas isso não é verdade.

Dependência química: uma doença complexa

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a dependência química e também o alcoolismo como transtornos mentais. Quando falamos de transtornos mentais, o assunto é um pouco mais complexo.

Geralmente os transtornos mentais não são diagnosticados através de exames específicos, como acontece com as demais doenças.

Atualmente os transtornos mentais são identificados com base na observação clínica de um conjunto de sinais e sintomas apresentados pelos pacientes em um determinado período.

Cada paciente é único e uma análise minuciosa deve ser feita pelo profissional da saúde na clínica de recuperação para dependentes químicos para então decidir qual o melhor tratamento para aquele paciente específico.

Além da dependência química ser um transtorno mental, ela também é uma doença primária. Isso significa que outras doenças podem surgir através dela. Um exemplo é a depressão.

Outros exemplos de doenças causadas pela dependência química são a desnutrição, insuficiência renal e hepática, enfisema pulmonar, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras…

A dependência química também atinge a família e pessoas próximas do paciente, seja direta ou indiretamente.

Por exemplo, uma mãe que tem um filho dependente químico sofre por vê-lo em tal situação. Isso quando o filho não se torna agressivo com ela e com os demais membros da família.

Clínica de recuperação para dependentes químicos: mais do que um hospital

Mostrada algumas das consequências que a dependência química traz ao indivíduo e a sua família, podemos ter uma noção de que o tratamento de fato não é algo simples.

Um hospital comum não tem a estrutura ideal para tratar de um dependente químico. Neste caso a alternativa correta é a clínica de recuperação para dependentes químicos.

A clínica de recuperação, além de possuir médicos que irão tratar da saúde física do paciente, também possui terapeutas que irão propor e acompanhar atividades recreativas com o intuito de ajudar na recuperação do paciente.

Outro detalhe que a clínica de recuperação possui, além de profissionais adequados para tratar dos dependentes químicos, é toda uma estrutura segura e confortável, contribuindo para que a reabilitação seja eficaz.

Pode-se dizer resumidamente que a clínica de recuperação para dependentes químicos ajuda o dependente químico a restaurar sua saúde física, mental e também o ajuda a viver novamente em harmonia com sua família e com a sociedade como um todo.

Se você tem problemas com a dependência química ou alcoolismo, entre contato conosco agora mesmo. Ficaremos muito felizes em poder ajudar!