Dependência Química

Clínica de recuperação em Sumaré

Clínica de recuperação em Sumaré

As comunidades terapêuticas são instituições que acolhem e prestam serviços de atenção a pacientes que normalmente são usuários de drogas e que não conseguem largar do vício sem internação, assim conheça a clínica de recuperação em Sumaré que vai mudar a sua vida.

O portal Gov.br em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) realizou uma postagem sobre as comunidades terapêuticas e a sua importância na sociedade em que vivemos. Quando o assunto é a dependência química, essas unidades fazem um trabalho recompensador e transformador, assim, até mesmo o SUS indica as clínicas para famílias que necessitam de apoio.

No mesmo portal, é possível ter o saber sobre a disponibilidade de vagas sociais (vagas em que o próprio estado banca o recurso terapêutico) para o tratamento de dependentes químicos. Em torno de 13 mil vagas foram disponibilizadas em 492 comunidades em fevereiro de 2021.

Conjuntamente, para pessoas que têm disponibilidade de recursos para investir em recuperação, realizar o procedimento de reabilitação sem a triagem do CAPS pode ser fundamental em casos mais graves de alguns usuários. Usuários de drogas que vivem em situação de rua podem ser internados pelos familiares diretamente nestas unidades involuntariamente.

Deste modo, a clínica de recuperação em Sumaré consegue auxiliar famílias no procedimento de remoção involuntário e com pronto atendimento médico diretamente em sua unidade. Os médicos psiquiatras e psicólogos conveniados facilitam e viabilizam a internação de pacientes que precisam de urgência.

Além do mais, outras unidades disponíveis no Ache Aqui Clínicas e Grupo Braços Abertos podem realizar o mesmo pronto atendimento quando o assunto é a internação. Entre em contato pelo telefone (11) 93744-7594 para saber mais.

Como é o tratamento nas unidades de recuperação em Sumaré

As unidades se diferenciam uma das outras por conta da oferta de tratamento, quanto mais atividades uma clínica possuir, mais eficaz o mesmo é, então como é o tratamento nas unidades de recuperação em Sumaré?

A clínica de recuperação em Sumaré, independentemente da unidade, possui um conjunto de atividades que facilitam o recurso terapêutico tanto para os familiares quanto para o usuário. Assim, suas instalações são aconchegantes e confortáveis, lembram chácaras e trazem paz e bem-estar.

Acolher o dependente químico vai muito além de apenas tê-lo em suas instalações, mas entender o que passa em sua cabeça para levá-lo ao consumo da droga. Em conjunto realizar o tratamento adequado com as tarefas que criem responsabilidade e ao mesmo tempo rotina.

As clínicas de recuperação em Sumaré, criam todo um conjunto de tarefas e rotina diária que prepare o paciente usuário de drogas para uma nova vida, livre da substância ao final do tratamento. Só assim, a reabilitação será efetiva. Confira o que faz parte do recurso terapêutico:

  1. Acompanhamento semanal com médico Psiquiatra

Passar com recorrência no médico psiquiatra para avaliar o quadro do dependente químico é importante para justamente acompanhar o decorrer do tratamento e dosar as medicações conforme a evolução individual do paciente.

  1. Acompanhamento semanal com Psicólogo

Colocar para fora os pensamentos e compreender as atitudes é necessário. Contudo a terapia cognitivo comportamental, visa auxiliar o paciente a administrar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Realizar o processo semanalmente ajuda exponencialmente no tratamento.

  1. Terapia Ocupacional

É o campo do conhecimento na saúde e educação na esfera social. A terapia ocupacional é orientada na emancipação e autonomia de pessoas que têm limitações por conta de fatores adversos. As drogas limitam as pessoas a não encontrarem prazer nas atividades, e a terapia ocupacional transforma essa questão.

  1. Laborterapia Diária

A responsabilidade com os afazeres é trabalhada a partir da laborterapia. Assim como na vida fora da instituição é necessário trabalhar, dentro da clínica de recuperação em Sumaré, o dependente de drogas irá aprender que para ter lazer é necessário cumprir com suas obrigações.

  1. Tratamento Medicamentoso

O tratamento medicamentoso facilita a adesão ao recurso terapêutico, já que ameniza as fissuras ou pensamentos relacionados ao uso compulsivo e obsessivo da substância. Assim todos os pacientes institucionalizados tomam medicamentos conforme o seu quadro de dependência e comorbidades.

  1. Educador Físico

O educador físico tem a proposta de ajudar no condicionamento físico do paciente. Com exercícios físicos, libera-se um conjunto de hormônios similares ao que as drogas estimulam, porém de maneira saudável. Auxiliando na saúde mental e consequentemente física.

  1. Grupos de Apoio

Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos são grupos de apoio que ajudam os dependentes químicos em processos de autoconhecimento sobre a adicção e consumo compulsivo de álcool e drogas. Estar com pessoas que têm um problema em comum auxilia a encarar a vida de maneira diferente.

  1. Reunião com a Assistente Social

A assistente social faz os trâmites entre o usuário de drogas e suas necessidades. É ela que faz a ponte com os familiares. Assim, as reuniões com a assistente social são importantes para a compreensão das necessidades do paciente e as condições da família.

  1. Reuniões de Alinhamento

A equipe da casa sempre cria reuniões de alinhamento, justamente para evitar intrigas e problemas no convívio dos pacientes. Deste modo, o alinhamento em conjunto com os psicólogos, gestores da unidade e médico acontecem com regularidade.

  1. Visitas

As visitas ajudam os pacientes a valorizarem a família. Como estão privados de liberdade e distantes dessas, aprendem a serem autônomos emocionalmente. Contudo as visitas o recompensam e criam valor mútuo entre ambas as partes.

Grupo Braços Abertos em Sumaré

 Agora que você já conhece sobre a clínica de recuperação em Sumaré, saiba que o tratamento de ponta é realizado tanto para pacientes alcoólatras quanto para usuários de drogas ilícitas. Além do mais, nossas unidades aceitam pacientes com comorbidades como a esquizofrenia e outros transtornos relacionados as drogas.

Grupo Braços abertos em Sumaré com o Ache Aqui Clínicas, fazem um tratamento de primeira para todos os envolvidos. Veja o seu ente querido se transformar de dentro para fora com o nosso recurso terapêutico. Entre em contato pelo site ou pelo telefone neste artigo e saiba mais. Além disso, todas as nossas unidades estão disponíveis para visita.

Renan Rugolo Ré

Publicado por
Renan Rugolo Ré

Postagens recentes

O perigo da droga K9 e o caminho para a recuperação [guia rápido]

No universo das substâncias ilícitas, uma nova e perigosa ameaça tem emergido, conhecida nas ruas…

% dias atrás

Remédio natural para ansiedade: opções seguras e eficazes [GUIA]

Remédio natural para ansiedade: chás, alimentação, sucos e tecnicas simples que podem mudar seu estilo…

% dias atrás

Tudo sobre alcoolismo: o que você precisa saber em 5min de leitura

Tudo sobre alcoolismo: é doença? Tem CID? É genético? Saiba tudo neste GUIA completo do…

% dias atrás

Este Website usa cookies

Saiba mais