As atividades recreativas realizadas na clínica de reabilitação têm um papel muito importante na recuperação do dependente químico e alcoólico.
Dependência química e alcoólica são doenças complexas que exigem um tratamento completo. Ou seja, não são doenças simples que são curadas apenas tomando um remédio ou remédios específicos.
A propósito, são doenças crônicas. O que significa que não possuem uma cura definida, assim como diabetes e hipertensão (pressão alta), doenças crônicas mais conhecidas popularmente.
Mas apesar de não possuírem cura, a dependência química e alcoolismo possuem tratamento adequado. E as atividades recreativas fazem parte deste tratamento.
Entre essas atividades recreativas podem citar algumas como a prática de esportes que além de ajudarem na saúde física também trabalham o lado psicológico e social que também são abalados pela dependência química.
A prática de esportes estimula a serotonina e dopamina, neurotransmissores no cérebro responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer, auxiliando na saúde mental de quem as pratica.
O lado social é trabalhado no esporte coletivo. Um dependente químico ou alcoólico tem sua vida social abalada pois o abuso de drogas ou álcool faz com que se afaste da sociedade.
Seja por preconceito por parte da sociedade, por vergonha por parte do dependente. Ou até mesmo a incapacidade física ou psicológica de estar envolto com as pessoas em geral como colegas de trabalho ou de estudos.