Informações

Anorexígenos é natural ou sintéticos

Os anorexígenos são inibidores de apetite e considerados medicamentos à base de anfetaminas, ou seja, ao se perguntar se anorexígenos é natural ou sintético, como são produzidos em laboratório, são sintéticos. Nós do Grupo Braços Abertos e conjunto com Ache Aqui Clínicas vamos demonstrar para você os riscos do consumo deste produto.

A matéria publicada pela Veja, demonstra o real problema desses medicamentos e seus riscos para a população. O STF derrubou uma lei que permitia a produção, comercialização e consumo de alguns medicamentos que auxiliam no processo de emagrecimento como mazindol, sibutramina, anfepramona e femproporex

Para a Anvisa, reguladora de medicamentos no país, os problemas no uso destas substâncias superam os benefícios, assim, a agência encaminhará um processo de vedação sobre a sua comercialização. Contudo, se são tão populares no país e vendem tanto, porque parar de produzi-las? Qual é o perigo?

A sibutramina foi primordialmente desenvolvida como um antidepressivo que atua no SNC em neurotransmissores específicos e provoca a sensação de saciedade. No caso da anfepramona, mazindol e femproporex são anfetamínicos sintéticos. Deste modo, estes três estimulam a atividade do SNC e impactam no comportamento do indivíduo de maneiras diferentes, mas de maneira prejudicial, assim como as drogas estimulantes.

Muitos que se perguntavam se anorexígenos é natural ou sintético, se surpreenderam a respeito dessas substâncias. Desde 2011, esses princípios já não eram utilizados amplamente antes do processo de veto da Anvisa, porém, apenas a sibutramina foi aprovada com utilização prescrita de até dois anos pelo paciente.

Fica comprovado pelo órgão regulador de vigilância sanitária que anfepramona, femproporex e sibutramina não apresentam eficácia ao longo prazo justamente porque os efeitos colaterais são terríveis, em especial a dependência farmacológica.( Fonte: Veja)

Saiba mais sobre os anorexígenos sintéticos

Será que o princípio ativo dos anorexígenos é natural ou sintético? Por conta dos resultados apresentados a pacientes que fizeram o uso dessa substância nós do Grupo Braços Abertos estamos respondendo esse dilema, então saiba mais sobre os anorexígenos sintéticos.

Substância sintética, criada em laboratório que estimula o SNC, é utilizada em forma de medicamentos que inibem o apetite, facilitando a vida de quem quer emagrecer. Sua ação é similar à cocaína, e seus efeitos colaterais são os mesmos. 

Anfetaminas, metanfetaminas e similares, que têm potência similar às drogas como cocaína e crack, cristal e meth. Assim, são utilizados no país em 60% das prescrições para auxiliar na depressão e perda de peso. Contudo, a onda de consumo deste tipo de princípio aumentou tanto que em 2008, cerca de 20 DDD/1.000 habitantes eram utilizados, uma febre de medicamentos que davam prazer, saciedade, perda de peso e consequentemente vício. (Fonte: Unicamp)

Crise de dependência química e medicamentosa em anorexígenos

Atualmente o Brasil sofre com diversos problemas como a crise de dependência química e medicamentosa em anorexígenos. Somos o segundo país que mais consome cocaína potente e barata no mundo, atrás apenas dos EUA. Além disso, somos o maior consumidor de crack do mundo, o que faz com que milhões tenham altas taxas de dependência da droga.

Uma pesquisa publicada no portal do Gov.br pelo IBGE, aponta que dos 108 mil domicílios entrevistados por pesquisadores, uma em cada 4 pessoas de 18 anos ou mais, é obesa. Somando um total de 41 milhões de pessoas estatisticamente. 

Contudo, não é medicar a população para que se deixe de comer por ansiedade que irá erradicar o problema. Assim como nas drogas, se não for tratada a raiz do problema, é só uma questão de tempo para que se volte a consumir a substância de escolha. O brasileiro está tendo cada vez menos tempo para ter lazer se quiser sobreviver, além de ter o custo de uma alimentação de boa qualidade elevado em comparação com os fast-food.

Não há dúvidas que a incidência de obesidade é algo complicado, ainda mais que geram outras doenças perigosas como infarto, diabetes, pressão alta, triglicérides e colesterol. Porém a medicina dispõe de outros recursos mais seguros para o tratamento, que geram menos complexo de dependência medicamentosa.

Independentemente se anorexígenos é natural ou sintético, criar um estilo de vida saudável para é infinitamente melhor para viabilizar saúde e evitar tratamento medicamentoso para sobrepeso. Além disso, o país precisa apresentar melhorias em diversos setores para amparar a saúde mental do brasileiro, que infelizmente em 2021 está péssima. 

  • Medicamentos que tem efeitos parecidos, mas agem diferentemente dos anorexígenos são o orlistate, liraglutida e semaglutida. Conheça mais sobre esses medicamentos clicando em seus nomes para mais informações. Se você está em tratamento medicamentoso, converse com o seu médico e discuta se vale a pena trocar o princípio ativo que você utiliza para um dos citados.

Grupo Braços Abertos a respeito dos anorexígenos sintéticos

Apartadamente se anorexígenos é natural ou sintético, conhecer essa classe de medicamentos e evitá-los é importante para evitar a dependência medicamentosa. O Grupo Braços Abertos a respeito dos anorexígenos sintéticos, propõe aos nossos leitores uma reflexão sobre o consumo dessa classe de produtos com este princípio ativo.

Como somos uma das plataformas que mais ajuda famílias a viabilizarem e facilitarem o processo de encaminhamento e direcionamento de pacientes dependentes químicos seja por álcool e narcóticos. Assim, não gostaríamos que aumentasse a quantidade de pacientes com dependência, ainda mais medicamentosa. 

Portanto, incitamos nossos leitores a conversarem com um médico para reavaliar os medicamentos que estão sendo consumidos, e se há alternativas mais atraentes para que se tenha um recurso terapêutico mais eficiente e com menos efeitos colaterais.

Para matar a curiosidade de nossos leitores seguem exemplos de medicamentos que utilizam das anfetaminas como princípios: Dualid S; Hipofagin S; Inibex; Moderine; Desobesi-M; Lipomax AP; Inobesin; Dasten; Fagolipo; Absten-Plus; Diazinil; Dobesix; Pervitin e Ritalina.

Renan Rugolo Ré

Publicado por
Renan Rugolo Ré

Postagens recentes

O perigo da droga K9 e o caminho para a recuperação [guia rápido]

No universo das substâncias ilícitas, uma nova e perigosa ameaça tem emergido, conhecida nas ruas…

% dias atrás

Remédio natural para ansiedade: opções seguras e eficazes [GUIA]

Remédio natural para ansiedade: chás, alimentação, sucos e tecnicas simples que podem mudar seu estilo…

% dias atrás

Tudo sobre alcoolismo: o que você precisa saber em 5min de leitura

Tudo sobre alcoolismo: é doença? Tem CID? É genético? Saiba tudo neste GUIA completo do…

% dias atrás

Este Website usa cookies

Saiba mais