Acidentes em decorrência do uso de álcool
Em torno de 1000 pessoas no Brasil perdem suas vidas, todos os anos, por conta de dirigir embriagados, assim, os acidentes em decorrência do uso de álcool são um problema sério no país. Devido à fatores como esses, o Grupo Braços Abertos em parceria com o Ache Aqui Clínicas disponibiliza para você essa matéria sobre os perigos de dirigir sob o efeito de álcool e os acidentes domésticos.
Um artigo publicado pela Agência Brasil sobre dirigir alcoolizado apresentou dados absurdos sobre as taxas de acidentes no país, mesmo com a lei seca. A coleta desses dados foi realizada pelo programa Respeito à Vida do Estado de São Paulo. Deste modo, o número de mortes causadas por acidentes entre os períodos de janeiro de 2019 a julho de 2020 foram 551, entre os 5150 acidentes com vítimas registrados.
Se vivemos em um país com lei seca, onde dirigir sob efeito do álcool pode acarretar em perda de CNH e até mesmo prisão, como pode em torno de 10% dos acidentes registrados serem em função da direção sob efeito álcool? A conta não está fechando, não é mesmo?
Se a taxa de mortalidade no trânsito é de 3% então, dirigir sob o efeito de álcool aumenta em 3X mais esse percentual. O levantamento abrange os acidentes registrados pela PM com infrações dos artigos 306 e 307 do CTB, onde pessoas dirigem sob efeito do álcool e se recusam a fazer teste de bafômetro.
Passar do ponto na bebida; não ter se programado para beber; ou por motivo do alcoolismo, carro e direção não tem vez. Escolher ser imprudente pode custar a vida, então evitar de beber é necessário. Contudo, pessoas que são alcoólatras têm uma dificuldade em evitar o consumo de bebida.
Segundo o Hospital Albert Einstein, o alcoolismo é uma vontade incontrolável de consumir bebidas alcoólicas, com falta de controle na ingestão de modo obsessivo e compulsivo. Assim, indivíduos com essa característica, fazem o consumo de maneira a acarretar prejuízos físicos e psicológicos.
Pessoas que sofrem do alcoolismo são capazes de causar acidentes em decorrência do uso de álcool não apenas no trânsito, mas em casa ou locais públicos. Podendo colocar a vida de outra pessoa em risco. Além disso, os alcoólatras têm a chance de se cuidar, e escolher uma clínica de recuperação por meio do Grupo Braços Abertos. Entre em contato pelo WhatsApp (11) 93744-7594.
Lei seca surge por conta dos acidentes de trânsito em decorrência do abuso de álcool
Com cada vez mais mortes no país devido ao álcool e volante, a lei seca surge por conta dos acidentes de trânsito em decorrência do abuso de álcool e direção.
A lei n° 11.705 de 19 de junho de 2008, foi criada e implementada para auxiliar na diminuição de acidentes de trânsitos. Diminuir e punir com severidade os condutores que consumissem álcool antes de dirigir é a base das estruturas desta lei. Antes disso, era permitido consumir até 6 decigramas por litro de sangue de bebidas alcoólicas, algo em torno de dois copos médios de cerveja.
Atualmente, visando reduzir o consumo e os acidentes em decorrência do uso de álcool, a tolerância é de 0,05 mg/L. A matéria de Érica Caetano sob a lei seca no Mundo Educação UOL demonstra que há nove anos em vigor, a lei cada vez mais foi se tornando rígida, e a atualização dos valores das multas são um alerta.
Os valores de R$2934,70 com o carro e a carteira apreendidos, são os resultados de dirigir sob o efeito de álcool de até 0,3 mg/L. Acima desta quantidade o motorista pode ser preso e permanecer de 6 à 1 ano de prisão.
Alcoolismo e acidentes em casa
Com a pandemia do novo coronavírus as casualidades em lares domésticos por conta do álcool em gel cresceu consideravelmente, porém, o alcoolismo e acidentes em casa é um sinal de alerta. A pessoa alcoólatra tem grandes chances de provocar acidentes em casa.
Os acidentes em decorrência do álcool não se prendem ao trânsito especificamente, pessoas perdem suas vidas em virtude disso e podem morrer em casa. O alcoolismo transforma o ambiente familiar em um inferno, principalmente pelo desfalque do orçamento doméstico e direcionamento dos recursos para as bebidas alcoólicas, além da violência doméstica que pode ocorrer.
A CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) salientou que o alcoolismo, em lares domésticos, é um motor comum para a violência praticada e feminicídio. Conjuntamente os acidentes em casa em decorrência de indivíduos embriagados pode levar uma família inteira à sarjeta.
O risco de incêndio por conta de indivíduos embriagados é elevado, sejam eles culposos ou dolosos. Como exemplo: um homem chega bêbado e incendeia a casa de uma família na Rua Rotterdan, no Vita Vieira, em Campo Grande. As viaturas conseguiram chegar em conjunto com os bombeiros, mas a casa pegou fogo rapidamente e tudo foi perdido. A matéria foi publicada no Campo Grande News sobre o incendiário alcoolizado.
Outra eventualidade ocorreu em Minas quando um homem voltou da rua embriagado e pôs fogo na sua própria casa. Seus familiares estavam dormindo e tiveram que sair às pressas, o indivíduo de 39 anos foi preso.
Recuperação do Alcoolismo é no Grupo Braços Abertos
Saber que a lei seca surgiu por conta dos acidentes de trânsito em decorrência do abuso de álcool, e que o alcoolismo também acarreta problemas sérios de violência e acidentes em casa, só demonstra os verdadeiros perigos desta substância. Além disso, se você sofre com esse dilema saiba que a recuperação do alcoolismo é no Grupo Braços Abertos.
Aqui você trata da mente e do corpo. Com o tratamento farmacológico recorrente, as fissuras da substância se amenizam. Concomitantemente a adesão ao recurso terapêutico acontece naturalmente. Além do mais, as terapias ocupacionais e a psicoterapia ajudam a tratar da parte cognitiva e dos gatilhos que incitam o consumo de álcool. Visite uma unidade ou entre em contato pelo site, cuide de você. Se você é familiar de um dependente e está pensando em recuperação, entre em contato conosco.