Dependência Química

5 Passos para Abandonar o vício em drogas

Sabemos que as substâncias psicoativas são perigosas, e que pessoas dependentes químicas sofrem com a doença e trazem dor para o âmbito familiar, mas saiba que existem 5 passos para abandonar o vício de drogas de maneira efetiva.

Em torno de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo em 2020. Destes, uma média superior a 10% sofrem com os transtornos associados ao uso de substâncias psicoativas, mais exatamente 36 milhões de pessoas. Os dados foram fornecidos pelo escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O relatório apresentado, informa que a potência da cannabis aumentou em torno de 4 vezes e o tráfico de drogas pesadas como o crack e a cocaína, estão criando formas mais baratas de transportar a substância para qualquer lugar do mundo. Além do mais, o Brasil possui a cocaína mais barata do globo, chegando a ser mais em conta que algumas marcas famosas de cigarro. O mercado do pó está ficando cada vez mais rico, por conta da taxa de consumo ter aumentado drasticamente.

Além da coca, o crack também está devastando a saúde mental dos brasileiros. Uma droga devastadora, poderosa e que ao mesmo tempo, cria uma série de problemas em todas as esferas sociais. As pessoas que utilizam crack, se não tratadas rapidamente, podem chegar a abandonar seus lares, e viverem à mercê nas ruas.

Essas estatísticas são necessárias para que saibamos o real problema das drogas na sociedade. Com mais consciência sobre os dilemas das substâncias psicoativas, fica fácil realizar um trabalho preventivo, como o governo federal faz árduamente.

Mas, com toda essa ciência sobre os problemas que as drogas causam, muitos ainda acabam por cair na tentação, então como largar de forma eficaz o vício das substâncias psicoativas? O Ache Aqui Clínicas em conjunto com o Grupo Braços Abertos trazem os 5 passos para abandonar o vício de drogas. Caso os 4 primeiros não funcionem, recorra imediatamente ao 5° passo.

5 passos que o ajudarão a abandonar o uso drogas

A pessoa só percebe que está dependente de algo quando quer largar da substância em decorrência dos problemas que a mesma causa, mas não consegue. Por conta disso, nós vamos apresentar os 5 passos que o ajudarão a abandonar o uso de drogas e álcool.

  1. Alimente com recorrência o pensamento que você quer parar de usar

Primeiramente, para abandonar o vício nas drogas, há uma necessidade de alimentar com recorrência o pensamento de que se quer parar de usar as substâncias. Essa, é a estrutura básica do pilar de recuperação. Manter esse pensamento aceso, mesmo em episódios onde há fissura da substância, ajuda consideravelmente no trabalho do foco.

  1. Afaste-se de lugares, pessoas e hábitos que remetem ao uso

Diferentemente de muitos artigos onde esses itens estão separados, acreditamos que como parte dos 5 passos para abandonar o vício de drogas, esse item deve ser unificado. Afastar-se de lugares, pessoas e hábitos que instiguem ao uso da droga é primordial para manter o foco de que você quer parar de usar.

É difícil esse passo, justamente porque pessoas que têm dependência química, tendem a sempre pensar em prol da manutenção do uso. Mas se você manter o primeiro pensamento ativo, automaticamente deixará de frequentar lugares que são gatilhos e se afastará de pessoas que também usam. Com o tempo, haverá uma mudança gradual de hábitos.

  1. Crie um cartão de enfrentamento

Você já colocou no papel suas fraquezas? Ou até mesmo como a sua vida está indo com o uso de drogas e bebidas alcoólicas? Então crie um cartão de enfrentamento. Dobre uma folha de papel ao meio e coloque em uma parte como é a sua vida sem uso de drogas ou álcool e na outra metade como está a sua vida com o uso.

  1. Familiares e médicos

Independentemente se está dando certo ou não os passos acima, o 4° passo é muito importante. Justamente porque você vai abrir o jogo para pessoas que você confia. Mas tenha em mente uma coisa: tem que falar para uma pessoa que não vai julgar negativamente. Mas para alguém que estenda a mão.

Falar sobre a dependência química para alguém que possa ser um ombro amigo e que distribua conselhos positivos é imprescindível. Assim você põe para fora o mal estar proveniente de guardar esse segredo. Falar já ajuda em 50% no alívio do mal estar da doença. Além do mais, recorrer a um médico para auxiliar no recurso medicamentoso, é fundamental. Com os medicamentos certos, você pode sentir menos ansiedade e consequentemente fissura. O que faz a chances de você recair caírem progressivamente.

  1. Tratamento dentro de uma clínica de recuperação

Agora, se você praticou todos os passos e está caindo na tentação usando com recorrência, é melhor que você busque tratamento dentro de uma unidade de recuperação. Sejam hospitais psiquiátricos, clínicas ou até mesmo comunidades terapêuticas.

Por que as clínicas são úteis no processo de abandonar o vício de drogas?

Não desista só porque você usou a substância psicoativa e fracassou, isso significa que você está cronicamente doente. Segundo a OMS, a dependência química é uma doença progressiva, incurável e fatal, então saiba o porque as clínicas são úteis no processo de abandonar o vício de drogas, em especial os usuários de cocaína, crack e álcool.

Não se preocupe se você falhou nos 4 dos 5 passos para abandonar o vício de drogas, porque neste último você não conseguirá falhar. Internado em uma clínica não será capaz de usar a substância de escolha, não haverá proximidade com pessoas que usam, e nem irá frequentar lugares que incitem os hábitos de consumo das mesmas.

Nas clínicas há uma chance de mudança de atitudes e pensamentos pertinentes aos narcóticos de modo transformador. Agora o foco será na sua recuperação e desta forma, quais serão os mecanismos que você irá criar para que as drogas não dominem o pensamento? Só dependerá de você essa resposta.

Ache Aqui Clínicas e Grupo Braços Abertos disponibilizam assistência 24 horas, 7 dias por semana para o contato com nossos agentes. Caso você ou seu familiar seja um dependente alcoólico ou químico crônico, entre em contato conosco pelo telefone (11) 93744-7594 e realize a internação. Temos resgate 24 horas para o tratamento involuntário.

Grupo Braços Abertos

Publicado por
Grupo Braços Abertos

Postagens recentes

O perigo da droga K9 e o caminho para a recuperação [guia rápido]

No universo das substâncias ilícitas, uma nova e perigosa ameaça tem emergido, conhecida nas ruas…

% dias atrás

Remédio natural para ansiedade: opções seguras e eficazes [GUIA]

Remédio natural para ansiedade: chás, alimentação, sucos e tecnicas simples que podem mudar seu estilo…

% dias atrás

Tudo sobre alcoolismo: o que você precisa saber em 5min de leitura

Tudo sobre alcoolismo: é doença? Tem CID? É genético? Saiba tudo neste GUIA completo do…

% dias atrás

Este Website usa cookies

Saiba mais